São mais de 60 roteiros que convidam turistas e moradores a viverem experiências mais autênticas em viagens de lazer ou negócio. A campanha Passaporte Verde é uma das ações de sustentabilidade do governo federal para a Copa do Mundo.
Dicas de turismo sustentável e sugestões de roteiros mais responsáveis são os destaques do aplicativo Passaporte Verde. Gratuito e disponível nos sistemas operacionais iOS e Android, o aplicativo traz para o celular parte do conteúdo disponibilizado pelo portal da campanha do mesmo nome, com a vantagem de fornecer informações georeferenciadas de atrações próximas ao usuário. Iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a campanha Passaporte Verde utiliza o apelo emocional de turismo e viagens, para incentivar consumidores e produtores a optarem por práticas mais sustentáveis. A ação, realizada em parceria com os ministérios do Meio Ambiente, Esportes, Turismo e Desenvolvimento Social, é uma das iniciativas de sustentabilidade do governo federal na Copa do Mundo da FIFA 2014.
Por meio do aplicativo, os usuários terão acesso a mais de sessenta opções de roteiros nos arredores das 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Subir no Corcovado, no Rio de Janeiro, por meio de uma trilha pela Mata Atlântica com saída do Parque Lage; visitar comunidades ribeirinhas nas margens do Rio Negro, em Manaus; ou ainda conhecer o Morro da Conceição, importante ponto cultural de Recife, são alguns dos Roteiros Passaporte Verde. No geral, os itinerários convidam os viajantes a explorarem as cidades de uma maneira mais autêntica, com sugestões que incentivam a maior proximidade da natureza, a degustação da culinária local, o contato com culturas tradicionais, entre outros.
Com versões em português e inglês, o aplicativo também traz dicas para tornar viagens de lazer ou negócio menos impactantes para o meio ambiente e para o destino escolhido. Do planejamento da viagem a como desligar corretamente aparelhos que serão deixados em casa, as dicas estimulam práticas mais responsáveis com ações simples que podem fazer uma grande diferença, como evitar conexões aéreas e se informar sobre frutas e legumes da estação do seu destino.
Apple Store – Aplicativo Passaporte Verde: http://itunes.apple.com/pt/app/passaporte-verde/id888927319?mt=8
Google Play – Aplicativo Passaporte Verde: http://play.google.com/store/apps/details?id=br.field7.pnuma&hl=pt-BR
Sobre o Passaporte Verde
Criada em 2008, a campanha Passaporte Verde surgiu como uma parceria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo do Brasil, o Ministério Francês do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e outros parceiros. Atualmente, com disseminação em diversos países como Brasil, Costa Rica, Equador, África do Sul e Coréia do Sul, a campanha já é referência internacional em disseminação de informações sobre turismo sustentável.
A edição de 2014, no Brasil, conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Ministério do Esporte e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a campanha também conta com a parceria de UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), OIT (Organização Internacional do Trabalho), UNAIDS – Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime) e a FAS (Fundação Amazonas Sustentável). Os workshops Jornadas da Sustentabilidade, parte integrante da campanha, são realizados com patrocínio do Itaú Unibanco e apoio da BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
Sobre o PNUMA
O PNUMA é a principal autoridade global em meio ambiente e a agência do sistema das Nações Unidas responsável por promover a conservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e o uso eficiente de recursos. Criado em 1972, o PNUMA tem entre seus objetivos fomentar o desenvolvimento sustentável; manter o meio ambiente global sob constante monitoramento; alertar sobre ameaças ao meio ambiente; e disseminar práticas que promovam a qualidade de vida sem comprometer os recursos e serviços ambientais para as gerações futuras. Para saber mais, acesse www.pnuma.org.br ou www.unep.org.