Primeira etapa da Spidcup indica uma temporada de grandes disputas
Pouco mais de duas mil pessoas passaram pela pista Spid, em Itatiba, interior de São Paulo, num final de semana que começou com chuva e terminou com altas temperaturas. Na sexta-feira, dia 14, a chuva forte molhou o asfalto no final do dia que em nada atrapalhou o rendimento das máquinas e o andamento das provas na Spidcup. No sábado e domingo os termômetros registraram temperatura de 38 graus e nada de chuva.
Sucesso de público da Spidcup na estreia de nova categoria e muita velocidade em Itatiba, interior de São Paulo
Destaque para a nova categoria, em duas rodas, DragBike. Sete pilotos se inscreveram. As feras de São de São Paulo e Rio Grande do Sul deram show na pista de 201 metros.
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Os pilotos andaram na casa dos 5 segundos.
Na categoria ProMod, a mais rápida do campeonato onde os carros passam de 300km/h, participaram 2 carros da equipe Artivinco Racing. Mas na próxima etapa a promessa é que aumente o maior número de veículos.
Devem marcar presença até 10 carros, o que seria o segundo maior grid do mundo na categoria. A ausência dos pilotos na abertura da temporada foi justificada pelas equipes que reclamam da falta de peças no mercado para dar mais potencia aos motores.
Blowers
A tendencia leva os mecânicos a mudar os motores equipamentos com turbos para que sejam instalados os blowers, equipamentos que ficam acima do motor e chamam bastante atenção. Os blowers também são conhecido como supercompressor ou supercharger, é um compressor de ar que aumenta a potência de um motor de combustão interna. É usado em carros de arrancada para aumentar a pressão e o volume de ar nos cilindros.
Com equipamentos parecidos, os pilotos vão ter que mostrar conhecimento no acerto dos carros, técnica apurada na direção e manter uma equipe de mecânicos competente. Só o conjunto que pode render títulos.
Na primeira etapa os recordes anuais são zerados. A primeira etapa serve de referência para que a organização da prova tenha referencias para as próximas provas.
Neste link tem todos os resultados da etapa inicial da Spidcup- www.produpark.com.br
Os pilotos e as equipes que são de todo o país já voltaram para casa e agora se preparam para a próxima etapa da Temporada SpidCup, de 4 a 6 de abril de 2025, em Itatiba. Veja o calendário completo.
Calendário Oficial da SPID CUP 2025
Confira todas as etapas desta temporada:
- 14 a 16 de fevereiro – Pré-Stage (Etapa 1)
- 04 a 06 de abril – Etapa 2
- 26 a 29 de junho – Etapa 3
- 01 a 03 de agosto – Etapa 4
- 03 a 05 de outubro – Etapa 5
- 20 a 23 de novembro – SPID FEST: O Festival da Arrancada Brasileira
(As provas começam às 9h da manhã.)
A Pista da Spidcup
A pista oferece um espaço com 1100 metros de extensão e 17 metros de largura. A estrutura garante a possibilidade de dois carros fazerem as arrancadas lado a lado. As provas tem formato de 201 ou 402 metros de aceleração contra o relógio.
A pista que foi projetada para oferecer o melhor desempenho aos carros e máxima segurança aos pilotos tem uma área de aceleração de 402 metros de concreto e o restante é de asfalto.
Ao final da pista vários equipamentos de segurança garantem a contenção de veículos em caso de falha dos freios. O projeto conta com pedra brita + rede de contenção + tambores d’agua e barreira final de contenção.
Para que o espetáculo atinja o mais alto grau de velocidade e adrenalina a pista recebe manutenção periódica para ficar limpa e nivelada. Antes das provas é aplicado um produto conhecido como VHT ou Track Bite. Em resumo, é uma camada de borracha líquida que cola no asfalto e ajuda os carros a se conectarem ao chão para melhorar a tração e força. O produto garante maior aderência e performance do veículo.