Após conquistar o 3º lugar na App Store brasileira e atingir a marca dos 25
mil downloads já na primeira semana de lançamento, agora o Smelly Cat, da
Ipanema Games, está entre os finalistas para Melhor Jogo do Ano, Melhor Jogo
para Smartphone e Melhor Jogabilidade no Brasil Game Show, maior evento de
games da América Latina.
Lançado em julho de 2011, o game para iPad, iPhone e iPod Touch Smelly Cat
<http://www.ipanemagames.com/smelly-cat/> , da desenvolvedora brasileira
Ipanema Games, conta a história de um gato fedido que precisa tomar banho
para conquistar uma gatinha. Com jogabilidade simples, desenhos feitos à mão
e gráficos bem elaborados, o jogo conseguiu o 3º lugar na App Store
brasileira após atingir a marca dos 25 mil downloads já na semana do
lançamento. Agora, ele está entre os três finalistas
<http://www.brasilgameshow.com.br/festival/finalistas> para as modalidades
de Jogo do Ano, Melhor Jogo Mobile e Melhor Jogabilidade do Brasil Game Show
<http://www.brasilgameshow.com.br/> , maior evento de games da América
Latina, que acontecerá no Rio de Janeiro, de cinco a sete de outubro.
A qualidade e a aceitação do Smelly Cat despertaram também o interesse da
Mobjoy Games, com a qual a Ipanema Games firmou recentemente um contrato de
publishing para o jogo. Estamos muito felizes com o grande sucesso
alcançado pelo Smelly Cat, que foi o primeiro jogo lançado pela Ipanema
Games. Isso com certeza nos mostra o potencial do mercado brasileiro para
este tipo de produto, afirmam Luiz Menezes e Bruno Machado, desenvolvedores
do game e fundadores da startup.
Expansão
Com a boa repercussão que o jogo teve no Brasil e no exterior, a Ipanema
Games já confirmou a expansão da versão inicial do Smelly Cat, que já está
disponível na App Store mundial e será liberada no Brasil em outubro. Na
nova versão haverá 120 fases, o dobro da versão anterior, que continha
apenas 60. Além disso, o game também terá um novo cenário: além do
tradicional banheiro, entra em cena o pet shop.
Bruno Machado explica que o objetivo do jogo continuará o mesmo, que é dar
banho no gatinho. Mas o cenário do pet shop é mais difícil do que o do
banheiro, diz. Tanto que, para compensar, os desenvolvedores adicionaram a
função “Skip Level”, ou seja, pular fase, que pode ser comprada por US$ 0,99
dentro do próprio aplicativo e dá ao jogador o direito de pular até três
níveis.
Além do Skip Level, outra função paga do jogo será o desbloqueio de parte
das fases da expansão, também por US$ 0,99. O Smelly Cat já vem com o
cenário do banheiro todo liberado, sendo possível jogar as 60 fases do
banheiro e mais 12 das 60 fases no Pet Shop de graça, explica Bruno.
Outros projetos
Sobre os planos futuros, Bruno garante que a Ipanema Games não ficará focada
apenas no Smelly Cat. Segundo ele, a companhia já prepara seu próximo jogo,
que será lançado em outubro. Enquanto o Smelly Cat é voltado a um público
casual, esse outro game será um jogo com mais ação e estratégia, fazendo com
que, na medida em que vai evoluindo, o jogador fique mais engajado,
comenta.
Com relação ao Smelly Cat, o executivo planeja fazer outro cenário, que
ainda não foi decidido. Talvez seja em um jardim ou até mesmo no espaço,
mas sempre buscando trazer itens novos para o gatinho interagir, afirma.
Sobre a Ipanema Games:
Dedicada a desenvolver jogos acessíveis a usuários de dispositivos móveis, a
Ipanema Games é uma startup que surgiu dentro de um Programa de
Empreendorismo da Ci&T, multinacional brasileira de TI, que busca nos seus
próprios colaboradores ideias criativas para a criação de novos negócios. A
partir de recursos e do expertise em desenvolvimento mobile da Ci&T, em
julho de 2011 a Ipanema Games colocou no mercado o seu primeiro aplicativo,
o Smelly Cat.