ASUS Z87-A: Layout e recursos:
Em uma rápida passada de vista sobre Z87-A, a primeira coisa que salta aos olhos é o novo padrão de cores adotado pela ASUS (preto/dourado) que é muito mais chamativo que o antigo preto/azul… Particularmente, achamos o padrão antigo mais agradável e discreto mas com o tempo acabamos nos acostumando com as novas cores também.
Com os slots de expansão, são 2 Slots PCI-E 16X 3.0 (16X single-gpu, 8X dual-gpu), 1 Slot PCI-E 2.0 16X @ 4X e 2 PCI-E 1X e 2 PCI 32-bits. Com esse layout é possível fazer combinações de Crossfire/SLI com VGA’s com coolers triple-slot sem problemas com obstrução de portas SATA ou outros componentes importantes, o que é muito bom.
Com relação aos SATA’s, são 6 portas 3.0 fornecidas diretamente pelo chipset Z87. dispostas em um layout interessante e que não é muito comum de se ver… E é interessante porque facilita na hora de lidar com os cabos em um gabinete apertado ou com uma VGA longa já instalada.
Como é de praxe nas placas-mãe não pertencentes a linha ROG (exceção normalmente são as -Deluxe e -Premium), a Z87-A não possui botões on/off, reset ou um debug led que mostre os post-codes. Ao menos a ASUS colocou alguns leds que indicam em qual ponto do post que a placa está (CPU LED, RAM LED, GPU LED, BOOT) e apesar dessa solução não ter a mesma precisão dos post-codes, é algo de leitura e interpretação bem mais simples. :)
O codec de som da Z87-A é o ALC892 e ele conta com SNR de 95dBpara os DACs (A-weighting) e 90dB SNR (A-weighting) para os ADC’s, possui suporte a sistemas de som 7.1. Como será mostrado um pouco adiante, todos as 6 entradas/saidas de áudio estão presentes no painel traseiro dessa placa-mãe.
Com relação aos slots de memória, são 4 e usam os slots com travas em apenas um dos lados. Também podemos ver na foto o botãozinho responsável por ativar o útil MemOK!
No painel traseiro, a Z87-A oferece 6 USB’s (sendo 4 USB 3.0 e 2 USB 2.0), saídas de vídeo em diferentes pardrões (o que garante que é possível usar desde um velho monitor CRT ou até mesmo uma moderna TV LCD em conjunto com o IGP), 1x LAN e painel de som completo (saida óptica e 6 jacks).
Segue uma lista de todos os itens disponíveis:
1 x PS/2 keyboard/mouse combo port(s)
1 x DVI-D
1 x D-Sub
1 x DisplayPort
1 x HDMI
1 x LAN (RJ45) port(s)
4 x USB 3.0 (blue)
2 x USB 2.0
1 x Optical S/PDIF out
6 x Audio jack(s)
Para refrigeração do chipset, a ASUS empregou um dissipador de alumínio pintado de dourado que se mostrou eficiente na tarefa de manter a temperatura do Z87 em níveis aceitáveis mesmo durante nossos testes de BCLK Máximo, onde foi necessário inclusive algum overvolt no PCH.
Com relação aos dissipadores do VRM, temos 2 peças de alumínio que são presas por pinos plásticas com mola. Durante nossos testes, não notamos nenhum aquecimento anormal nessa área da placa-mãe, o que é ótimo.
Já com relação ao VRM, temos o design de 8 fases DIGI+, tal design tem sido utilizado pela ASUS em suas placas-mãe mais recentes e o mesmo tem algumas vantagens sobre soluções conhecidas (e consagradas) de outros fabricantes como a da Volterra, podemos enumerar as seguintes vantagens do DIGI+:
- Menor temperatura de operação.
- Possibilidade de alterar os componentes usados em prol de aumentar a corrente máxima suportada pelo VRM ou melhorar a qualidade da energia.
- Possibilidade de alterar com maior precisão via UEFI ou mesmo por software (on-the-fly) ajustes como LLC, Frequência de operação do VRM, OCP, entre outros…
Os capacitores usados pela ASUS também são de boa qualidade, em sua totalidade são fabricados pela Matsuhita.