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Entenda o que é NOC e qual a sua finalidade

NOC: o que é e para que serve?

Segurança digital e infraestrutura de tecnologia de alta disponibilidade são imprescindíveis para evitar que falhas de sistemas comprometam os negócios no dia a dia das corporações.

É por isso que, para atender às novas realidades digitais, as empresas estão considerando a aplicação de serviços essenciais em TI, como o Centro de Operações de Rede, o NOC (do inglês Network Operations Center).

Sala com vídeo hall de data center com NOC

Afinal, os processos produtivos nos ambientes corporativos mudaram.

As pilhas de papéis foram substituídas por documentos arquivados na nuvem com acesso via aplicativos. E o patrimônio mais importante das organizações, a informação, já não está mais trancado sob grades e cadeados.

Hoje, os dados são protegidos por softwares.

Porém, como gerenciar tudo isso de maneira orgânica em um mundo cada vez mais conectado e globalizado, no qual uma simples queda na internet pode colocar em risco todas as operações de uma companhia?

 

Onde o NOC faz diferença

Animação de NOC um jovem em um hack e notebook

A resposta imediata que vem à cabeça da maioria dos gestores de empresas é:

Ter profissionais de TI à disposição, 24 horas por dia, por sete dias da semana, para checar o ambiente de rede e agir em caso de interrupção de serviço.

Mas, a questão é, qual é o custo para essa operação?

É nesse ponto que o NOC faz a diferença.

Com o serviço, a rede de TI de uma empresa é monitorada sem que haja necessidade de mobilizar a equipe interna.

Geralmente, contratado sob demanda e de acordo com a necessidade de cada cliente, o NOC reúne um conjunto de ferramentas e processos, que servem para monitorar e evitar incidentes de rede.

Depois de configurado em toda a infraestrutura tecnológica, como desktops e servidores, o serviço gera relatórios detalhados das atividades, e é capaz de prever falhas, saber quando é necessário fazer atualizações e gerenciar a segurança da rede contra ciberataques.

Além disso, todo o processo é gerenciado por equipes de profissionais altamente capacitadas que atuam em até três níveis de atendimento diferentes e resolvem desde os problemas básicos, até os mais críticos como a interrupção da disponibilidade da rede.

Quando uma falha não é resolvida no primeiro nível, por exemplo, o NOC aciona os outros dois até que o problema seja sanado, podendo enviar, inclusive, um profissional in loco, se necessário.

central de TI com funcionários

Profissionais poliglotas

As equipes de atendimento também podem ser compostas por profissionais bilíngues e até trilíngues, atendendo a chamados em qualquer país e fuso horário.

Ou seja, tudo vai depender da demanda de cada operação e das especificidades contratadas, pois o NOC se adapta ao perfil de qualquer empresa.

Mas o NOC ainda vai além, muito além da prevenção de incidentes.

Por meio dessa aplicação é possível coletar dados da utilização da capacidade da rede e sugerir o redimensionamento para prevenir a interrupção dos sistemas.

E contribui ainda, para a gestão do ciclo de vida dos equipamentos, avisando a cada ano, por meio de inventários, se é necessário trocá-los ou se a validade do suporte do fabricante já expirou, por exemplo.

 

Serviço estratégico de TI

 

Diante dessas funcionalidades, o NOC se tornou um serviço de TI estratégico e de valor agregado, que mantém as operações ativas o ano inteiro, independente do tamanho da empresa ou da quantidade de filiais e sistemas interligados em diferentes países.

Ainda assim, será que a monitoria da rede não poderia ser feita pelos profissionais internos?

A resposta depende.

O ponto, porém, é que além de impactar nas atividades prioritárias da empresa, essa demanda exige conhecimentos das ferramentas de monitoria, interpretação dos dados, ações rápidas em caso de ambientes críticos fora do ar e dedicação exclusiva.

E, nesse caso, procurar por uma consultoria especializada seria o melhor caminho, pois a tendência é que as empresas invistam mais em gestores e diretores estratégicos de TI e terceirizem serviços mais operacionais.

 

O que entrega

Com as redes de computadores cada vez mais complexas, as empresas que quiserem ser competitivas devem potencializar suas operações, agilizar seus processos e melhorar a sua visibilidade, garantindo um ambiente de rede saudável, e o NOC pode entregar isso de maneira prática e eficiente.

Créditos Sandra Woodward

Sandra da Nap It especialista em NOC

*Sandra Woodward é diretora de Vendas da Nap IT – Global Network Solutions.

About Paulo Fernandes Maciel

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