Companhia Vale do Ribeira (CVR) e a chinesa CITIC-HIC se uniram para lançar novo empreendimento e a expectativa é de produzir 1 milhão de toneladas de cimento por ano
A Companhia Vale do Ribeira (CVR), criada no final de 2011, anunciou em parceria com a Chinesa CITIC-HIC a construção de uma nova fábrica de cimentos na cidade de Adrianópolis, no Paraná. O mercado, que dobrou de tamanho nos últimos dez anos, é muito promissor.
O investimento na planta industrial será de R$ 518 milhões e a expectativa, segundo o sócio diretor majoritário da CVR, Henrique Bica Zaffari, é de produzir uma média de 1 milhão de toneladas de cimento ao ano. Henrique e sua irmã Manuela Bica Zaffari – sócia diretora – possuem 92,5% do capital da empresa, enquanto a CITIC tem 7,5%.
?Estamos muito otimistas com este empreendimento, não só pelo crescimento do mercado, mas também pela valorização da mão de obra da cidade de Adrianópolis, que tem um dos índices de desenvolvimento humano mais baixos de todo o Paraná. Queremos valorizar a mão de obra local e garantir qualidade de vida às famílias da cidade e região?, disse Henrique.
O Governador do Paraná, Beto Richa, assinou um protocolo oficializando o investimento no Estado, por meio do Programa de Incentivo Paraná Competitivo.
Estrutura
Segundo a CVR as obras devem começar no início de 2015. A empresa já possui o terreno e a jazida, com reservas estimadas em 1,4 bilhão de toneladas de calcário. As licenças ambientais e a captação de recursos para o investimento estão sendo providenciadas. Com área construída de 25 mil m², dentro de uma área total de 250 mil m², a unidade vai gerar mais de mil empregos entre diretos e indiretos.
Luiz Henrique Wiechoreki, diretor comercial da CVR, afirmou que a CITIC vai fornecer os equipamentos da fábrica, ficando responsável por levantar 70% dos recursos necessários para o empreendimento. ?A nossa parceira está no mercado desde 1950, possui um banco próprio e atua em diferentes setores da indústria. Eles têm participação de 65% no mercado chinês de equipamentos para construção, atuando também em mineração e produção de cimentos. É uma ótima parceira para este novo negócio que vamos lançar para os paranaenses?, comenta.
Informações pa
3 comentários
Moro na área onde as obras ocorreram , e acredito sim no início em 2015 , pois a movimentação aqui nos projetos é constante e , elem destas duas ja confirmadas mais duas do mesmo ramo estão a caminho , a Tupy e também a GoldeMix todas em Adrianópolis
Sou morador de Ribeira – SP que fica praticamente colada em Adrianópolis do outro lado da divisa.
O importante é que essas fábricas nos trazem muitos empregos. Já temos uma fábrica de cimento que já está quase pronta que é a Supremo, já essa que vocês mencionam nessa matéria, embora os chineses já tenham passado por aqui parece estar meio devagar e segundo alguns boatos corre o risco de não sair.
Tomara que não seja verdade e que essa nova fábrica seja construída o mais rápido possível pois quanto mais investimentos desse porte forem feitos em uma região tão pobre quanto a nossa tanto melhor para nós moradores que amamos esse lugar.
gostaria de um contato desse nova fabrica.