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A inteligência emocional pode melhorar o relacionamento no trabalho

por Paulo Fernandes Maciel
Homem e máscaras Inteligência emocional no trabalho

5 Dicas para melhorar suas relações no trabalho usando A inteligência emocional

A inteligência emocional é o conjunto de condições emocionais e sociais que influenciam como nós nos expressamos, como mantemos relações sociais, como desenvolvemos e lidamos com desafios.
Mas como aplicar essa habilidade às relações de trabalho, onde as pessoas vêm de culturas diferentes? Cinco fatores que fornecem informações fundamentais para o desenvolvimento da inteligência emocional são: como eu me vejo, como eu me mostro, como eu interajo, como faço uso das informações emocionais para meu processo de tomada de decisão e como lido com o cenário de imprevisibilidade e mudanças.

Homem e máscaras Inteligência emocional no trabalho

Saiba como usar a inteligência emocional para melhorar seus relacionamentos sociais e profissionais

“Quando as pessoas estão com as suas inteligências emocionais desenvolvidas, cria-se um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Ao invés de desprendermos tempo e energia com o que é irrelevante, vamos focar no que de fato importa para a organização.”

Afirma Chris Melchíades, especialista em Inteligência Emocional, com mais de 20 anos de experiência na área de desenvolvimento humano.

5 dicas são fundamentais na hora de lidar com a sua inteligência emocional no trabalho:

Cérebro e coração nem gangorra inteligência emocional
Fortaleça sua autoestima

Busque feedbacks de terceiros sobre seus pontos positivos e negativos.

Faça um reconhecimento pessoal sobre o que você tem de bom e tente entender seus pontos de melhoria para se tornar uma pessoa e profissional cada vez melhor.

Expresse-se emocionalmente

Tente encontrar palavras e expressões físicas para transmitir seus sentimentos de uma forma que não seja prejudicial às outras pessoas.

Esse tipo de comportamento, no ambiente de trabalho, gera um clima de cooperatividade e de maior integração.

Tenha empatia

Antes de elaborar qualquer julgamento sobre seus companheiros de trabalho, coloquese no lugar dele e tente imaginar, a partir da perspectiva do outro, quais seriam os caminhos a seguir.

Isso aumenta a tolerância e diminui os conflitos.

Controle seu impulso

Não aja no calor da emoção.

Cometemos muitos erros quando agimos de forma impulsiva.

Sempre que for tomar uma decisão importante, espere para tomá-la no próximo dia, de cabeça fria.

O distanciamento da cena vai ajudá-lo na compreensão da situação.

Saiba como lidar melhor com a pressão

Muitas pessoas se sentem ameaçadas e tem reações negativas quando são obrigadas a trabalhar com pressão.

Saiba identificar os sinais que o seu corpo dá quando você está ficando sobrecarregado.

Crie estratégias para manter-se tranquilo em situações de estresse emocional.

Sobre Chris Melchíades:

Chris Melchíades é coach e especialista em Inteligência Emocional.

Empresária com 20 anos de experiência na área de desenvolvimento humano.

Fala sobre como desenvolver o cérebro, com base em estudos da neurociência, para ter mais inteligência emocional, melhorar relacionamentos na vida pessoal, familiar e trabalho.

Fala também sobre transição de carreira e clima organizacional.

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