Crescente demanda por tecnologias para Cloud, Big Data e Segurança alavancam vendas da AÇÃO Informática nos setores do Governo brasileiro
Alinhada com as novas realidades do mercado de tecnologia, em 2015, a AÇÃOInformática – pioneira no modelo de negócios de distribuição de soluções de valor agregado (S-VAD) no Brasil e América Latina – reorganizou sua estrutura de negócios nos principais pilares tecnológicos. São eles: Big Data & Analytics, Cloud Computing, Security, Customer Experience e Infraestrutura Convergente.
Essa reformulação na estrutura dos negócios resultou em crescimento acima da expectativa. Em 2014, o Grupo faturou R$ 1,2 bilhão em suas operações mundiais. Somente o Brasil, a maior fatia do bolo, representou mais de dois terços deste total.
“Trabalhamos com um consultor para cada um dos pilares de atuação, que compreende as demandas e ajuda a projetar soluções”, diz Enio Issa, CEO do Grupo AÇÃO e presidente da AÇÃO Informática. “Para este ano, esperamos um crescimento de 18% para o Grupo, considerando a AÇÃO Informática no Brasil e a AKTIO, empresa do Grupo, em outros países latino-americanos”, aponta o CEO.
Um dos principais responsáveis pelo faturamento da empresa e que mais investiram em soluções de TI ao longo do ano foram os clientes do setor público, especialmente de Justiça, Finanças, Comunicações e a Secretaria de Administrações (Ministério Público), respectivamente. Os negócios com o governo representaram cerca de 50% dos contratos da companhia em 2014.
Resultados positivos em todo o Brasil
Na região Sudeste, as demandas do setor público surpreenderam, principalmente em Minas Gerais, onde a AÇÃO apontou crescimento expressivo nas vendas para fins governamentais, com destaque para o setor judiciário. No Rio de Janeiro, os projetos públicos, além dos setores de Telecom, TI, Químico e Oil & Gas, foram responsáveis pelo crescimento nas vendas de diversos fabricantes, entre elas a EMC e a Oracle.
Na região Sul, os bons resultados também foram impulsionados por investimentos do governo, principalmente nos setores de Justiça e Energia. A demanda no eixo PR-SC fez com que as vendas da VMware quadruplicassem, além do aumento significativo nas demandas com outras fabricantes, como a IBM.”O Paraná, assim como toda a região Sul, investe cada vez mais em soluções de tecnologia da informação”, afirma Marcelo Issa, diretor de Aliança se Marketing do Grupo AÇÃO.
Mesmo com a transferência da sede para São Paulo, a AÇÃO Informática não esconde sua origem sulista e continua forte no Rio Grande do Sul, principalmente no interior do Estado, onde cresceu 46,5% com demandas dos setores Financeiro e de Agronegócios, entre outros. Na região metropolitana do estado, as vendas com maior crescimento ficaram coma fabricante IBM.
Em outros estados de forte atuação da empresa, os negócios também foram positivos. No Distrito Federal, por exemplo, teve crescimento expressivo nas vendas de EMC e RedHat. Já nos Estados do Norte e Nordeste houve um crescimento de 22%, fomentados por novos negócios nos setores de Saneamento, Educação e Justiça. “Para os próximos anos, a expectativa é ver mais investimentos em áreas como Big Data & Analytics e Computação em Nuvem”, completa o diretor de Alianças e Marketing.
Sobre a AÇÃO Informática
Fundada em 1987, no Brasil, a AÇÃO Informática opera em todo o território nacional, com sede em São Paulo e filiais em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília, além de Diretores e Gerentes regionais distribuídos em escritórios pelo País. Com a aquisição da AKTIO na Argentina e Uruguai, em 2008, a empresa se tornou o Grupo AÇÃO e iniciou o seu processo de internacionalização. Hoje, o Grupo opera em 7 países: Brasil, por meio da AÇÃO Informática, e Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai, por meio da AKTIO. Ao todo são mais de 300 colaboradores.
O Grupo AÇÃO é pioneiro no modelo de negócios de distribuição de soluções de valor agregado (S-VAD) no Brasil e América Latina e conhece muito bem o mercado de tecnologia da região, representando as maiores empresas de TI do mundo (softwares, hardwares, aplicativos e networking). Em 2015, adaptou seu modelo de negócios para seguir inovando e liderando na distribuição de soluções de tecnologia. Seus principais pilares tecnológicos de atuação são: Big Data & Analytics, Cloud Computing, Security e Customer Experience (mobile & social), suportados por plataformas de infraestrutura convergente.