O sonho de qualquer entusiasta do cotidiano é possuir um notebook de altíssima performance (portanto com mobilidade) e ter uma máquina que possa ser levada para qualquer lugar com os jogos mais desafiantes e fortes do momento. Mas uma das grandes barreiras que acabam pesando no momento desta troca é a grande questão da temperatura dos Notebooks, em alguma máquinas de performance extrema para portáteis uma GTX 580 chega a atingir pouco mais de 90 Graus, fazendo com que fique impossível utilizar o portátil sobre o colo ou em espaço não arejado.
E que tal, se uma empresa líder mundial e especialista em fabricação de sistemas de refrigeração líquida selado viesse a público e anunciasse que estes problemas acabaram? A ASETEK que distribui versões OEM de vários kits para fabricantes de peso, como a Intel, Antec, Corsair, AMD, entre outros parece que vai colocar esta cereja no bolo e num grande e oportuno momento. O Mercado anda em alta demanda de portáteis. http://www.overbr.com.br
http://www.overbr.com.br
A ASETEK vem trabalhando no projeto que era mantido a 7 chaves a mais de 2 anos e após muitos e muitos protótipos chegaram ao que deve ser muito semelhante ao que será lançado no mercado a partir de Julho de 2012.
Pela imagem e pelo vídeo abaixo, percebe-se claramente que existe um pequeno sistema de loop fechado com 2 pequenos radiadores e 1 reservatório. Não existindo mangueiras as conexões são fixas e fabricadas em pequenos filamentos que se assemelham bastante com os heatpipes. Por estes tubos passam o líquido primeiramente da CPU, após passa por um radiador e segue para a GPU, entrando em outro radiador, o loop é fechado no reservatório voltando à bomba e reiniciando o ciclo.
Pelo vídeo olhando atentamente parece que existe uma espécie de coldplate que é instalado atrás do dissipador principal do processador e da placa de vídeo, e não um bloco em cima do processador, mas é apenas especulação, não tem como ver corretamente o esquema por este vídeo.
http://www.overbr.com.br
Segundo André S. Eriksen, CEO da Asetek esta nova tecnologia permitirá de vez quebrar os tabus que os notebooks não ‘prestam’ para jogos ou que esquentam demais; além de ser inovador também permitirá aos integradores OEM a montarem suas máquinas com o que mais avançado existe de hardware no mercado sem esbarrar com problemas gerados pelo calor.
Ainda, o primeiro fabricante parceiro Asetek a testar o protótipo (ainda não versão final de mercado) é a AlienWare. Revela ainda que esta solução estará disponível a vários integradores do mercado. A data para lançamento ao mercado ocorre a partir de julho de 2012 com notebooks já em pleno funcionamento.
3 comentários
Tenho um Dell Inspiron,tem como utilizar nele kit refrigeracao liquida?
Tem dell inspiro tem como usar este kit? Preço e como comprar?
queria comprar um i7 ou i5 com essa refrigeração!!