Próxima geração da Internet Móvel a 5G transformará a indústria como a conhecemos hoje
Quando o assunto é 5G, a maioria das pessoas pensa logo em celulares mais rápidos – mas o 5G vai muito além de uma internet móvel mais veloz.
Ele também é sinônimo de inteligência, análise, eficiência e inovação.
Tem o potencial de revolucionar e impulsionar indústrias inteiras em direção ao futuro. De infraestruturas para cidades e automação industrial a transportes e entretenimento, o 5G será uma força disruptiva que possibilitará novas invenções e inovações. E as primeiras redes 5G terão tecnologia Intel.
AT&T, Ericsson, Fox Innovation Labs, Fox Sports, Nokia e Warner Bros Entertainment, se unem à Intel para mostrar o que vem por aí com a tecnologia 5G
Há alguns dias, realizamos o evento 5G Summit em Los Angeles para destacar o progresso obtido durante o ano com os testes realizados juntamente a nossos parceiros durante e mostrar como as soluções 5G estão se tornando realidade com o apoio da tecnologia Intel.
Acreditamos que a próxima geração das comunicações irá revolucionar e transformar as redes e transmitir conteúdo de maneira mais atual, mais veloz e mais eficiente.
Como uma das principais incentivadoras da estratégia global 5G na Intel, fico muito feliz com nossa colaboração de longa data com empresas líderes dos setores de comunicação e mídia e com as inovações que estamos desenvolvendo em conjunto.
Ano de 2035
Até 2035, a cadeia de valor do 5G alcançará os 2,5 trilhões de dólares.
Seu “efeito multiplicador” irá produzir receitas em torno de 10 trilhões de dólares e espera-se que seu impacto econômico gere 2,2 milhões novos postos de trabalho apenas nos Estados Unidos (ou um impacto estimado de 420 bilhões de dólares no PIB norte-americano).
Esses benefícios serão sentidos tanto dentro quanto fora do setor de telecom.1
Parceiros e provedores
Os provedores de serviços de comunicação estão deixando as redes prontas para o 5G, trocando equipamentos de função fixa por plataformas de computação definidas por software e levando a inteligência até os limites da rede.
Essa mudança irá reduzir custos, oferecer maior controle e automação de redes e melhorar o desempenho da computação nos pontos em que ela é mais necessária.
A arquitetura da Intel tem papel fundamental na transformação e implantação do 5G oferecendo aos clientes a combinação perfeita de desempenho e flexibilidade para alimentar uma rede inteligente e onipresente.
Ao longo do ano, trabalhamos lado a lado com parceiros, operadores e empresas de mídia para conduzir mais de 25 testes bem-sucedidos de tecnologia 5G sem fio seguindo novos padrões para possibilitar uma implantação mais rápida dessa nova tecnologia.
Radio Access Networks (RAN) na vanguarda da inovação
Phil Twist, vice-presidente de Marketing da Nokia Networks, subiu ao palco durante o 5G Summit em Los Angeles para discutir os benefícios dos investimentos contínuos que a Intel vem fazendo em silício de rede de última geração.
Os processadores de alto desempenho da Intel são usados pelas soluções Nokia 5G E2E baseadas em arquitetura Nokia Future X – incluindo os chipsets ReefShark, acesso para rádio AirScale e soluções em nuvem AirFrame.
O Nokia ReefShark oferece capacidades de computação, redes e armazenamento de alto desempenho. Ele pode ser usado, por exemplo, para reduzir pela metade o tamanho de um equipamento de antena como o MIMO, e reduzir o consumo de energia de alguns equipamentos em até 64% em comparação com plataformas de gerações anteriores.
Quem também fez parte dessa apresentação foi Jawad Manssour, chefe de Gestão do portfólio de redes da Ericsson, responsável por articular de ponta a ponta a estratégia 5G da empresa.
Ele mostrou à plateia como a Ericsson integra tecnologias Intel a fim de impulsionar a inovação em toda RAN, rede e nuvem.
Ericsson e Intel são parceiras no desenvolvimento do 5G há quase cinco anos.
Nossa colaboração inclui veículos conectados, desenvolvimento de produtos, testes de redes e iniciativas setoriais, como a 5G Innovators Initiative (5GI2) que tem como objetivo acelerar a adoção do 5G sem fio e de inovações de rede no mundo todo.
O futuro da mídia e do 5G
Nos dias de hoje, o tráfego de vídeo é o que mais cresce – as previsões indicam que chegará a 45% de tudo o que circula pela rede ao ano até 2023. Em cinco anos, 73% de todo o tráfego móvel será composto por mídia. Esse número reflete o apetite dos consumidores por serviços de streaming, maior tempo de visualização e a evolução rumo a conteúdos com maior resolução.2
A baixa latência das redes 5G irá alimentar o crescimento da realidade virtual (VR) e da realidade aumentada (AR) e de outros tipos de entretenimento imersivo.
Indústria da diversão e cinema
Nossos parceiros no setor de mídia já estão explorando modelos de negócios e aplicações focadas na entrega de experiências novas e envolventes para aumentar o engajamento de seus clientes, especialmente os fãs de esportes e de filmes.
Em seguida, foi a vez de Vicky Colf, CTO da Warner Bros. Entertainment, falar sobre como a união de esforços entre Intel e Warner Bros.
para identificar as oportunidades que o 5G pode oferecer nas áreas de distribuição de mídia, novas mídias imersivas e engajamento de usuários.
A Warner Bros. irá usar o 5G e soluções de mobile edge computing (MEC) executadas via Intel para oferecer novos serviços a seus clientes, como entretenimento baseado em localização e jogos multiplayer. Com o auxílio do MEC, a Warner Bros.
poderá melhorar ainda mais a experiência de seus usuários com AR e VR, jogos e consumo de conteúdo, literalmente inventando o futuro do entretenimento com essas novas tecnologias e aumentando a eficiência no processamento de produção com o apoio da alta largura de banda e baixa latência do 5G.
Mídia e entretenimento
Já Fox Sports e o Fox Innovation Labs, ao lado da AT&T e Ericsson, aprofundaram a discussão sobre a convergência entre 5G, mídia e entretenimento para experiências mais personalizadas e eficientes, além de outros usos inéditos.
Durante o nosso painel sobre mídia e 5G, a Fox compartilhou dados de uma pesquisa recente realizada durante o torneio US Open de golfe – primeiro evento de golfe a ser transmitido ao vivo usando 5G no mundo.
A discussão destacou a inovação e colaboração que tornaram a tecnologia em realidade e a forma como os parceiros estão colaborando para alavancar seus pontos fortes e conhecimento para explorar uma série de novas oportunidades de mídia.
Michael Davies, vice-presidente sênior para Technical and Field Operations da Fox Sports abordou as reduções significativas de custos possibilitadas por uma rede 5G e destacou que a empresa está muito empolgada com o processo de amadurecimento em paralelo das tecnologias 5G, RV, RA e mídia.
O poder de redefinir setores
Em poucas palavras, o 5G, cargas de trabalho visual e um número crescente de relatos bem-sucedidos tanto de empresas quanto de clientes estão acelerando os investimentos em redes, aplicações, infraestrutura e dispositivos.
Ao lado de nossos parceiros, mostramos que a próxima geração de redes de comunicação terá o poder de redefinir setores inteiros. A transformação de rede, essencial para o futuro nessa tecnologia, já está acontecendo e está sendo coberta do começo ao fim pela Intel.
O 5G é executado com tecnologia Intel – da rede, para o cliente, para a nuvem.
Créditos Sandra Rivera
*Sandra L. Rivera é vice-presidente sênior e gerente geral do grupo de negócios Network Platforms Group da Intel.
1 Fonte: IHS, Janeiro de 2017: https://cdn.ihs.com/www/pdf/IHS-Technology-5G-Economic-Impact-Study.pdf
2 Fonte: Ericsson Mobility Report 2018
Sobre a Intel
A Intel Corporation (NASDAQ: INTC) expande as fronteiras da tecnologia para tornar as mais incríveis experiências possíveis. Informações sobre a Intel pode ser encontrada em newsroom.intel.com, newsroom.intel.com.br e intel.com.
Siga a Intel no Twitter e no Facebook: www.twitter.com/intelbrasil e www.facebook.com/intelbrasil.
Intel e o logo da Intel são maras registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.