Com a ajuda da super visão, reparamos que os 12 chips de memória Hynix H5GQ2H24AFA GDDR5 @ 6.6 GHz são os mesmos utilizados na poderosa ARES II do mesmo fabricante. Sendo a frequência nominal de 1650 Mhz com ajuste de tensão padrão em 1,6v. O que se torna imensurável o seu poder de overclock quando uma boa mão é usada sem medos em suas tensões, a escalada do limite dependerá única e exclusivamente da sua dissipação térmica. Já vimos estas memórias rodando em mais de 2230 Mhz nominais.
Toda essa memória é acessada pelo processador gráfico por uma interface de 384 bits.
Ainda dentro da ‘super visão’, recolhemos dados e informações para uma rápida pesquisa. Logo verificando que o design e o modo da construção da disposição destes chips em várias relações, são melhores que as adotadas em outros modelos e marcas. A ASUS conseguiu novamente personalizar e otimizar o design de engenharia relativo ao PCB da placa como um todo e não apenas se utilizou de componentes ‘escolhidos’ a dedo.
Sem dúvida alguma podemos afirmar categoricamente que a Matrix HD 7970 da marca taiwanesa vem ao mercado para competir com a MSI HD 7970 Lightning e para isso conta com excelente hardware e o peso do selo Republic of Gamers, criado pela Asus.
A velocidade da GPU teve melhoras nessa edição. No modelo DC2 Top, o clock era de 1000 MHz. A Matrix HD 7970 ganhou mais 100 MHz, alcançando 1100 MHz de frequência no processador, clock mais alto entre todas as Radeon HD 7970 no mercado atualmente. Ainda contando com nada mais e nada menos do que 2048 stream processors, as unidades responsáveis pelo trabalho bruto do processador gráfico, e 32 unidades ROPs.
[box_dark]o VRM sob ‘raio-X'[/box_dark]
DIGI+ VRM com Super Alloy Power de 20 fases
A MATRIX HD 7970 conta com fornecimento de energia de 20 fases para máxima performance, algo incomparável frente a qualquer outra placa. Sendo assim, ela oferece amplo espaço para ajustes experimentais de performance, com seu design de regulação digital de voltagem DIGI+ VRM aumentando a precisão em capacidades de overclock. Isto é ampliado pelo uso de capacitores Super Alloy Power, chokes e MOSFETS.
Estes componentes são fabricados sob pressão e temperaturas extremas para aumentar confiabilidade, rendimento de energia e vida útil da placa, enquanto elimina ruídos dos chokes. Outros modelos do mercado usam entre 14 e 16 fases nos seus projetos. O interessante também em nossos testes de temperaturas, que o dissipador da Matrix se saiu muito bem e foi capaz de lidar realmente com severas condições de uso ou ‘abuso’. Nas próximas páginas realizamos algumas baterias de testes.
3 comentários
só descobri este site hoje, mas antes tarde do que jamais….cada análise louca e cheia de conteúdo mais doido e extremamente detalhado…vocês são canais oficiais da Asus? Eles deixam fazer na placa tudo isso?
Acabei de receber a minha Matrix HD7970. Tô louco pra bota ela funcionar.
Meu DIOS! Que sonho de consumo!