Conheça quais os principais módulos do SAP
Fazer parte da transformação digital e tornar-se uma empresa inteligente não é tão simples quanto parece, mas não estamos falando sobre as dificuldades em trabalhar com o ERP SAP, que afinal, tem excelente usabilidade, mas sim sobre a indecisão para escolher as opções personalizáveis e os módulos com que trabalhar.
Para conhecer um pouco mais sobre os principais módulos do sistema SAP, continue lendo nosso post.
O que são módulos SAP?
Para ser de fato eficiente, um sistema ERP de gestão de empresarial, é dividido em partes que compõem um software.
Estas divisões são chamadas de módulos, que apesar de integradas apresentam particularidades e conjuntos de funcionalidades diferentes.
Os módulos que fazem parte de um ERP SAP são personalizáveis, sofrem alterações conforme cada realidade e mercado.
Dessa forma, cada setor de uma mesma empresa acessa seu próprio módulo, cujas funcionalidades auxiliam especificamente à sua rotina. A vantagem é que ao passo que existe maior integração de informações, também há mais segurança e sigilo, pois somente pessoas autorizadas podem acessar os dados de cada um dos módulos.
Quais os principais módulos de um ERP?
O SAP ERP tornou-se um referência quando o assunto é sistema de gestão empresarial.
A estimativa da própria empresa afirma que pelo menos 77% das transações mundiais são realizadas usando sistemas ERP SAP.
Apesar de existirem diversos sistemas de ERP no mundo, os softwares de qualidade possuem módulos específicos, os quais estão listados abaixo.
Compras e aquisição
O módulo de compras e aquisição também chamado de Sales and Distribution, é voltado para o setor de vendas e faturamento e gerencia a entrada e saída de mercadorias.
É possível acompanhar diversos processos como: ordem de venda do produto acabado, picking e delivery do produto, emissão de documento e faturamento de nota fiscal de venda, entre outros.
Gestão de Produção e de Estoque
O módulo de Gestão de Produção e de estoque ou Material Management, possibilita acompanhar etapas de produção de mercadorias e abastecimento. Permite rastreamento de peças.
Relacionamento com o Cliente
Acompanhe todo o processo de venda e pós-venda com o seu cliente.
É possível analisar perfil de clientes, emitir relatórios de vendas de equipe e muito mais.
Gestão de Recursos Humanos
Realize o cadastro de seus colaboradores com dados para administrar férias, horas extras, benefícios e outras informações em um só lugar.
Empresas de pequeno, médio e grande porte podem se beneficiar com o uso do sistema ERP SAP.
Procure uma empresa especializada e saiba mais sobre a implantação SAP