Praticamente todo dispositivo que levamos conosco para cima e para baixo fazem uso de cabo USB, tanto para transferência de dados como para carregar a baterias desses dispositivos.
Isto é um bom sinal para o futuro do USB: com a nova especificação Power Delivery, ele será capaz de fornecer até 100W de potência. Isto é o bastante para manter um laptop funcionando.
A novidade vale tanto para USB 3.0 como 2.0, e significa que novos cabos devem ser capazes de conduzir muito mais energia que os modelos atuais. Com 100 w de potência, você poderia ligar seu laptop via USB. Finalmente, chega uma solução universal para carregar todo tipo de gadget. E isto ainda os faz carregar mais rápido.
Há um detalhe: só hardwares futuros terá suporte a esta função você precisa de cabos novos e portas USB novas compatíveis com o Power Delivery. Mas quando isto chegar, o USB será capaz de diversos truques: enviar energia entre dois gadgets de forma inteligente; aumentar ou reduzir a transferência de energia; e tudo enquanto permanece compatível com portas e cabos USB antigo.
Felizmente, a nova tecnologia será inteligente o bastante para garantir que os dispositivos em cada ponta e mesmo o cabo sejam compatíveis com os 100 w de potência, para evitar acidentes com choque ou fogo. Isto significa que os cabos USB baratinhos que você compra por aí provavelmente não vão passar no teste, mas tudo bem com tanta energia passando pelo cabo, melhor ter um modelo mais seguro.
Ainda não existe uma previsão de disponibilidade no mercado, mas é certo que fará uma grande diferença para os usuários, em todos os sentidos.
Fonte Por veiculação FAP: DIHT IT-7554-OverBR
agenciado e Autor Leandro Andrade