Centro de Controle de Informações da ARTESP fiscaliza em tempo real rodovias paulistas sob concessão
É o uso da tecnologia para monitorar a operação das rodovias, primeiro no Brasil que une todas informações das concessionárias em um só lugar; também está integrado ao Sistema Detecta, da Secretaria de Segurança Pública
A ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo – passa a fiscalizar on-line e em tempo real todas as operações realizadas pelas 19 concessionárias que administram 6,3 mil quilômetros de rodovias sob concessão. É um modelo pioneiro de monitoramento das ações e ocorrências na malha concedida, que entra em ação com o início da operação do Centro de Controle de Informações (CCI), instalado no prédio-sede da ARTESP. O CCI também está integrado ao Detecta, sistema inteligente de monitoramento de crimes do Estado de São Paulo – ferramenta de tecnologia de ponta para ajudar no patrulhamento, investigação, planejamento de combate a crimes e na identificação dos padrões de delitos em cada localidade, da Secretaria de Segurança Pública.
A ARTESP investiu R$ 28 milhões na criação e instalação do CCI. Será possível ao operador do Centro, por exemplo, receber a informação de um fato e imediatamente colocar no telão a imagem da câmera que cobre o trecho ou saber, em tempo real, o status de funcionamento dos equipamentos instalados ao longo das pistas.
O monitoramento abrange 6,3 mil quilômetros de rodovias que cortam 271 municípios onde estão 54% da população paulista (cerca de 20 milhões de pessoas). Atualmente estão conectadas aproximadamente 660 câmeras das concessionárias Até o final do ano serão 900. A fiscalização on line abrange também 6.900 call boxes, 350 sensores de tráfego, 30 estações meteorológicas, 300 painéis de mensagens, 150 radares fixos, 80 balanças, entre outros itens.
Hoje, o monitoramento das operações das concessionárias é feita in loco pelos técnicos da Agência, o que torna impossível a checagem em tempo integral de toda a malha concedida. Com o uso da tecnologia do CCI é possível fazer a verificação com essa abrangência, permitindo à ARTESP cobrar de imediato providências e melhores padrões das concessionárias. Em casos extremos, como acidentes graves, através do CCI, técnicos da Agência poderão agir em conjunto com as concessionárias para buscar a melhor maneira de atender a emergência e reestabelecer o funcionamento normal da rodovia afetada.
Junto com o Detecta ligado ao sistema de monitoramento das rodovias da ARTESP, uma ação policial poderá ser acompanhada à distância na nova ferramenta, em tempo real, por meio das imagens das câmeras das concessionárias reunidas no CCI.
A integração também facilita a investigação policial, pois os registros de veículos que utilizaram as rodovias – por meio de leitores de placas – poderão ser acessados no Detecta para, por exemplo, consultar possíveis veículos utilizados em um crime e até identificar suspeitos, por meio de imagens gravadas.
O CCI tornará possível, ainda, verificar com maior precisão se as concessionárias estão cumprindo as exigências contratuais. Isso significa saber se o tempo mínimo para atendimento de ocorrências é respeitado, se o funcionamento de call boxes e de painéis de mensagens variáveis, entre outros itens, está dentro do previsto. Essa nova realidade possibilitará que seja cobrado melhor atendimento às necessidades dos usuários das rodovias sob concessão e uma prestação de serviços muito mais eficiente. O Centro possibilitará a aplicação de punições às concessionárias de maneira mais ágil e efetiva do que existe hoje, quando é necessária a presença física da fiscalização para a constatação de irregularidades.
- O CCI é composto por uma sala onde técnicos da ARTESP vão monitorar todos os dados das concessionárias – o momento em que um veículo de emergência é acionado (seja uma ambulância, um guincho ou qualquer outro veículo de atendimento), a chegada ao local de atendimento, em quanto tempo a ocorrência foi solucionada, funcionamento dos call boxes e painéis de mensagens variáveis, sensores de tráfego, movimento nas praças de pedágio, congestionamentos, etc. – e terão acesso às imagens das câmeras de monitoramento dos Centros de Controle Operacional (CCOs) das concessionárias. A sala tem capacidade para nove operadores por turno e funcionará 24 horas por dia.
Há uma Sala de Gerenciamento, recurso criado para coordenar ações de tomada de decisões em situações de crise e de grande impacto nas rodovias. Será utilizada para reuniões e conferências à distância com as operadoras das rodovias e também outras instâncias de governo como o gabinete do Governador e do Secretário de Logística e Transporte. Em caso de problemas graves nas rodovias monitoradas (acidentes graves, congestionamentos acima da média e outras ocorrências atípicas) haverá equipes especializadas que auxiliarão as concessionárias na resolução dessas contingências. O objetivo é agilizar a tomada de decisões sobre imprevistos identificados pelos técnicos do Centro de Controle de Informações e pelas concessionárias.
Tecnologia. Ambas as salas estarão equipadas com uma tela de LCD-LED, chamada de “vídeo wall”, onde são projetadas informações, indicadores de serviços e imagens de câmeras das concessionárias. Essas informações são repassadas em tempo real pelos CCOs das concessionárias. Também são recebidas informações sobre funcionamento de call box, sensores de tráfego, radares, painéis de mensagens variáveis e outros mecanismos existentes nas rodovias, e, com a combinação dessas informações, o CCI terá o Mapa de Eventos das Concessionárias. Isso permitirá a geração de alarmes e alertas sobre as condições das operações da malha concedida. Será possível ao operador do CCI, por exemplo, receber a informação de um fato e imediatamente colocar na tela a imagem da câmera que cobre o trecho.