Home Hardware review: testamos algumas dezenas fans disponiveis no mercado

review: testamos algumas dezenas fans disponiveis no mercado

por Carlos Xandelly

Bom ! Enfim batemos a primeira etapa desta imensa bateria de testes com mais 50 Fans do mercado. Neste primeiro artigo mostraremos os resultados obtidos e suas comparações com as descrições dos fabricantes, bem como tentar levar ao usuário a possibilidade de agregar algum tipo de conhecimento dentro deste segmento e quem sabe auxiliar nos próximo upgrades em suas máquinas.

Para não ficar uma ‘salada de frutas’ , optamos por primeiramente trabalhar somente com as FANs de 120mm e futuramente as de 92mm e 140mm *(que serão publicados assim que forem finalizados os testes).

Algumas FANs foram cedidas em pares (para efeitos de bateria com dupla verificação ou testes) pela loja Terabyte, onde o usuário certamente poderá encontrar a pronta entrega todos estes modelos e muitos outros, com uma completa linha de acessórios gamers e hardware entusiasta.

DSCF4615 DSCF4619 DSCF4616 DSCF4617

IMG_4842 IMG_4844

[divider]

Equipamentos Utilizados

Afim de levar o resultado dentro de normas e padrões rigorosos, estamos estreando nosso mais recente equipamento de testes otimizados de FANs. Equipamento cedido gentilmente pela Cooler Master do Brasil. Trata-se de um FAN Tester Modelo PWM35 e que foi devidamente calibrado e certificado em sua entrega, estando assim dentro das mesmas normas e padrões dentro das empresas que certificam os níveis e mais diversas marcações nesta referência.

O Equipamento de bancada realiza individualmente até 63 testes dentro de uma única bateria, de maneira otimizada e gradativamente, registrando cada resultado nos seguintes parâmetros:

  • consumo máximo (CWM max)
  • consumo mínimo ( CWM mim)
  • rotação máxima (RPM m)
  • rotação mínima (RPM f)
  • tensão máxima (TWM max) – a maior voltagem aplicada
  • tensão mínima de operação (TWM min) – menor voltagem aplicada para a rotação das pás
  • Nível de rotação variada (variação ou oscilação)
  • Nível de ruído ou possível interferência eletromagnética
  • relação tensão versus RPM
  • teste de proteção contra curto
  • teste de pico máximo
  • teste de tensão final
  • entre outros mais específicos …

Como a maioria destes resultados pouco serão úteis aos usuários trabalharemos no modo programado de 21 baterias em cada FAN. Para cada FAN testada leva-se um tempo aproximado de 3 minutos e 37 segundos.

Resultados para montagem dos gráficos: descartaremos os resultados que não são de nosso interesse neste momento e elaboraremos os gráficos com os seguintes quesitos ou parâmetros:

  1. Noise dBa (resultado do nídel sonoro causado pelo funcionamento da FAN)
  2. Max Airflow – CFM – resultado aferido em anemômetro manual interligado ao equipamento portátil que registra os logs pela variação da passagem do ar e velocidade. A medida utilizada é a padrão m3/h

Assim baseados pelos resultados obtidos, apresentaremos um gráfico com a FAN mais silenciosa, a FAN mais ruidosa, e paralelamente as FANs com maiores fluxo de ar. Que é o que nos interessa neste momento, saber qual FAN é barulhenta e qual não é, bem como saber qual delas oferece o maior ‘vento’ para os mais diversos fins, sejam eles um radiador de um sistema de watercooler, um dissipador ou simplesmente o interior de um gabinete !

Apresentando assim nossos meios, vamos colocar em prática e conferir o que vem pela frente ! Sejam bem vindos, e a qualquer momento, por favor, não se intimide em questionar, perguntar ou agregar seus conhecimento ! Ficaremos agradecidos.

Você também pode gostar

2 comentários

Rafael_Morales 26 de julho de 2013 - 15:16

Como assim não testaram a AKASA VIPER ??

Responder
Parro 23 de julho de 2013 - 21:12

Muito show Xandelly , poderia colocar as opcoes para watercooler , ja que muitos tem essa duvida. Abraco

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações