358
Uma nova plataforma para empresas que precisam divulgar conteúdo audiovisual: é isso que oferece a Datatix , um sistema de armazenamento em nuvem transmitido por streaming. Seu diferencial é a segurança na distribuição, que permite ao proprietário do conteúdo ter controle e estatísticas dos acessos.
A Datatix foi criada em janeiro como um braço da Tecnomídia, empresa que desde 1991 faz duplicação de mídias para o mercado corporativo. ?Nós começamos com disquetes?, lembra Jair Szapiro, diretor da empresa. Com o passar dos anos, eles produziram CDs e DVDs para clientes tão diversos quanto bancos, seguradoras, igrejas, farmacêuticas, a indústria editorial e outras iniciativas que tinham conteúdo a ser distribuído.
?Há cerca de 10 anos que não temos inovações em players para mídias físicas?, afirma Szapiro. E complementa: ?enquanto isso, a proliferação de gadgets que permitem assistir a vídeos de qualquer lugar pela internet foi assustadora. No Brasil, os celulares já são o meio mais usado para acessar a internet. Mas as plataformas disponíveis para transmissão de conteúdo, como o YouTube e Vimeo, não oferecem um controle efetivo sobre sua visualização?.
O foco da Datatix são empresas cujos conteúdos não podem ser acessados livremente. ?Uma companhia que oferece vídeos de instrução para operar uma máquina tem interesse em proteger esse material?, conta o diretor. Quem assina o serviço controla o acesso e a maneira como ele será feito.
É possível, por exemplo, liberar a visualização de um vídeo para que alguém o assista até três vezes dentro de um período pré-determinado. A plataforma também permite monitorar se um determinado conteúdo foi visto até o final.
A Datatix oferece pacotes com variadas capacidades de armazenamento e transmissão. O de 100 GB, por exemplo, custa cerca de R$ 300 e dá ao assinante 50 GB para armazenar seus vídeos e áudios, e mais 50 GB de capacidade de transmissão por mês. No site da empresa , existe uma versão gratuita para teste do serviço.
Além da vantagem da segurança, o streaming de vídeos também sai mais barato que a distribuição de DVDs por eliminar a produção e manuseio da mídia física. ?Nós sempre vendemos bits, mas antes eles vinham embalados em meios físicos, agora estão na nuvem?, explica Szapiro.
O material compartilhado pelo Datatix pode ser visto na própria plataforma, no site da empresa que contratou o serviço ou ainda numa página de venda de conteúdo audiovisual. Para garantir a velocidade no acesso, a Datatix usa uma tecnologia que ajusta a velocidade de transmissão ao dispositivo que é usado para assistir aos vídeos ? o que garante uma experiência agradável.