O Google lançou o Chromecast, um novo aparelho que permite aproveitar recursos de conteúdos (streaming, vídeo, música, foto, jogos) de qualquer dispositivo móvel e projetá-lo no televisor de alta definição. Ele tem a forma de uma chave a ser encaixada na porta HMDI da TV. Graças a uma conexão de WiFi, é possível ver o conteúdo de seu computador, smartphone ou tablet, seja qual for o sistema operacional.
Ver os conteúdos do dispositivo na TV pelo Chromecast não impede de abrir outros aplicativos nos terminais móveis utilizados, sem afetar a difusão na tela grande. O mesmo vale para smartphones e tablets, que também poderão funcionar como controle remoto para aumentar/diminuir volume ou pausar o programa assistido.
No que diz respeito ao streaming, o Chromecast funciona até então com o YouTube, Google Play Movies & TV, Google Play Music e Netflix (nos países em que o serviço seja válido). Finalmente, uma nova funcionalidade do navegador do Chrome permitirá jogar qualquer uma das abas abertas no televisor.
Chromecast é compatível com aparelhos que funcionam com o Windows (desde Windows 7), Mac OS (10.7), iOS (6), Android (2.3) e também Chrome OS. A resolução de imagem máxima é de 1080p.
O produto rivaliza com a Apple TV, mais simples, menos cara e mais universal. O único problema é que ele exige necessariamente um televisor HD.
Ele já está à venda nos Estados Unidos por US$ 35 e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.