Progresso contínuo em reestruturação financeira e operacional
Principais números para o quarto trimestre de 2012
* Receitas de 4.096 milhões de Euros, com aumento de 13,8% em relação ao trimestre passado, e queda de 1,3% em relação ao ano anterior, de acordo com os relatórios
* Lucro bruto2 ajustado de 1.247 milhões de Euros ou 30,4% das receitas
* Renda2 operacional ajustada1 de 117 milhões de Euros ou 2,9% das receitas
* Perda Líquida reportada de (1.372) milhões de Euros ou 0,60 Euros por ação
* Encargos por depreciação de ativos de (1.408) milhões de Euros
* Fluxo de caixa3 operacional de 702 milhões de Euros
* Caixa líquido/(débito) de 126 milhões de Euros em 31 de dezembro de 2012
Principais números para o ano de 2012
* Receitas de 14.446 milhões de Euros, com queda de 5,7% em relação ao ano anterior, de acordo com os relatórios
* Lucro bruto2 ajustado de 4.347 milhões de Euros ou 30,1% das receitas
* Perda operacional2 ajustada1 de (260) milhões de Euros ou -1,8% das receitas
* Perda líquida reportada de (1.374) milhões de Euros ou (0,61) Euros por ação
* Fluxo de caixa operacional3 de 693 milhões de Euros
* Caixa líquido/(débito) de 126 milhões de Euros em 31 de dezembro de 2012
PARA ACESSAR O PRESS RELEASE COMPLETO EM PDF, CLIQUE AQUI<http://www.alcatel-lucent.com/wps/DocumentStreamerServlet?LMSG_CABINET=Docs_and_Resource_Ctr&LMSG_CONTENT_FILE=Brochures/PR_ALU_Q42012_Port_07022013.zip&UNIQUE_NAME=&lu_lang_code=pt_BR>.
Paris, 7 de fevereiro de 2013 – A Alcatel-Lucent (Euronext Paris e NYSE: ALU) anunciou hoje os resultados de todo o ano de 2012, em consonância com sua orientação e economia de gastos perto de 650 milhões de Euros, o que está acima do planejado e, no quarto trimestre de 2012, um fluxo de caixa livre de 355 milhões de Euros com uma margem operacional ajustada de 2,9%.
Ben Verwaayen, CEO da Alcatel-Lucent, comentou: “Nosso quarto trimestre reflete o progresso inicial do Programa de Desempenho anunciado em julho do ano passado. Anunciamos escolhas claras sobre onde iríamos operar, como iríamos operar e em que iríamos nos diferenciar.”
“Já vimos progresso em todas essas escolhas, e fechamos 2012 à frente de nossos planos de redução de custo. Resolvemos metade dos contratos de serviços gerenciados que diluíam os lucros anteriormente, e apresentamos um crescimento forte e continuado em IP e Wireless de próxima geração. Podemos ver uma definição clara da confiança do cliente através do crescimento de nossa carteira de encomendas e dos pedidos em carteira.”
“Além disso, concluímos um financiamento de 2 bilhões de Euros, o que nos permite estender nossos vencimentos a curto prazo, estabilizar nosso balanço geral e nos proporciona a flexibilidade para finalizar o Programa de Desempenho.”
“Usando premissas consistentes com aquelas divulgadas na documentação do nosso empréstimo garantido, realizamos nosso teste de imparidade anual e reservamos um encargo não-monetário de 1,4 bilhões de Euros relacionados à depreciação do fundo de comércio e dos ativos fixos, e o correspondente impacto no imposto diferido.”
O Sr. Verwaayen acrescentou: “Ao longo de 2013, continuaremos focados na conclusão do Programa de Desempenho. Iremos implantar nossos recursos de relacionamento com o cliente, onde somos verdadeiros parceiros, e em áreas de produto, onde podemos impulsionar retorno econômico para nossos acionistas.”
PONTOS PRINCIPAIS
A receita do quarto trimestre aumentou 13,8% sequencialmente e diminuiu -1,3% em comparação com o ano anterior, para 4.096 milhões de Euros. Em taxas de câmbio de moeda constante e perímetro, a receita aumentou 16,2% sequencialmente, e diminuiu 3,9% em comparação ao ano anterior. No trimestre, Redes apresentou meio dígito de declínio em comparação ao ano anterior, uma taxa substancialmente mais baixa do que nos primeiros três trimestres do ano. O negócio de IP continuou sua trajetória de crescimento, registrou um aumento de dois dígitos e o maior nível de receitas já apresentado, enquanto Wireless se estabilizou após quatro trimestres de declínios de dois dígitos, resultantes dos altos gastos dos provedores de serviços. Nosso negócio Óptico teve uma queda de dois dígitos, impulsionada por gastos abafados nos negócios terrestres e um momento crítico nos negócios submarinos. Resultante de uma base de comparação elevada, nosso negócio de Rede Fixa apresentou queda a uma taxa baixa de dois dígitos no quarto trimestre. O segmento de Software, serviços e soluções (S3) se deslocou para o território positivo, beneficiando-se do forte desempenho de Aplicativos de rede. Por fim, nosso segmento de Enterprise apresentou um declínio de meio dígito. Do ponto de vista geográfico, também ajustada para moeda constante e em relação ao período do ano passado, a América do Norte apresentou uma taxa de crescimento de 10%. Tendências mistas na Ásia Pacífico resultaram em uma queda de dois dígitos, tração no Japão sendo compensada pela contínua baixa atividade na China. A Europa persistiu com gastos cautelosos, o que também teve queda a uma baixa taxa de dois dígitos. O resto do mundo foi resiliente, impulsionado pela tração contínua no Brasil, no Oriente Médio e na África, que voltaram a crescer após vários trimestres de declínio.
Renda2 operacional1 ajustada de 117 milhões de Euros ou 2,9% das receitas. A margem bruta veio em 30,4% de receita para o trimestre, comparada com 34,4% no mesmo trimestre do ano passado e 27,9% no terceiro trimestre de 2012. O declínio da margem bruta em relação ao ano anterior resultou, sobretudo, da combinação desfavorável de produtos e negócios. O aumento sequencial da margem bruta resulta sobretudo dos altos volumes e da combinação de produtos e clientes, especialmente em nosso segmento de S3. As despesas operacionais diminuíram 1,7% em comparação ao ano anterior, segundo os relatórios, e foram ajustadas para moeda constante com queda de 3,7% em comparação ao ano anterior, refletindo os resultados de nossas ações para melhorar nossa estrutura de custos, com foco em despesas de SG&A (diminuindo 7,8% em relação ao ano anterior, segundo os relatórios, e ajustadas para moeda constante, diminuíram 10,1%). De forma sequencial, as despesas operacionais se mantiveram estáveis, conforme relatado, apresentando um ligeiro aumento de 1,5% em moeda constante, impulsionadas pelo aumento da R&D (+2,3% em relação ao trimestre anterior quando ajustado para moeda constante).
Perda líquida reportada (ação do grupo) de (1.372) milhões de Euros ou (0,60) de euro por ação no quarto trimestre. Isso inclui a reestruturação dos encargos em (247) milhões de Euros, um aditamento do plano de benefícios pós-aposentadoria de 169 milhões de Euros, encargos de depreciação de (894) milhões de Euros resultantes da revisão do teste de imparidade de nossos ativos realizado no final do quarto trimestre de 2012, usando premissas consistentes com aquelas divulgadas na documentação de nossas facilidades de crédito. Também inclui uma queda de (514) milhões de Euros nos conhecidos impostos diferidos, com base em premissas consistentes com aquelas usadas para o teste de imparidade de fundo de comércio anual.
A perda líquida relatada (ação do grupo) também inclui Ajustes no preço de compra (entradas do PPA em relação à combinação dos negócios Lucent) de (255) milhões de Euros antes dos impostos ou (163) milhões de Euros depois dos impostos.
Caixa líquido/(débito) de 126 milhões de Euros, contra (84) milhões de Euros de caixa líquido em 30 de setembro de 2012. O aumento sequencial no caixa líquido de 210 milhões de Euros reflete, em primeiro lugar, um fluxo de caixa operacional positivo de 702 milhões de Euros, pagamento de juros de (6) milhões de Euros, pagamento de impostos de (8) milhões de Euros, despesas em dinheiro com reestruturação de (85) milhões de Euros, contribuição com pensões e OPEB de (62) milhões de Euros e despesas de capital de (186) milhões de Euros. O positivo fluxo de caixa operacional de 702 milhões de Euros resulta a partir de uma renda operacional ajustada de 117 milhões de Euros e de uma forte contribuição positiva a partir dos requisitos de capital operacional de 259 milhões de Euros. O nível de contas a receber vendidas sem recurso é de 1.111 milhões de Euros, em comparação aos 958 milhões de Euros de 30 de setembro de 2012.
Status do financiamento de pensões e OPEB de (1.308) milhões de Euros no final de dezembro, em comparação com os (1.961) milhões de Euros de 30 de setembro de 2012. Excluindo o impacto de moeda, este pequeno déficit é decorrente principalmente de uma diminuição de nossas obrigações com benefícios de 172 milhões de Euros, devido às atualizações dos pressupostos atuariais usados para pensões e planos de saúde pós-aposentadoria (incluindo taxas de desconto), de um retorno real dos ativos do plano para 492 milhões de Euros, e de crédito único de 169 milhões de Euros relacionados aos aditamentos do plano (do qual 131 milhões de Euros relacionados à opção proposta no segundo semestre de 2012 para os participantes diferidos com direitos legais dos planos de previdência dos EUA para eleger um pagamento de montante fixo ao invés de um pagamento de pensão). Estes efeitos foram parcialmente compensados pelos (253) milhões de Euros de custo de interesse. O efeito líquido das mudanças de câmbio foi negligenciável no status financiado neste trimestre.
A Alcatel-Lucent reforça que, do ponto de vista legal – que determina os requisitos de financiamento – a avaliação preliminar dos planos da companhia para os EUA sugere que nenhuma contribuição de financiamento extra seja necessária até o início de 2016.
Em 30 de janeiro de 2013, fechamos nossa transação de Linhas de crédito sênior protegido. Seguindo a forte demanda dos investidores durante o processo de distribuição gerido pela Credit Suisse AG e a Goldman Sachs Bank EUA, nós redimensionamos as linhas de crédito para cerca de 2 bilhões de Euros a partir de 1,6 bilhões de Euros, com uma diminuição média de preços nas três instalações de aproximadamente 90 pontos base, e uma diminuição no desconto emitido inicialmente de 150 pontos base nas instalações. O pacto financeiro foi removido e a chamada proteção sobre o prazo das parcelas do empréstimo parcelas foi reduzida. Os produtos serão usados para o refinanciamento de alguns endividamentos existentes e para fins de capital de giro e corporativos gerais.
No âmbito da operação, as linhas de crédito rotativo não garantido existentes foram encerradas.
O Conselho recomendou o não-pagamento de um dividendo para o ano fiscal de 2012.
RESULTADOS reportados
No quarto trimestre, a perda líquida reportada (ação do grupo) foi de (1.372) milhões de Euros ou (0,60) de Euros por ação diluída (0,80) de dólares por ADS), incluindo o impacto negativo após os impostos dos lançamentos de Alocação de Preço de Compra de (163) milhões de Euros.
Resultados ajustados
Além dos resultados reportados, a Alcatel-Lucent está fornecendo resultados ajustados para proporcionar informações comparáveis significativas, que excluem os principais impactos não-monetários de lançamentos de Alocação do Preço de Venda (PPA) em relação à combinação de negócios da Lucent. A perda líquida (parte do grupo) ajustada2 do quarto trimestre de 2012 foi de (1.209) milhões de Euros ou (0,53) de Euros por ação diluída ((0,70) dólares por ADS), que inclui reestruturação de gastos de (247) milhões de Euros, uma encargo por depreciação de ativos de (690) milhões de Euros, um ganho de aditamento do plano de benefícios pós-aposentadoria de 169 milhões de Euros, um ganho financeiro líquido de 97 milhões de Euros, uma taxa de impostos ajustada de (733) milhões de Euros, relacionada, sobretudo à diminuição dos conhecidos ativos de impostos diferidos, e as taxas de juros não-controladas de (60) milhões de Euros.
COMENTÁRIO EXECUTIVO
REDES
Para o quarto trimestre de 2012, as receitas do segmento de Redes foram de 2.421 milhões de Euros, uma queda de 2,2% em comparação aos 2.476 milhões de Euros do trimestre do ano anterior, e um aumento de 10,7% em comparação aos 2.187 milhões de Euros do terceiro trimestre de 2012. Em taxas de câmbio de moeda constante, as receitas de Redes diminuíram 5,0% em comparação ao ano anterior e aumentaram 13,2% sequencialmente. O segmento registrou uma perda operacional2 ajustada1 de (103) milhões de Euros ou uma margem operacional de -4,3% em comparação com uma renda operacional2 ajustada1 de 82 milhões de Euros, ou uma margem de 3,3% no período do ano passado.
Principais destaques:
* As receitas para a divisão de IP atingiram seu nível mais elevado, 574 milhões de Euros, aumentando 26,4% em relação ao trimestre do ano anterior. O crescimento foi impulsionado pelo contínuo progresso nas Américas e por nossos avanços no Japão e China, que levou a região Ásia-Pacífico a apresentar um trimestre recorde em receitas de IP, superior a 100 milhões de Euros. Olhando para todo o ano de 2012, as vendas da divisão de IP aumentaram 24,2%, marcando um ano de aceleração de crescimento em relação a 2011. Atendendo à crescente demanda por transformação de rede all-IP e de backhaul móvel, nossos roteadores de IP foram agora selecionados por mais de 500 clientes em todo o mundo. A Indosat, da Indonésia, ou a Airtel África para seu backhaul móvel são dois exemplos das mais recentes vitórias. Fortalecendo nossas ofertas em backhaul móvel, também anunciamos a expansão de nosso portfólio a fim de oferecer aos provedores de serviço uma abordagem econômica ao fornecimento de backhaul móvel em uma variedade de tipos de celulares sem fio, agora incluindo pequenos celulares. A forte tração do roteador de núcleo 7950 XRS já se traduziu em 6 vitórias, incluindo a Telefônica, para atualizar suas redes IP a princípio na Argentina e na República Tcheca, e em mais de 20 testes.
* As receitas para a divisão Óptica foram de 565 milhões de Euros, uma queda de 22,0% em relação ao trimestre do ano anterior. Contra o declínio secular da antiga Óptica, persistindo durante todo o ano em cerca de -30%, nossa carteira WDM desacelerou seu ritmo de queda, de -14% no primeiro semestre de 2012 para quase zero no segundo semestre de 2012, o que agora representa mais da metade de nossas receitas de Óptica terrestre. A tração da nossa solução de próxima geração é destacada pelo seu melhor produto WDM, o Comutador de Serviço Fotônico (PSS – Photonic Service Switch): em 2012, representava 24% das receitas de Óptica terrestre, quase o dobro em relação ao ano anterior. A relativa cota de venda de 100G também apresentou um grande aumento, de 5% em 2011 para 12% em 2012, e estamos classificados no primeiro lugar em vendas de portas 100G até o momento, com 29% de participação no mercado (fonte: Dell’Oro) e 85 clientes em 45 países. Mais adiante, as plataformas 1830 e 100 G serão os principais propulsores para a recuperação da Óptica terrestre. Nos negócios submarinos, nossa carteira de encomendas cresceu nesse trimestre, e recentemente anunciamos 5 vitórias, de atualizações, como do sistema transpacífico entre o Japão e a Califórnia, até implementações de pronto uso, como o 100G Pacific Caribbean Cable System (PCCS), que irá ligar a Flórida ao Equador e vários outros países.
* As receitas da divisão de Wireless se estabilizaram em 913 milhões de Euros, com um aumento de 2,2% em relação ao trimestre do ano anterior, após quatro trimestres consecutivos de quedas de dois dígitos. Olhando para o ano todo de 2012, a transição do 2G/3G para o 4G na América do Norte e a persistente cautela geral no resto do mundo conduziram a uma queda de 35% em nossas antigas tecnologias, parcialmente compensadas por um saudável aumento em LTE. No quarto trimestre, o nosso negócio 4G LTE, impulsionado por fortes gastos dos provedores de serviços dos Estados Unidos, marcou seu mais alto trimestre de receitas da história e a qualidade da nossa solução é novamente demonstrada depois de termos sido escolhidos pela Oi do Brasil, pela Rio Tinto da Austrália Ocidental e por várias operadoras africanas, como a Smile da Tanzânia e Uganda. Os provedores de serviços veem uma crescente necessidade de usar Small Cells para aumentar a cobertura e capacidade. Atualmente, nossa tecnologia lightRadio Metro Cells está sendo experimentada por grandes provedores de serviço e já foi usada pela Telstra para fornecer uma cobertura adicional durante a Copa Melbourne da Austrália. Também anunciamos que a Askey Computer Corporation de Taiwan licenciará o nosso software residencial de Small Cells para permitir o desenvolvimento de produtos a fim de melhorar a qualidade e velocidade dos serviços 3G dentro das casas.
* Em 2012, as receitas marcaram o primeiro ano completo de crescimento do nosso negócio de Rede Fixa desde a fusão da Alcatel e Lucent, como resposta a um impulso da adesão das fibras ópticas em iniciativas de banda larga nacionais. No quarto trimestre, como resultado de uma base de comparação maior, as vendas de rede fixa diminuíram 7,4% em relação ao nível do ano passado, saltando para 388 milhões de Euros. O negócio de IP DSLAM teve uma ligeira queda compensada pelo crescimento sutil do negócio de fibra, impulsionado pelas Américas. Enviamos cerca de 1 milhão de portas GPON e no suporte à revitalização das redes de cobre, a nossa solução de vetorização manteve o seu sucesso no mercado, com nove contratos comerciais até o momento e mais de 40 testes em todo o mundo. A tração simultânea em tecnologias de fibra e cobre se reflete na diversidade de nossas conquistas anunciadas recentemente: enquanto a Turk Telekom implantou nossa solução VDSL2 para serviços de HDTV, a Bristol Tennessee Essencial Services (BTES), nos EUA, adquiriu nossos serviços de banda larga 1 Gigabit usando nossa tecnologia GPON e a Tunisiana escolheu tanto a nossa GPON quanto os produtos VDSL2.
* As vendas de produtos High Leverage Networks (HLN) aumentaram 7% em comparação com o trimestre do ano passado, alcançando 1,281 milhão de Euros no quarto trimestre de 2012. Em taxas de moeda constante, as vendas de HLN aumentaram 5% em relação ao trimestre do ano passado. Isso representa 53% das vendas de Redes, comparado aos 48% do ano passado. Durante todo o ano, as receitas dos produtos de Redes de próxima geração tiveram um aumento de 16% em 2012 em comparação com o ano anterior.
* O declínio na margem de operações regulares no trimestre do ano passado foi em grande parte devido a um mix de produtos e de geografia, especialmente no segmento wireless.
S3 (Software, Serviços e Soluções)
Para o quarto trimestre de 2012, as receitas do segmento S3 foram de 1.387 milhões de Euros, uma queda de 5,5% em comparação aos 1.315 milhões de Euros no trimestre do ano anterior, e um aumento de 20,1% em comparação aos 1.155 milhões de Euros no terceiro trimestre de 2012. Em taxas de câmbio de moeda constante, as receitas de S3 diminuíram 3,0%, em comparação ao ano anterior e aumentaram 22,5% sequencialmente. O segmento registrou um rendimento operacional1 ajustado2 de 235 milhões de Euros ou 16,9% das receitas, em comparação a um rendimento operacional1 ajustado2 de 170 milhões de Euros ou uma margem de 12,9% no período do ano passado.
Principais destaques:
* As receitas de nossos negócios de Serviços eram da ordem de 1.147 milhões, um aumento de 0,9% em relação ao trimestre do ano anterior. Refletindo a nossa iniciativa de rever e reestruturar nosso negócio de Serviços Gerenciados, as vendas desaceleraram, saltando dos dois dígitos de crescimento no primeiro semestre de 2012 para uma queda de um dígito no quarto trimestre. No final de 2012, abordamos metade dos contratos de diluição de margem, continuando a procurar novas oportunidades que carreguem maior conteúdo de valor agregado. Para citar um exemplo, fomos recentemente escolhidos pela Reliance Communications, na Índia, para assinatura de um contrato abrangente de serviços gerenciados de rede que amplia nosso relacionamento existente com o provedor de serviços para mais de US$ 1 bilhão ao longo de 8 anos e inclui ferramentas avançadas de otimização em tempo real para melhorar o desempenho da rede nas funções sem fio, rede fixa, longa distância e serviços públicos, bem como a modernização de suas operações. Nosso negócio de Serviços Profissionais manteve as tendências do trimestre anterior, crescendo a uma taxa de dois dígitos, impulsionada por um aumento em projetos estratégicos da indústria, em especial nas regiões EMEA e APAC. No quarto trimestre, nossas receitas de manutenção foram resilientes, lideradas pelas Américas, ligeiramente compensadas por outras regiões. A Network Build & Implementation (NBI) voltou a crescer, impulsionada principalmente por lançamentos de redes sem fio 4G na América do Norte.
* As receitas de Aplicações de Rede aumentaram 52,9% em relação ao nível do ano passado, saltando para 240 milhões de Euros no quarto trimestre, o que gerou um crescimento anual global total de 6,4%. Particularmente no quarto trimestre, dois segmentos apresentaram forte crescimento em comparação ao trimestre do ano anterior, impulsionados pela realização de projetos nas Américas que foram lançados no início do ano: tanto o Gerenciamento de Dados do Assinante quanto o sistema IMS de Voz sobre LTE se beneficiaram da migração para LTE na América do Norte. Isso destaca as significativas oportunidades de mercado nessas atividades daqui para frente. A tração do nosso negócio Motive Customer Experience Solutions (CxS) (antigo Motive) se manteve estável, visto que as receitas cresceram a uma alta taxa de um dígito em 2012. No quarto trimestre, fomos escolhidos pela BT para atualizar o conjunto do Motive Customer Experience Solutions com o software mais recente e implantar o novo Motive Data Collection Manager (DCM), que é usado para acompanhar o desempenho de dispositivos de comunicação nas casas das pessoas. Em outra parte do nosso portfólio de Aplicações de Rede, a Telkomsel na Indonésia escolheu nosso Proactive Services (serviços proativos) para identificar e otimizar o desempenho da rede a fim de melhorar a qualidade do serviço, monitorar o desempenho de rede e garantir a confiabilidade da rede. Também anunciamos que nossa solução “carrier cloud” Cloudband(tm) agora suporta uma maior variedade de softwares open source de computação na nuvem, bem como equipamentos de rede dos principais fornecedores de tecnologia.
* Nosso negócio “Strategic Industries” Services (que inclui energia, transporte e setor público) teve forte crescimento no trimestre, impulsionado pelas regiões APAC e EMEA, aumentando na faixa de dois dígitos em relação ao trimestre do ano anterior. Durante o quarto trimestre, apresentamos uma nova tecnologia de rede que permitirá que empresas de serviços públicos façam a distribuição de energia através de uma rede totalmente inteligente, desde a geração de energia até a entrega ao cliente, utilizando a nossa tecnologia de roteamento da Internet.
* A margem operacional ajustada do nosso negócio S3 obteve uma melhoria significativa em comparação ao trimestre do ano passado. Esta foi impulsionada por uma diminuição nos custos fixos, melhorias significativas na nossa atividade de Serviços Gerenciados e no mix de produtos em nossos negócios de Aplicações de Rede.
Enterprise
Para o quarto trimestre de 2012, as receitas em nosso negócio Enterprise foram de 207 milhões de Euros, uma queda de 3,7% em comparação aos 215 milhões de Euros do trimestre do ano anterior, e um aumento de 10,1% em comparação aos 188 milhões de Euros do terceiro trimestre de 2012. Em taxas de câmbio de moeda constante, nosso negócio Enterprise teve uma queda de 4,7% em comparação ao trimestre do ano anterior, e teve um aumento de 10,6% sequencialmente. O segmento registrou um rendimento operacional1 ajustado2 de 8 milhões de Euros ou 3,9% das receitas, em comparação a um rendimento operacional1 ajustado2 de 11 milhões de Euros ou uma margem de 5,1% no trimestre do ano anterior.
Principais destaques:
* A receita do nosso negócio Enterprise diminuiu 3,7% no quarto trimestre com uma estabilização nos pedidos. De uma perspectiva regional, vimos quedas na Europa, que foram parcialmente compensadas pelo crescimento na Ásia-Pacífico. No quarto trimestre, mantivemos o nosso sucesso no setor da educação, com vitórias em novos países emergentes e no setor de datacenter. Continuamos vendo um ramp-up global das nossas inovações com OpenTouch, agora com mais de 200 clientes utilizando nossa plataforma e aceleração diversos usuários de multimídia. No trimestre, a CandIT Media, uma empresa de soluções de mídia digital na Bélgica, escolheu a nossa abordagem integral de aplicação, usando nosso OmniSwitch 6900 para criar uma rede digital “content aware” a fim de suportar grandes picos de tráfego específicos para fluxos de mídia.
* Em comparação ao ano anterior, o ligeiro declínio na margem operacional ajustada do negócio da empresa foi impulsionado por volumes e mix de produtos menores, apesar de uma redução moderada das despesas operacionais no quarto trimestre.
A Alcatel-Lucent promoveu uma coletiva de imprensa e conferência de analistas em sua sede às 10h (horário de Brasília), que pode ser acompanhada pela transmissão de áudio no endereço
http://www.alcatel-lucent.com/4q2012
———————–
Notas
O Conselho de Administração da Alcatel-Lucent reuniu-se em 6 de fevereiro de 2013, examinou as demonstrações financeiras consolidadas do Grupo, de 31 de dezembro de 2012, e autorizou a emissão.
Todos os valores apresentados estão sendo auditados. Nenhuma cifra ajustada foi auditada. Demonstrações financeiras disponíveis no nosso site http://www.alcatel-lucent.com/4q2012
1- Renda operacional (perda) é a renda (perda) das atividades operacionais antes de custos de reestruturação, litígios, depreciação dos ativos, ganho (perda) na alienação de entidades consolidadas e aditamentos do plano de benefícios pós-aposentadoria.
2- “Ajustado” se refere ao fato de que exclui os principais impactos da alocação do preço de compra da Lucent.
3- “Fluxo de caixa operacional” é definido como fluxo de caixa após as mudanças no capital de giro e antes do pagamento de juros/impostos, despesa em dinheiro com reestruturação e despesa em dinheiro com pensão e OPEB. Os números de 2011 foram reapresentados após a alteração da apresentação divulgada na Nota 4 das demonstrações financeiras consolidadas.
Próximos anúncios de 2013
26 de abril de 2013: Resultados do primeiro trimestre de 2013