A Rede Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial (ERP, CRM, RH, PDV, BPM, Mobile e BI), acaba de lançar uma nova versão do módulo de Gestão de Projetos, que permite a criação de “escritórios de projetos” dentro do próprio sistema, e a funcionalidade de Importação XML ao módulo Pré-nota de seu ERP. Com os incrementos, os usuários terão mais eficiência no controle de suas ações e gastos, contribuindo para o aumento da produtividade dos clientes da Cigam.
Gestão de Projetos
Quanto ao módulo Gestão de Projetos, o analista de Negócios da Cigam, Edson Wobeto, explica que a nova versão permite que as empresas que trabalham com projetos façam a gestão deles dentro do ERP Cigam, sem precisar utilizar qualquer ferramenta extra.
Por exemplo, ao receber uma Nota Fiscal, o cliente pode lançar a despesa diretamente para uma determinada etapa do projeto, o que permite uma análise de custos mais detalhista. Ou, ao informar um material no cronograma de atividades do projeto, é possível gerar uma Ordem de Compra sem que seja necessário criar uma manualmente.
“A integração deste módulo, que consumiu mais de 1.000 horas de estudo, planejamento e desenvolvimento, ao ERP permite a integração de atividades, reduzindo o tempo de execução”, explica Wobeto.
O painel gerencial é amigável, permitindo a fácil identificação dos projetos existentes por usuário, possibilitando ao técnico enxergar somente os projetos dos quais faz parte. É possível informar o percentual concluído da atividade e ainda realizar a gestão do custo de forma individualizada por etapas do projeto.
O módulo facilita a orçamentação de projetos. Foram inseridas funcionalidades para simulação financeira, inclusão de materiais não cadastrados no ERP até o momento de sua aprovação, definição de benefícios e despesas diretas de cada um dos itens ou ainda um único para todos. Além disso, simula o custo dos produtos a serem produzidos, a partir do simulador de estratégia de preços e cria um cronograma físico do projeto. O sistema permite a criação dos “escritórios de projetos”, onde é possível identificar o ‘gerente do Escritório’ e os técnicos que fazem parte dele, gerenciando um grupo de colaboradores que possuem habilidades necessárias para execução de determinadas atividades, controlando gastos de modo mais eficiente.
Importação XML
Dentro do módulo Pré-nota foram incluídas novas funcionalidades, que serão distribuídas em 3 fases. De acordo com o analista de Negócio Fiscal da Cigam, Éder dos Reis Gnoatto, a ferramenta tem como objetivo fornecer para as empresas a autonomia de saber tudo que está sendo emitido.
“Esta inteligência gera a automatização dos processos de compras e suas conferências, aumentando a produtividade não só dos clientes Cigam, mas indiretamente dos fornecedores do usuário, já que, ao realizar a conferência da compra, antes mesmo que ela chegue ao estabelecimento ele pode informar ao seu fornecedor qualquer divergência, evitando a devolução da mercadoria e com isto um custo administrativo e logístico para o fornecedor”, afirma Gnoatto.
A nova funcionalidade possibilita ao operador do sistema a automação do processo de compra através da conferência do que foi solicitado ao fornecedor, dos valores orçados para esta aquisição e ainda a inserção automática deste documento no ERP, gerando movimentação de estoque, contas a pagar, previsões contábeis, etc. Com isso, é fornecido instantaneamente a informação que permite a empresa manifestar a sua veracidade sobre a operação realizada e ainda a conferir instantaneamente os produtos adquiridos, reportando ao seu fornecedor qualquer irregularidade referente ao produto, imposto ou até mesmo financeira referente a esta aquisição.
NADA DE MULTAS FISCAIS
Além disto, a ferramenta permite o confronto dos impostos informados pelo fornecedor do usuário com os que ele parametrizou no ERP, podendo detectar inconformidades antes que gerem eventuais ônus fiscais.
O projeto da nova função, ao qual a equipe Cigam destinou cinco meses entre estudos, planejamento e desenvolvimento, ainda terá mais duas fases: na fase 2, está prevista a possibilidade de alimentação automática de dados cadastrais, como códigos e descrições de novos produtos, clientes, endereços e outros, reduzindo ainda mais o envolvimento operacional do usuário. Já na fase 3 (prevista para fev/2016), o módulo fará o cruzamento de informações fiscais das notas de emissão própria, com os dados apresentados nas obrigações legais e as informações contidas no XML na SEFAZ.
Todo o sistema ainda buscará o aperfeiçoamento de painéis gerenciais traduzindo as informações técnicas e fiscais para que os gestores possam identificar visualmente a quantidade e a qualidade das informações originadas pela sua empresa.
Sobre a Cigam S.A.
Há 3 décadas no mercado de software de gestão empresarial, a Cigam possui uma das maiores bases instaladas de ERP do Brasil (primeira no Sul do País e a quinta no território nacional). Atualmente, a companhia conta com mais de 5.000 clientes e mantém uma taxa de 99,98% de retenção. Com isso, a empresa vem a cada ano renovando a conquista de prêmios como o Melhores Empresas para se Trabalhar da revista Você S.A., Top Ser Humano na ABRH; Qualidade e Produtividade do PGQP; Melhores Empresas para se Trabalhar pelo GreatPlaceToWork; Melhor Solução em Serviços e Melhor Solução para Indústrias de Médio e Grande porte do país pela Assespro Nacional. A Rede Cigam tem 80 unidades de atendimento distribuídas pelo País e uma no México, contando com cerca de 800 profissionais e oferecendo soluções em ERP, CRM, PDV, RH, Mobile e BI, todas desenvolvidas através de uma metodologia Easy Culture, voltada a potencializar o uso dos sistemas pelos clientes, fazendo com que aproveitem ao máximo os recursos das soluções de maneira fácil e produtiva.