[box_dark]RESULTADOS DOS TESTES[/box_dark]
Inicialmente medimos a carga sonora (nível de ruído da FAN da fonte). O Fabricante informa ser uma das mais silenciosas do mercado, e resolvemos conferir pessoalmente… segue
O seu ruído só é realmente perceptível quando o usuário toma ciência de que a fonte está ligada…ou se olhar diretamente para ela, caso contrário pouco ou quase nenhum barulho vem dela. Quando em tensão maior e a plataforma estava operando com overclock nos limites percebemos claramente que a FAN mudava de rotação inclusive indo ao seu RPM de maior ajuste. Ficamos bem satisfeitos em ver seu perfeito funcionamento.
Aproveitamos o mesmo embalo para medir fisicamente a tempertura interna do chassis. Este testes foir realizado da seguinte maneira: abrimos seus chassis, pegamos o sensor do Minipa 525 e fixamos o mesmo com termo dupla-face no maior dissipador interno dos componentes, depois passamos o pequeno cabo do sensor pela furação traseira da fonte e fechamos o chassis na sua originalidade.
A temperatura ambiente operou na faixa de 30,1º C e 30,7º C no OverLAB.
Os resultados seguem abaixo:
Os resultados ficaram dentro do esperado, e a FAN se mostrou altamente eficiente no fluxo de ar. A fonte da Seasonic foi utilizada em nossa bancada (fora do gabinete). Caso o usuário deseje refazer este teste é bem provável que a temperatura tenha um acréscimo na casa de 15 a 20% a mais do que os apresentados com a fonte fora do gabinete.
Teste contra curto-circuito e também de proteção
Não pensamos em fotografar o teste, mas ele é simples demais..nada especial, basta ter um pouco de coragem e confiar realmente no produto, neste caso a fonte da Seasonic.
Procuramos um conector 3 ou 4 pinos de alimentação de FANs disponível na mobo e que tenha fácil acesso, após pega-se uma chave de fenda e fecha um curto em seus pinos. Simples, Fácil e Rápido assim…sem frescurinhas…ou esse lance de proteção funciona ou já era a placa-mãe.
Aproveitamos para monitorar pelo multímetro e sensores se o corte de tensão também é imediato ou se existe um delay entre o momento do curto e o desarme da fonte. Neste caso ocorreu tudo perfeito, sem anomalias e nada de ruim aconteceu além do susto como é de costume ! Aquele velho ‘estalado’ zunido de curto e a fonte desarmou para nossa alegria..
1 comentário
Muito Obrigado! Ajudou bastante.