Home / Apps / Como usar os 03 aplicativos Denatran de forma fácil

Como usar os 03 aplicativos Denatran de forma fácil

Como usar os 03 aplicativos Denatran

Conheça os aplicativos do Denatran que facilitam a vida do motorista brasileiro

aplicativos Denatran

Conheça os 03 aplicativos Denatran que foram desenvildos para facilitar a vida do motorista brasileiro.

Leia também:

– Ford Ranger 2020 virá com leitor de sinais de trânsito

– Status de Trânsito em Tempo Real aproximam Mercedes e Here

– Ford demonstra que Big Data ajudará trânsito no futuro

Você sabia que pode ter todos os documentos de porte obrigatório de trânsito armazenados no seu celular? Ou que é possível se cadastrar em um aplicativo que dá 40% de desconto em multas pagas com antecipação? Na semana de trânsito, saiba mais sobre os aplicativos desenvolvidos pelo Serpro para o Denatran que facilitam o dia a dia de milhões de motoristas em todo país.

Sobre a CNH Digital

Todos os motoristas brasileiros que possuem a CNH emitida após maio de 2017 têm a opção de utilizar a versão digital do documento. Isso porque, a partir dessa data, a carteira passou a vir com um QR Code. Com ele, o motorista, após baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), pode autenticar a CNH digital, solução que já possui mais de 3 milhões e 300 mil usuários em todo o país. O documento digital tem fé pública e funciona como identidade. Pode ser apresentado, por exemplo, em órgãos públicos ou para embarque em voos aéreos. A CDT é encontrada gratuitamente na Appstore e Google Play.

A Carteira Digital de Trânsito também traz a opção de autenticação do CRLV digital. Uma funcionalidade interessante da solução é permitir o compartilhamento do documento veicular digital com até cinco pessoas, o que é muito útil nos casos de famílias que dividem um mesmo veículo. O CRLV está sendo adotado gradativamente no país e já está disponível para os estados do Ceará, Roraima, Goiás, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Maranhão, Amapá, Amazonas, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Alagoas, Paraná, Acre, Espírito Santo e Distrito Federal.

APPs para multas

E quanto às multas? Não há muito a fazer em relação às autuações já ocorridas. No entanto, existe a possibilidade de um desconto de 40% nas próximas infrações. Basta o motorista baixar o SNE, ou Sistema de Notificação Eletrônica, se cadastrar e passar a receber as notificações e os boletos de forma eletrônica. A economia com despesas postais e processuais permite um desconto significativo no pagamento das multas. Pessoas jurídicas com certificado digital também podem utilizar a tecnologia. Um detalhe: se você, por qualquer motivo, não for o motorista habitual de um veículo registrado em seu nome, é possível indicar o principal condutor no Portal de Serviços do Denatran.

Confira o Passo a Passo dos 3 aplicativos Denatran

CNH Digital

1. Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT);
2. Faça o cadastramento no aplicativo;
3. Ative o cadastro clicando no link “ativar”, recebido por e-mail;
4. Faça login no aplicativo e clique em “adicionar documento”, que será a CNH Digital.
5. Depois, escolha entre as opções: “pelo celular”, “com certificado digital” e “sem certificado” (comparecimento ao Detran).
6. Se a opção for “pelo celular”, use o celular para ler o QR Code e depois faça a “prova de vida”, um movimento físico, lido pela câmera do telefone.
7. Confirme a validação e informe o número de telefone celular.

CRLV Digital

1. Pague a GRT e seguro DPVAT referentes ao licenciamento anual 2019.
2. Baixe o aplicativo CDT, disponível no Google Play e na App Store.
3. Insira seu CPF.
4. Preencha o formulário, com nome completo, data de nascimento e endereço de e-mail. Crie uma senha.
5. O sistema mandará um link de ativação para o seu e-mail; siga-o.
6. Entre no aplicativo com seu CPF e a senha.
7. Clique no botão ‘+’.
8. Clique em ‘Incluir CRLV digital’.
9. Insira o número do Renavam.
10. Insira o código de segurança do CRV, o documento de compra e venda do veículo – não confundir com o CRLV.

SNE

1. O primeiro passo é ir à página do Sistema de Notificação Eletrônica ou baixar o aplicativo SNE nas lojas Play Store ou App Store.
2. Em seguida, basta clicar em “Cadastro” e fornecer seu dados pessoais (CPF, nome, email e data de nascimento), criando também uma senha.
3. A próxima etapa é a ativação do cadastro, que é feita a partir de um link enviado ao email indicado anteriormente.
4. Em seguida, o motorista deve registrar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para se tornar ativo no sistema. Basta preencher o número do documento e o código de segurança.

Os cidadãos que não possuem carteira de habilitação, mas que possuem veículos registrados em seu nome, podem utilizar o número do Renavam do seu veículo e o Código de Segurança do CRV (Certificado de Registro de Veículo, mais conhecido com DUT).

Campanha Nacional de Trânsito

O país inteiro está mobilizado para a Semana Nacional de Trânsito 2019, comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de promover um trânsito mais seguro e, principalmente, conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres na prevenção de acidentes.

Previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o evento está sendo promovido pelo Ministério da Infraestrutura e o Denatran e será celebrado com ações integradas pela sociedade, instituições públicas e privadas, associações e organizações não governamentais e por todos os órgãos de trânsito, federais, estaduais, distritais e municipais.

Com o mote “no trânsito, dê sentido à vida”, as mensagens visam a promover a reflexão da sociedade para uma mudança de postura. São situações que ilustram a atenção e os cuidados que pedestres, ciclistas e motoristas devem ter na preservação da vida e no respeito às regras de trânsito.

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*