Ferramenta permite que instituições públicas e privadas engajem seus consumidores por meio de dispositivos móveis. Sabesp é a primeira companhia a implementar o serviço, disponível desde o dia 01 de junho
A MTM Tecnologia, uma das empresas líderes no Brasil em desenvolvimento e licenciamento de soluções inovadoras para tecnologias móveis, lança uma ferramenta de crowdsourcing, que funciona como um canal de relacionamento inovador entre empresas e seus consumidores. A solução permite o registro e acompanhamento de ocorrências, além do envio e recebimento de mensagens de interesse do usuário.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é a primeira empresa a utilizar o serviço, com o lançamento do aplicativo no dia 01 de junho. O aplicativo da Sabesp pode ser baixado gratuitamente em aparelhos com sistemas iOS e Android. Com ele, é possível reportar problemas como vazamentos de água ou esgoto, enviar coordenadas e fotos do local e acompanhar o histórico de chamadas. O app possui ainda serviço de notificação baseado em PUSH que permite o envio de mensagens como a confirmação do protocolo de atendimento.
Com a ferramenta, a Sabesp espera obter benefícios como a redução nos custos de call center e comunicação com o cliente, mais agilidade no registro de uma ocorrência e mais informações (como coordenadas e imagens) sobre o problema a ser resolvido já na abertura do chamado. Com poucos dias de uso, a solução já se tornou um sucesso com mais de 1.000 consumidores da Sabesp registrados e pelo menos 100 ocorrências reportadas pelos usuários e acatadas pela empresa.
“Desenvolvemos essa solução com o objetivo de tornar mais ágil e assertiva a relação entre prestadores de serviços e seus respectivos clientes. Trata-se de uma tecnologia que pode ser totalmente personalizada para implementação em companhias públicas e privadas de todos os portes e segmentos”, afirma Gustavo Perez, Diretor Executivo da MTM Tecnologia. “A solução foi customizada e implantada na Sabesp em 45 dias. A nossa meta é reduzir esse tempo de implantação para apenas 30 dias nos próximos clientes“.
A ferramenta inclui formulários dinâmicos com suporte a cadastro de dados alfanuméricos, inclusão de fotos e localização geográfica permitindo que o cliente possa definir as informações que precisam ser preenchidas para cada tipo de chamado. Também possibilita o envio de alertas segmentados para os consumidores. Uma empresa de energia, por exemplo, pode enviar uma notificação de reparo da rede elétrica para um determinado bairro.
As informações podem ser acessadas pelo cliente via sistema de chamados disponibilizado com a solução ou via API (Application Programming Interface) e importadas para outras ferramentas como BI (Business Intelligence) e CRM (Customer Relationship Management). “Todo o ciclo de vida do sistema, que inclui a concepção, o design, a gestão, a manutenção, o suporte e a operação é de responsabilidade da MTM Tecnologia, ficando o cliente responsável pelo atendimento mais eficiente aos consumidores finais. As empresas interessadas precisam apenas adquirir a licença, implementar a ferramenta e preparar sua operação para absorver as informações provenientes da solução.”, diz Perez.
Sobre a MTM Tecnologia
A MTM Tecnologia é uma das empresas líderes no Brasil em desenvolvimento e licenciamento de soluções inovadoras com tecnologias móveis. É especializada na oferta de soluções e serviços que visam prover a mobilidade aos fluxos de trabalho de empresas de todos os portes. Entre suas ofertas estão soluções inovadoras de m-health para grandes instituições de saúde nacionais e internacionais, e soluções para automação de força de campo, além de realizarem o desenvolvimento de soluções sob demanda para diversos segmentos do mercado em mais de 13 países, por meio de vendas diretas e via parceiros que licenciam as suas plataformas.