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Energia, espaço e capacidade de resfriamento em data center

por Agência Canal Veiculação

Problemas relacionados à energia, espaço e capacidade de resfriamento do data center influenciam diretamente na inovação em TI, segundo o estudo “A função do data center no fornecimento de inovação nos negócios[1]”* divulgado pelo IDC. A pesquisa destaca que esses problemas reduzem a capacidade que a TI tem de oferecer suporte à inovação nos negócios e obter o valor máximo dos investimentos em hardware e software de TI.

De acordo com o estudo, aproximadamente 85% dos gerentes de data center garantem que os problemas relacionados à energia, espaço e capacidade de resfriamento do data center — bem como problemas com ativos e tempo de atividade — resultaram em distribuições de aplicativos adiadas ou canceladas, capacidade reduzida de oferecer suporte aos clientes e realocação inesperada do orçamento de OpEx e CapEx fora dos objetivos estratégicos durante o último ano.

Mais de 500 profissionais de TI e instalações em organizações de médio e grande porte na América do Norte, Europa Ocidental e América Latina participaram do estudo, que foi patrocinado pela CA Technologies.

“As organizações gastam bilhões de dólares todos os anos na infraestrutura implantada em seus data centers e ainda mais dinheiro em energia, resfriamento e na equipe de suporte de TI e instalações para garantir a alta disponibilidade dos aplicativos atuais e novos”, afirmou Richard Villars, vice-presidente de data center e nuvem no IDC e autor do estudo. “Essas empresas precisam assegurar que o investimento está sendo utilizado de maneira eficiente e eficaz, e oferecendo suporte para os objetivos gerais da empresa com a entrega de novos produtos e serviços inovadores”, completa.

Infelizmente, como o estudo revela, os problemas na infraestrutura do data center estão prejudicando significativamente o valor retornado por esses investimentos. Dentre os problemas específicos, citados por 84% dos respondentes que enfrentam o mau funcionamento da infraestrutura do data Center, estão inclusos: energia (27%), espaço (27%) e resfriamento (25%) — bem como desequilíbrios na capacidade em vários locais.

O estudo revelou os motivos mais comuns para que se ocorra erros no data center, incluindo:

· DATA CENTERS DESATUALIZADOS – 57% dos respondentes admitem
que seus data centers são “ineficientes” ou apenas
“moderadamente eficientes”.

· OPERAçõES DE DATA CENTER FRAGMENTADAS – Como a equipe de
TI e instalações gerencia vários aspectos das operações de data
center, as organizações não conseguem implementar processos,
diretivas ou métricas coerentes.

· INFORMAçõES DE DATA CENTER INCONSISTENTES – Sem uma
visibilidade clara das métricas principais da infraestrutura do data
center, os tomadores de decisão não conseguem planejar a capacidade
com precisão, detectar possíveis problemas proativamente ou otimizar
a alocação de recursos, como energia, resfriamento, conectividade de
rede, espaço de rack e área ocupada.

O estudo destaca o fato das ferramentas de gerenciamento do data center geralmente serem manuais e fragmentadas. Essa situação sugere que uma abordagem mais unificada para o DCIM (Data Center Infrastructure Management) permita capacitar as organizações a obter um valor maior dos investimentos em data center existentes, além de oferecer um suporte melhor à inovação nos negócios com base em TI.

“TI e instalações devem trabalhar juntas para fornecer a inovação que a alta gerência exige”, diz Villars. “Para ajudá-las a realizar esse processo, as organizações devem procurar implementar uma solução de DCIM que utiliza uma abordagem unificada de gerenciamento em todos os aspectos do data center”.

Mais da metade dos gerentes de data center que participaram da pesquisa disseram que ter uma solução de DCIM integrada seria valioso. Nas prioridades dos respondentes para uma solução de DCIM foram inclusos:

· Monitoramento em tempo real de energia, temperatura e
outras variáveis;

· Alertas e alarmes para energia e resfriamento;

· Gerenciamento de inventário e de ativos;

· Análise e planejamento de capacidade.

“Os data centers geram grandes desafios para as organizações atualmente e podem afetar a empresa”, destacou Terrence Clark, gerente geral de soluções para energia e sustentabilidade da CA Technologies. “As abordagens convencionais geralmente dificultam o monitoramento e o gerenciamento eficientes de espaço, energia, resfriamento e ativos do data center. Com o DCIM é possível enfrentar esses desafios e auxiliar as organizações para aproveitar a infraestrutura do data center a fim de obter uma maior eficiência, reduzir riscos e a adquirir a agilidade necessária para atender às
demandas de negócios cada vez maiores”.

Richard Villars, do IDC, Peter Gilbert, vice-presidente de estratégia de negócios de DCIM da CA Technologies, e Stephen Worn, diretor de tecnologia de dinâmica de data center, apresentarão as descobertas do estudo durante um webinar intitulado “O dilema do data center: otimizar a capacidade, reduzir os riscos e obter valor rapidamente. O DCIM pode oferecer tudo isso?”, que será realizado na quarta-feira, 28 de novembro, às 14 horas. Para se registrar e
participar, acesse http://bit.ly/SqOTKt.

Para fazer download do estudo, visite o site
www.ca.com/dcim-survey[2]. Para obter mais informações sobre o CA
DCIM, visite http://www.ca.com/dcim.

/* Documentação técnica do IDC patrocinada pela CA Technologies,
“A função do data center no fornecimento de inovação nos
negócios: usando o DCIM para oferecer uma abordagem de gerenciamento
comum” Doc. # 237737, novembro de 2012./

SOBRE A CA TECHNOLOGIES

A CA Technologies (NASDAQ: CA) fornece soluções de gerenciamento de
TI que ajudam os clientes a gerenciar e proteger ambientes de TI
complexos a fim de oferecer suporte a serviços de negócios ágeis.
As organizações utilizam o software e as soluções de SaaS da CA
Technologies para acelerar a inovação, transformar a infraestrutura
e proteger dados e identidades, do data center à nuvem. Saiba mais
sobre a CA Technologies em www.ca.com[3].

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