Home Mídia Corporativa Aplicações de Big Data já são indispensáveis para estratégias de grandes empresas

Aplicações de Big Data já são indispensáveis para estratégias de grandes empresas

por Agência Canal Veiculação

Os maiores intermediadores de pagamentos online, empresas de hospedagem e fornecedores de cloud computing do Brasil e do mundo já são clientes da BigData Corp.

Na revolução agrícola, o homem automatizou a produção de um dos elementos mais básicos para a sua sobrevivência, a comida. Na revolução industrial, foi automatizada a produção de bens físicos, mudando completamente a relação da humanidade com produtos. Na revolução dos transportes, a automação impactou a maneira de locomoção de um lugar a outro. Cada uma dessas (e de tantas outras) revoluções pela qual a humanidade passou foi marcada por processos de automação e pelo emprego de máquinas em funções antes feitas por pessoas.

O Big Data representa a revolução da informação. “Para tratarmos e tirarmos proveito dos enormes volumes de dados disponíveis atualmente, precisamos de máquinas de software, processadores automáticos capazes de extrair respostas para as perguntas que desejamos fazer. É a automação da produção de produtos de informação”, afirma Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp, empresa especializada em aplicações de Big Data.

Muito falado ultimamente, o termo é utilizado para se referir a volumes de dados superiores a 5 terabytes, sejam estruturados ou não, e as ferramentas e técnicas utilizadas permitem a análise em tempo real de qualquer tipo e volume de informação digital, transformando-os em grandes aliados no processo de tomada de decisão empresarial.

“A Internet é como um grande mar de dados não estruturados, onde residem as respostas para as perguntas que já temos e outras que ainda nem pensamos. São as ferramentas de Big Data que permitem construir processos para capturar esse conteúdo e transformá-lo em informações úteis, seja sob a forma de relatórios, estatísticas, ou simples respostas”, explica Thoran.

Grandes players já usam aplicações da BigData Corp.

A BigData Corp. nasceu no início de 2013 com o objetivo de ajudar seus clientes na coleta, tratamento, manipulação e visualização desses dados, trazendo a tecnologia de Big Data para o dia-a-dia das empresas. A explosão de interesse sobre esse tipo de tecnologia fez a empresa superar expectativas de crescimento desenhadas para o primeiro ano, alcançando um faturamento de R$ 4 milhões e adquirindo como clientes alguns gigantes da Internet, entre eles os maiores intermediadores de pagamentos online, empresas de hospedagem e fornecedores de cloud computing do Brasil e do mundo.

As ferramentas de análise da web focam nos elementos de navegação e tráfego: como se comportam os visitantes do seu site, como eles se movimentam, o que fazem, qual seu perfil sócio-demográfico, e assim por diante. Permitem, também, olhar para a concorrência, por meio da precificação de produtos, por exemplo, e identificar as novidades que surgem e como elas afetam os indicadores, o mercado e a receptividade dos consumidores. Podem, ainda, qualificar listas de clientes e prospecções e gerar leads comerciais altamente segmentados. Uma indústria de materiais de construção pode, por exemplo, levantar os contatos de todas as lojas de do segmento no interior de Sâo Paulo.

Sete motivos para uma empresa utilizar aplicações de Big Data:

– Qualificação de listas de clientes e prospecções utilizando informações coletadas da web;
– Geração de leads comerciais altamente segmentados;
– Conhecer o perfil do cliente por meio de seu comportamento online;
– Medir a receptividade de ação ou produto por meio das redes sociais;
– Analisar a atuação dos concorrentes por meio da precificação, ações e lançamentos;
– Entender o mercado e prever tendências;
– Utilizar informações diferenciadas para definir estratégias de negócios ou campanhas de marketing.

Já as equipes de marketing podem utilizar redes sociais, sites e fóruns como termômetro para as ações e produtos da empresa, direcionando campanhas com maior assertividade.

“O mais importante é identificar a necessidade, saber se é hora de entender o mercado ou conversar com o cliente. A partir daí, surge um leque de opções de ferramentas para explorar. Com a popularização da computação na nuvem, essas soluções tornaram-se acessíveis, abertas à empresas de todos os portes, inclusive para as menores. Isso é interessante porque enquanto para os grandes o Big Data já tornou-se algo indispensável, para quem está começando é possível ter o mesmo nível de acesso às informações para traçar estratégias e ações eficazes”, afirma Rodrigues.

Cinco produtos complementares, cada um responsável por um processo

Para atender a demanda do mercado, a BigData Corp. tem em seu portfólio cinco produtos complementares entre si, porém independentes, que implementam, aprimoram ou qualificam o banco de dados de empresas de todos os segmentos de atuação.

O carro-chefe, responsável por 50% da receita, é o BigWeb, aplicação online que realiza uma varredura completa e contínua sobre a Internet brasileira, pesquisando e correlacionando dados de mais de 3,5 milhões de endereços eletrônicos, 100 bilhões de páginas e 4 petabytes de informações. Com isso, é possível identificar, por exemplo, que 18% dos 2,2 milhões de sites em atividade são lojas virtuais, número que corresponde aproximadamente a 400 mil. Também dá para mensurar as plataformas de e-commerce mais utilizadas, e quais lojas usam determinada solução, além de conferir integrações com redes sociais, serviços e anúncios.

O UpgradeMe é um gateway que fornece um ponto único de acesso a dezenas de fontes distribuídas e não estruturadas em um formato padronizado. A ferramenta ajuda a captar, como se fosse uma máquina que aceita cartões de crédito e débito, todo tipo de informação de sites, redes sociais, documentos públicos ou qualquer fonte não tradicional disponível, a fim de aumentar a base de dados.

Para realizar a validação dos dados coletados, o VerifyMe examina, limpa e qualifica todo o conteúdo, garantindo que o banco de dados utilize sempre informações confiáveis. A solução realiza um filtro por meio de procedimentos variados, como a remoção de caracteres especiais ou medição da reputação de um endereço de e-mail. “Na computação fala-se no conceito garbage-in/out: se entrar lixo, qualquer conclusão que surja desta informação fica comprometida. Por isso é fundamental garantir a qualidade dos dados trabalhados”, explica Thoran.

O ReportMe é uma solução Business Intelligence (BI) como serviço, que analisa as informações de qualquer base automaticamente. Com a solução é possível, por exemplo, cruzar as contas telefônicas para analisar se a cobrança de ligações é legítima, gerar relatórios de números mais chamados ou locais para onde o maior número de ligações é realizado, entre outros. Trata-se de uma ferramenta importante para identificar situações que são relevantes ao negócio e que podem ser indicadores de problemas ou fraudes, sem intervenção humana.

Construído com base nas três soluções, o IdMe é um questionário para a validação de identidade do usuário para transações ou cadastro, online ou offline, para mercados específicos. A ferramenta elabora um conjunto de perguntas não convencionais em múltipla escolha, como o colégio em que a pessoa vota, a pizzaria mais perto de casa ou seu modelo de automóvel, tudo cadastrado anteriormente. Ao serem respondidas, é possível avaliar se o usuário é quem diz ser, por meio de um processo seguro que utiliza informações de conhecimento pessoal.

Reconhecimento e expansão para a América Latina

Todas as aplicações utilizam como base os data centers da Amazon Web Services, em acordo que agrega qualidade e liderança na infraestrutura de computação em nuvem da parceira aos serviços da corporação. Além de melhorar o desempenho de todas as soluções continuamente, a multinacional americana concedeu em março de 2014 o prêmio “Think Big Innovation Award”, por reconhecimento como um dos melhores casos de uso em todo o mundo da infraestrutura de cloud da Amazon, que também utiliza aplicações da empresa.

Respaldada pelo prêmio, a BigData Corp. investe em capacitação e qualificação dos departamentos comercial e de atendimento para iniciar a expansão de sua atuação para os países da América Latina. A companhia já conta com clientes na Argentina e no México.

 

Sobre a BigData Corp:

A BigData Corp. foi fundada a partir da revolução da informação, uma tendência mundial na tecnologia atual, com o objetivo de levar às empresas a automação da produção de bens de informação, oferecendo serviços que automatizam diferentes partes do trabalho com dados, como a coleta, tratamento e organização de grandes volumes, estruturados ou não, que estão disponíveis nas mais diversas fontes, de listas telefônicas on-line à sites na internet e redes sociais. Seus produtos ajudam a organizar e enriquecer a base, entender melhor as nuances da informação e extrair conhecimento valioso, a fim de empregá-lo nos processos e no dia-a-dia da empresa, contando assim com um diferencial estratégico e competitivo para seu negócio.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações