5 Dicas para melhorar suas relações no trabalho usando A inteligência emocional
A inteligência emocional é o conjunto de condições emocionais e sociais que influenciam como nós nos expressamos, como mantemos relações sociais, como desenvolvemos e lidamos com desafios.
Mas como aplicar essa habilidade às relações de trabalho, onde as pessoas vêm de culturas diferentes? Cinco fatores que fornecem informações fundamentais para o desenvolvimento da inteligência emocional são: como eu me vejo, como eu me mostro, como eu interajo, como faço uso das informações emocionais para meu processo de tomada de decisão e como lido com o cenário de imprevisibilidade e mudanças.
Saiba como usar a inteligência emocional para melhorar seus relacionamentos sociais e profissionais
“Quando as pessoas estão com as suas inteligências emocionais desenvolvidas, cria-se um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Ao invés de desprendermos tempo e energia com o que é irrelevante, vamos focar no que de fato importa para a organização.”
Afirma Chris Melchíades, especialista em Inteligência Emocional, com mais de 20 anos de experiência na área de desenvolvimento humano.
5 dicas são fundamentais na hora de lidar com a sua inteligência emocional no trabalho:
Fortaleça sua autoestima
Busque feedbacks de terceiros sobre seus pontos positivos e negativos.
Faça um reconhecimento pessoal sobre o que você tem de bom e tente entender seus pontos de melhoria para se tornar uma pessoa e profissional cada vez melhor.
Expresse-se emocionalmente
Tente encontrar palavras e expressões físicas para transmitir seus sentimentos de uma forma que não seja prejudicial às outras pessoas.
Esse tipo de comportamento, no ambiente de trabalho, gera um clima de cooperatividade e de maior integração.
Tenha empatia
Antes de elaborar qualquer julgamento sobre seus companheiros de trabalho, coloquese no lugar dele e tente imaginar, a partir da perspectiva do outro, quais seriam os caminhos a seguir.
Isso aumenta a tolerância e diminui os conflitos.
Controle seu impulso
Não aja no calor da emoção.
Cometemos muitos erros quando agimos de forma impulsiva.
Sempre que for tomar uma decisão importante, espere para tomá-la no próximo dia, de cabeça fria.
O distanciamento da cena vai ajudá-lo na compreensão da situação.
Saiba como lidar melhor com a pressão
Muitas pessoas se sentem ameaçadas e tem reações negativas quando são obrigadas a trabalhar com pressão.
Saiba identificar os sinais que o seu corpo dá quando você está ficando sobrecarregado.
Crie estratégias para manter-se tranquilo em situações de estresse emocional.
Sobre Chris Melchíades:
Chris Melchíades é coach e especialista em Inteligência Emocional.
Empresária com 20 anos de experiência na área de desenvolvimento humano.
Fala sobre como desenvolver o cérebro, com base em estudos da neurociência, para ter mais inteligência emocional, melhorar relacionamentos na vida pessoal, familiar e trabalho.
Fala também sobre transição de carreira e clima organizacional.