Integrador especializado em Cloud Computing apresenta o Phone2go, oferta que combina a telefonia fixa e a móvel em um ramal único, plenamente acessível via Internet e com recursos de colaboração; solução de “One Number Service” integra telefone fixo, smartphone, tablet e PC em um só número telefônico, é bilhetada por ponto de acesso e evita investimentos em infraestrutura de TIC
A Go2neXt, primeira empresa brasileira de integração e construção de ambientes de computação em nuvem, anuncia o lançamento do Phone2go. Esta solução de “One Number Service” põe fim às barreiras entre as redes telefônicas fixas e móveis, permitindo que o telefone móvel tenha a comodidade de uso do telefone fixo. “Com o Phone2go, o usuário pode sair de sua mesa de trabalho e levar com ele, para onde quer que vá, todos os recursos de voz com que estava acostumado”, detalha Paulo Pichini, CEO & President da Go2neXt. Isso é feito por meio de um ramal virtual para onde convergem todas as ligações, garantindo a disponibilidade total do usuário, em qualquer horário ou local. Esse único número pode ser acessado a partir de telefones IP, smartphones (IOS ou Android), tablets ou até mesmo do PC do usuário. “Com o Phone2go, o usuário pode receber chamadas em seu ramal em qualquer lugar do mundo; ele poderá, também, realizar chamadas a partir de qualquer posição geográfica como se estivesse usando o telefone fixo de sua mesa de trabalho”, explica Pichini. Se o profissional estiver em um evento em Nova York e seu escritório for em São Paulo, o serviço Phone2go permitirá que, mesmo estando nos EUA, o executivo realize ligações para outros números em São Paulo como se estivesse fazendo uma chamada local.
Isso acontece porque, dentro da estrutura telefônica de uma corporação, o Phone2go atua como um ramal de fato, permitindo que o usuário conecte-se a outros ramais sem ter de usar o telefone fixo. “Como toda a comunicação acontece por meio da Internet, na nuvem, as chamadas entre os ramais cadastrados na aplicação têm custo zero”, diz Pichini.
O Phone2go, uma das primeiras aplicações de One Number Service do mercado brasileiro a usar plenamente os recursos de colaboração, destaca-se pelo recurso de “presença”. Trata-se de uma tela única, visualizada no dispositivo de acesso do usuário, por meio da qual todos os usuários corporativos conectados pelo Phone2go conseguem saber quem está ativo (presente) na rede. “A partir daí, fica fácil chamar os interlocutores para colaborar de forma instantânea, usando todos os recursos de integração de meios de comunicação, SMS, voz, e-mail, videoconferência, planilhas, apresentações, textos, etc.”, ensina Pichini.
A tecnologia que está por baixo do Phone2go é o OpenScape, da Unify. A infraestrutura de TIC que suporta o Phone2go é provida pela Tesa Telecom.
Phone2go é bilhetada em modelo de nuvem
Uma solução que nasceu na nuvem, o Phone2go é bilhetado de forma pontual, de modo a evitar pesados investimentos em infraestrutura de TIC. A solução segue o modelo de cloud, em que a bilhetagem é feita por utilização mensal – ramais não utilizados não serão bilhetados. O custo final é por ramal x quantidade de serviços/recursos configurados em cada ramal.
“O Phone2go é uma solução extremamente inovadora de tráfego de voz na nuvem”, destaca o CEO & President da Go2next. “Nossa expertise em nuvem pública nos permitiu construir uma oferta única, que torna real a tendência de que os dispositivos móveis irão substituir os fixos sem perder nenhuma funcionalidade”. A solução vai ao encontro dos desafios vividos por profissionais que precisam ter acesso full a ligações de voz, independentemente de estarem dentro ou fora do escritório. Executivos em viagem, profissionais liberais, responsáveis por suporte técnico e vendedores são exemplos de usuários potenciais desta solução. “Em todos os casos, o profissional pode iniciar a call no telefone móvel e depois continuar no fixo ou vice-versa: a flexibilidade da solução garante a continuidade da chamada independentemente de onde for atendida”.
Collaboration as a Service (CaaS) está no cerne da nova solução
Segundo Pichini, uma solução como a Phone2go vai muito além do que a telefonia fixa oferece hoje. “Com esta plataforma conseguimos trazer para o usuário todos os recursos da telefonia móvel e mais: graças à colaboração, torna-se fácil descobrir quem está conectado à rede e o status (disponibilidade) desta pessoa. Isso é possível graças ao conceito de “presença”, recurso plenamente implementado no Phone2go”. Com isso, ao entrar na interface da aplicação Phone2go, o usuário é imediatamente informado sobre os colegas que também estão conectados à rede. Além de acusar a presença da pessoa na rede de voz, a aplicação dá diferentes status para essa pessoa. Esse status é sinalizado por um ícone que indica se o interlocutor está em reunião, está no meio de uma call, etc. “Tudo isso faz o Phone2go ser uma das primeiras soluções do mercado global a explorar em profundidade o CaaS (Collaboration as a Service), a colaboração na nuvem”, diz Pichini.
Outra vantagem desta nova solução sobre a rede fixa tradicional é a possibilidade de realizar conferências, inclusive em vídeo. “O fato do Phone2go ser uma plataforma IP que roda sob a Internet amplia o alcance geográfico desta solução, a custos baixíssimos, com grande riqueza de serviços de valor agregado”, explica Pichini. “Quem quiser usar a rede fixa só precisa de um telefone IP ligado via cabo à Internet; quem estiver em campo, pode usufruir de todos os recursos da solução por meio de uma conexão Wi-Fi com qualidade de voz HD e total segurança”. Há, também, a possibilidade do usuário móvel trabalhar com redes 3G. O Phone2go destaca-se, ainda, por suportar o roteamento de messaging (texto) entre os diversos ramais.
Phone2go usa computação em nuvem para realizar chamadas de voz
Para Pichini, o Phone2go traz para o usuário todas as características e vantagens da Telefonia IP aliadas à elasticidade, flexibilidade e estratificação que caracteriza o Cloud Computing. “O Phone2go é uma aplicação que nasceu na nuvem e explora em profundidade todo o valor que esse ambiente oferece”, enfatiza. “Chama a atenção, em especial, a forma como essa solução extrai valor imediato e tangível das tecnologias de colaboração, algo que já está disponível mas ainda é pouco conhecido e explorado”. Outra vantagem desta oferta é que, com ela, a corporação usuária não precisa investir em infraestrutura de comunicação para usufruir dos resultados que o Phone2go oferece – ou seja, a corporação não precisa adquirir um PABX. “Tudo é contratado e bilhetado de forma pontual, de acordo com o número de usuários desta solução”, ressalta Pichini.
Uma oferta como essa atesta o grau de inovação que a Go2neXt traz para o mercado. “Nosso perfil de Cloud Broker é reforçado por soluções como o Phone2go, que só pode ser desenhado por quem conhece muito bem a computação em nuvem e as demandas de TIC – neste caso, voz – das corporações”.
A Go2neXt criou a oferta Phone2go adicionando seus serviços e o próprio conceito da solução à tecnologia da Unify e à infraestrutura de TIC da Tesa Telecom. “A plataforma OpenScape, da Unify, é a que provê os serviços de colaboração, workflow e segurança da solução Phone2go ”, detalha Ronnei Nunes, Solutions Architect da Go2neXt. Trata-se de uma plataforma madura, que leva para a nuvem todos os recursos da Telefonia IP associados às vantagens do “single number”.
Go2neXt customiza solução para regras de negócios do cliente
A partir desta infraestrutura, o time Go2neXt desenvolve e implementa um cardápio customizado com as regras de negócio, de acesso e de segurança específicas do Phone2go de cada empresa. Extremamente flexível, a solução chega a determinar, por exemplo, quantas vezes o ramal virtual deve tocar no dispositivo fixo antes da chamada ser encaminhada ao telefone móvel do usuário. “Um dos diferenciais da solução é que o recurso Auto-Pilot – tecnologia de colaboração que roteia a ligação para todos os dispositivos do usuário – é totalmente gratuito”. É o oposto do que ocorre com ofertas One Number Service on premise. Isso acontece porque a infraestrutura da solução (incluindo o telefone fixo) é IP. “Somente quando se liga do ramal virtual para um número público a chamada terá custo”, explica Nunes.
A infraestrutura de TIC da solução Phone2go, por outro lado, é baseada na operadora Tesa Telecom. “Essa empresa provê os tubos de telecomunicações necessários para colocar a solução no ar, via Internet”, diz Nunes. Pertence à Tesa, também, o data center com os servidores, os roteadores, o firewall e os switches que ficam na retaguarda da nuvem que suporta o Phone2go. “Trata-se de um ambiente de TIC de alta confiabilidade, com equipamentos e links duplicados – algo essencial para garantir o SLA do Phone2go”. É o NOC (Network Operation Center, centro de operações de rede) da Tesa que se encarrega de monitorar e garantir a qualidade de serviço da solução.
Sobre a Go2neXt
Empresa brasileira de integração e construção de ambientes de computação em nuvem, a Go2neXt ajuda a corporação usuária a migrar, de forma flexível, segura e com excelente custo/benefício, de ambientes legados para ambientes virtualizados e de cloud computing. A Go2neXt conta com um ecossistema de parceiros que inclui Cisco, Citrix, EMC, Fluke Networks, Microsoft, VCE, VMware e Westcon, entre outros. A empresa propõe soluções que permitam que seus clientes mantenham o foco e a atenção no negócio final, de maneira a usar a tecnologia como uma alavanca de resultados, sem a necessidade de grandes investimentos e de apropriação de ativos. Isso acontece sem desprezar o legado existente, que deve cooperar e interoperar com os novos ambientes e soluções. Outro destaque da oferta Go2neXt é o fato de poder ser utilizada sob demanda, a custos flexíveis e previsíveis (CoD – Costs on Demand).
O portfólio Go2neXt inclui consultoria, projeto, implementação e gerenciamento de redes tradicionais, de ambientes baseados em serviços gerenciados e de ambientes de computação em nuvem. A empresa é liderada por Paulo Pichini e Murilo Serrano, executivos com mais de 25 anos de experiência no mercado global de soluções de TI.