Mais de 25 provedores de serviços em todo o mundo já estão usando a nova plataforma Evolved Services da Cisco para transformar redes, reduzir OPEX e melhorar a agilidade dos serviços
Com a abordagem mais abrangente e flexível da indústria para a SDN (Software- Defined Networking) e a NFV (Network Function Virtualization), a Cisco anuncia a expansão de sua oferta de de virtualização para provedores de serviço com a introdução da Cisco® Evolved Services Platform – ESP (Plataforma de Serviços Evoluídos), um elemento chave da estratégia Open Network Environment (ONE) da companhia, que trabalha em conjunto com a infraestrutura da arquitetura.
Também são destaques dois módulos de serviços virtuais da Cisco ? nas áreas de vídeo e mobilidade ? juntamente com quatro maneiras novas e simplificadas para que os provedores de serviço possam adquiri-los e instalá-los. Mais de 25 provedores de serviços, incluindo China Mobile, Deutsche Telecom, SunGard e Telecom Italia, estão transformando suas redes com vários aspectos da Cisco ESP para otimizar o valor da rede, aumentar a agilidade dos negócios e possibilitar mais eficiência operacional.
Com o rápido crescimento do número de pessoas, dispositivos, máquinas e sensores entrando em rede através da Internet de Todas as Coisas (Internet of Everything – IoE), as operadoras requerem novas capacidades para liderar a entrega de serviços e aplicativos baseados em nuvem com valor agregado. Aberta, elástica e extensível, a Cisco ESP é resultado de vários anos de desenvolvimento de engenharia voltada para os três fundamentos principais da estratégia de virtualização de provedores da Cisco:
- A rede está ficando cada vez mais virtualizada e a virtualização está se tornando cada vez mais parte da rede.
- A virtualização precisa trabalhar como uma extensão integrada da infraestrutura física.
- A virtualização não deve ser limitada a uma função, e sim ser implantada através de toda a arquitetura.
Os recursos resultantes da Cisco ESP sobre a base Evolved Programmable Network (EPN) da Cisco estão projetados para permitir que provedores acelerem a entrega de serviços inovadores, aumentem a receita oferecendo experiências consistentes e diferenciadas, e diminuam despesas operacionais otimizando as infraestruturas de rede existentes.
?O sucesso dos provedores de serviço depende deles oferecerem uma experiência consistente, da agilidade para lançarem novos serviços e da facilidade com que esses serviços podem ser encomendados, automatizados, gerenciados e entregues,? disse Pankaj Patel, vice-presidente executivo e diretor de desenvolvimento da Cisco. ?Globalmente, os provedores estão considerando a virtualização não apenas para reduzir custos, mas para que esta funcione com sua infraestrutura para proporcionar ainda mais valor por meio de mais agilidade e elasticidade. Como líderes da indústria de redes de comunicação, estamos não apenas comprometidos, como também executando nossa estratégia para capacitar nossos clientes ao longo dessa transição.?
Apresentando a Evolved Services Platform da Cisco
A Cisco ESP é uma plataforma em software de virtualização e orquestração abrangente e unificada que cria, automatiza e presta serviços em tempo real, através de funções de computação, armazenamento e rede, para entregar resultados de negócios para aplicativos operando em múltiplos domínios. Instalada entre os aplicativos e as camadas da arquitetura da Evolved Programmable Network da Cisco, a Cisco ESP permite que os provedores entreguem o tipo certo de experiência para cada necessidade do cliente, independentemente de como estão conectados à rede (ex. rede fixa, móvel, Wi-Fi).
As principais características da plataforma de software de virtualização e orquestração da Cisco ESP são:
? Aberta: a Cisco ESP tem múltiplos fornecedores e está baseada em padrões abertos, e incorpora a suíte de protocolo Openstack e Open Daylight (SDN). É totalmente compatível com ETSI NfV (MANO), 3GPP Gi-LAN e mais. Com a interoperabilidade com softwares de terceiros, a Cisco ESP opera com as funções virtuais da Cisco e funções e aplicativos de outros fornecedores, como Openwave Mobility e Metaswitch.
? Extensível: a Cisco ESP oferece o conjunto mais abrangente de funcionalidades, cobrindo toda a arquitetura dos provedores de serviços ? nuvem, vídeo, móvel e fixa ? para dar aos provedores mais meios de otimizar suas redes ou criar e automatizar a criação de novos serviços, conforme as necessidades dos negócios.
? Elástica: a Cisco ESP permite que provedores ampliem com perfeição e dinamismo seus serviços existentes, ao mesmo tempo em que aceleram consideravelmente a instalação de novas funções de serviços e redes. Os recursos são utilizados de maneira automatizada, quando e onde forem necessários para capacitar provedores a entregar produtos ?On Demand?, na velocidade da web.
Dois Módulos de Serviços
Ao mesmo tempo em que há muitas soluções residenciais, empresariais e móveis que podem ser criadas a partir das inovações de arquitetura e de produto da Cisco, a empresa também está anunciando a disponibilidade dos dois primeiros módulos de seu catálogo de serviços. São eles:
- Vídeo: Cisco Videoscape Cloud DVR Solution ? gravação de vídeo na nuvem com captura e armazenamento também na nuvem, em lugar de no dispositivo final. Os clientes podem reiniciar shows, assistir a programas passados e reproduzir conteúdos digitais gravados em vídeo de qualquer lugar, em qualquer tela. Para o provedor de serviço, isso permite novos produtos em múltiplas telas. Essa solução está atualmente instalada em uma grande operadora de vídeo norte-americana.
- Mobilidade: Cisco Virtualized Mobile Internet ? Novos serviços móveis virtualizados, tais como dados patrocinados, nos quais o provedor de conteúdo paga para entregar dados ao usuário, proporcionam novas oportunidades de receita para provedores de serviços. Essas capacidades hoje são possíveis em um caso ainda mais amplo com a introdução do Quantum Virtualized Packet Core (vPC) da Cisco, as capacidades Virtual Gi-LAN da Cisco e do Quantum Services Bus da Cisco. Atualmente esses serviços estão em teste na China Mobile, entre outros provedores no mundo.
Simplificando a forma como os provedores de serviço fazem negócios com a Cisco
Prosseguindo com sua abordagem centrada no cliente, a Cisco também está anunciando quatro maneiras através das quais provedores de serviço podem comprar essas soluções transformadoras de negócios. São elas:
- Funções Virtuais: Funções virtuais individuais podem ser compradas independentemente como um módulo separado e operar em uma rede de computação geral (exemplo: independente de hardware e independente de hipervisor).
- Orquestrada: Funções virtualizadas e orquestração, que viabilizam os benefícios de todas as diferentes capacidades para trabalhar em uma abordagem ?em rede? ou ?em cadeia de serviços?, entregando funcionalidade expandida e abordando oportunidades de mercado ainda maiores.
- POD: Com funções de serviços virtualizados combinadas com orquestração e um pacote de hardware (implantação em uma abordagem POD), a Cisco orienta a instalação da Cisco ESP e oferece acordos de nível de serviço e desempenho garantido, operando sobre a infraestrutura da Cisco e incluindo serviços de consultoria integrados da Cisco.
- ?As a service – Como Serviço?: Um modelo no qual ofertas de serviços completos incluem funções de serviços virtualizados combinadas com orquestração e entregues através de uma nuvem hospedada ou de terceiros para uma colocação mais rápida no mercado, usando um modelo de pagamento por utilização.
Provedores de serviço e parceiros avançam
Provedores globais de serviços estão reconhecendo a importância de usar redes inteligentes virtualizadas que entregam com eficiência novas experiências e expandem as oportunidades de receita.
- ?A virtualização é uma área chave de interesse para a futura arquitetura de rede da China Mobile. É com prazer que vemos a Cisco seguir nessa direção com o virtualized packet core (núcleo de pacote virtualizado), que estamos usando em demonstrações em nosso stand no GSMA Mobile World Congress em Barcelona?, disse Zhiqiang Yang, Gerente Geral do China Mobile Research Institute da China Mobile.
- ?A virtualização é importante para a TD à medida que vemos a evolução de nossa infraestrutura de rede e TI, e estamos felizes em ver que a Cisco também caminha nessa direção?, disse Guido Menzel, vice-presidente sênior de engenharia móvel fixa da Telekom Deutschland.
- ?O portfólio da Cisco proporciona planejamento de visibilidade e capacidade para nossas equipes de rede para garantir que continuemos a atender às crescentes necessidades de nosso cliente. O compromisso da Cisco com suporte a múltiplos fornecedores foi um diferencial em nosso processo de tomada de decisão. Esperamos que a automação do processo de planejamento e gestão de capacidade nos possibilite continuar a proporcionar o melhor serviço a nossos clientes. Além disso, estamos formando uma parceria com a Cisco para identificar novos serviços para nossos clientes usando funcionalidades de programação de rede?, afirma Kerby Lyons, vice-presidente global de engenharia da SunGard Availability Services.
- ?Aumentar nossa habilidade de inovar e reduzir gastos operacionais foram fatores- chave por trás de nossa decisão de investigar os benefícios da rede definida por software no mundo real. Escolhemos a Cisco como um parceiro chave para explorar os desafios de uma rede definida por software com a colaboração de importantes universidades italianas, devido a seu compromisso de liberar o potencial de software e virtualização na rede?, disse Paolo Fasano, gerente de inovação de redes de dados da Telecom Italia.
Recursos de Apoio
- Official Announcement Blog
- Telekom Deutschland
- China Mobile
- Cisco
- Cisco Visual Networking Index Global Mobile Data Traffic Forecast Update (2013-2018)
- Network Programmability Is Real: Five Use Cases for Our Disaster Recovery Cloud Services By Kerby Lyons, Vice President of Global Network Engineering, SunGard Availability Services
- Para mais informações sobre notícias e atividades de provedores de serviços Cisco, visite o Blog SP360 ou siga-nos no Twitter @CiscoSPMobility
- Cisco Service Provider SlideShare presentations
- Cisco Service Provider Mobility Community
Sobre a Cisco Systems
A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em Tecnologia da Informação, que ajuda empresas a aproveitarem as oportunidades do amanhã, demonstrando que coisas surpreendentes acontecem quando se conecta o que antes estava desconectado. Para informações sobre a Cisco, acesse http://www.cisco.com.br. Para notícias, acesse http://newsroom.cisco.com.