Home / Artigos / IaaS, PaaS e SaaS são serviços diferentes na cloud computing

IaaS, PaaS e SaaS são serviços diferentes na cloud computing

Saiba qual a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS

IaaS, PaaS e SaaS são as três tipos de serviços de nuvem de Cloud Computing.

Essas formas representam maneiras diferentes, ocasionadas pela transformação digital, de como os softwares são oferecidos nos dias de hoje.

Tecnocomp data com IaaS, PaaS e SaaS

Já não há mais a necessidade de grandes data centers, agora, os usuários pagam mensal ou anualmente, utilizando os softwares na nuvem.

Leia também:

CenturyLink implanta data center no Rio de Janeiro

Gerenciamento florestal fazemos bem e vamos melhorar

 

As tecnologias IaaS, PaaS e SaaS hospedam-se na nuvem

A utilização de software como serviço de computação em nuvem, como acontece por exemplo, com ERP SAP, diminui o custo de aquisição e aumenta a rentabilidade da empresa.

Ao contratar um sistema de gestão empresarial na nuvem, a empresa pode personalizar os serviços contratados de acordo com a sua necessidade, sem fazer um investimento exorbitante em um sistema que é pouco usual para o negócio.

Se você está pensando em migração de arquitetura On Premisse para Cloud, é fundamental conhecer as diferenças entre essas três categorias.

SaaS

 

A sigla SaaS advém do inglês “software as a Service”, em português, “software como serviço”.

Atualmente, existem diversos softwares de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem, que são exemplos de SaaS, como o próprio Google.

O SaaS é utilizado quando há necessidade de acesso remoto ou móvel em empresas que utilizam editores de documentos e e-mails, por exemplo.

IaaS

 

Neste modelo de serviço, que significa  infraestrutura como serviço, o data center local é trocado para serviços online, na nuvem.

O IaaS possui outras três subcategorias: A nuvem pública – em que toda a informação pode ser compartilhada e gerenciada de forma segura pelo provedor de serviços, nuvem privada.

A infraestrutura em nuvem é usada apenas pela organização, apesar do ambiente físico poder ser de terceiros, e por último, a nuvem híbrida que utiliza características das duas versões conforme necessidade da empresa.

PaaS

 

No PaaS, plataforma como serviço, o provedor oferece acesso à nuvem e a empresa constrói  e pode utilizar ferramentas pré-montadas para personalizar  e testar seus próprios aplicativos.

A empresa não precisa se preocupar com infraestrutura da plataforma, apenas com o desenvolvimento e gerenciamento de aplicativos.

A computação em nuvem oferece economia, praticidade e acessibilidade de informações em diversos dispositivos.  Procure por uma empresa de tecnologia e serviços para saber mais sobre  data center migration e Cloud Services.

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*