O mercado iGaming e sites de apostas possui grande potencial para exploração comercial no Brasil. Estima-se que o setor movimenta hoje cerca de R$ 4 bilhões no país. Somado a este dado, a limitação das pessoas por diversão e entretenimento com foco no online por conta da pandemia e os benefícios da nova legislação vigente fizeram com que aumentasse drasticamente o número de empresas de apostas online com operações no mercado brasileiro.
Inclusive o Brasil tem se tornado um dos maiores usuários deste tipo de divertimento, com o crescimento repentino e acelerado durante os anos de 2020 e 2021, justamente durante o período de confinamento.
O que é o iGaming?
O iGaming tem uma referência da palavra inglesa “Gambling” que tem a tradução em “aposta” termo utilizado, por jogos de azar, ou de sorte bem utilizados em cassinos e bares que realizam algum tipo de jogo com apostas.
Este nome é atualizado, modernizando os conceitos dos cassinos na criação do método de aposta, nas plataformas digitais, que com a junção do “i” que vem de “internet” e que “Gaming” significa “jogando” em inglês. Essa mistura de i = internet e Gaming = jogando resultou na famosa combinação e que tem uma crescente popularidade no mundo, o “iGaming”.
Como funciona o mundo do iGaming
O iGaming em geral é o conjunto de jogos de cassino que existe na internet. Desde roletas, pôquer, Blackjack ou bingo. Esses jogos e apostas passaram a ser feitos de casa, com os dispositivos de plataformas móveis, como celulares, Smart tvs, tablets, entre outros dispositivos.
A adaptação desses jogos de cassino ao mundo virtual fez com que eles incorporassem características próprias do universo Gaming. Isto é, pegando aspectos e tecnologias encontrados em jogos de videogames e aplicando nos cassinos online, o que ajuda os clientes a ter uma melhor experiência do jogo (User Experience).
Sobre a questão de segurança, é comum que alguns usuários ainda estejam receosos diante de uma casa de apostas online. Afinal, golpes na internet é o que não faltam atualmente em qualquer segmento e muitas pessoas ainda tem a ideia de que cassinos não são confiáveis. Porém, uma empresa de iGaming de grande porte preza por manter sua reputação e com certeza trabalhará no mercado para quebrar este medo por parte de alguns clientes. E atualmente no Brasil, muitas empresas de jogos online, sejam de apostas esportivas ou cassinos online, operam de forma segura e regulamentada.
Legislação atual no Brasil
A Lei nº 14.183/2021, sancionada em julho de 2021 pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro, alterou pontos importantes da Lei nº 13.748/2018, viabilizando a exploração comercial de apostas esportivas de cota fixa no país. Nesta alteração, foram excluídos da base tributável o Imposto de Renda (IR) sobre os prêmios, premiações a serem pagas, e o pagamento da contribuição previdenciária sobre a arrecadação total.
Entretanto, as apostas esportivas online só são 100% legalizadas no Brasil se forem exploradas por empresas sediadas em outros países em que haja a total regulamentação da atividade de apostas. Por este motivo, ainda não existe empresas de apostas nacionais com atuação de forma regular dentro no mercado brasileiro.
Crescimento rápido e acelerado no país
Com a legalização da exploração comercial de sites de apostas online sediados em países onde as apostas são totalmente regulamentadas, o Brasil tornou-se o grande foco dos investimentos em publicidade deste segmento nesses dois últimos anos.
Atualmente, as marcas de sites de aposta estão dominando o futebol brasileiro. Além de grandes nomes de jogadores, comentaristas e ex-jogadores de futebol, apresentando diversas marcas de sites de aposta nos comerciais de TV, rádio e Internet; quase todos os clubes de futebol da séria “A” do Campeonato Brasileiro possuem um contrato de patrocínio com algum site de apostas. Dos 20 clubes da série “A” do Brasileirão, 19 deles são patrocinados por sites de apostas esportivas. E se somarmos os 40 clubes das séries “A” e “B”, 33 deles têm entre seus patrocinadores empresas deste segmento.
Até mesmo o narrador Galvão Bueno possui um contrato de longo prazo com uma empresa de apostas esportivas. O principal nome da grade de esportes da Rede Globo fechou um contrato com a empresa Pixbet, no final do ano de 2021 para ser o garoto propaganda da marca. Além deste primeiro acordo do apresentador do “Bem Amigos” do SporTV, outras marcas como; Betfair, Sportsbet.io e Sportingbet são frequentes anunciantes durante os intervalos das transmissões dos jogos e programas esportivos comandados pelo Galvão Bueno.
Oportunidades do setor de iGaming (apostas)
Com um mercado estimado de R$ 4 bilhões, uma população superior a 210 milhões de habitantes e uma nova legislação para estímulo; à operação legalizada de empresas de apostas online no país, é inegável que o Brasil passa a ser o centro das atenções para exploração comercial no mercado de apostas.
Inúmeras marcas de sites de apostas são vistas hoje investindo milhões de reais no mercado publicitário brasileiro. Mas o que a maioria dessas empresas não sabem é que, por se tratar de um país de proporção continental; ele também possui características regionalizadas bem diversificadas e muito diferentes umas das outras. Somente as marcas que investirem em uma estratégia de marketing orientada por dados conseguirão entender as características e peculiaridades de cada região o país. Com isto, elas otimizarão os seus recursos, com campanhas de marketing realmente eficientes; e desta forma conseguirão sobressair neste mercado tão competitivo, mas que estará em plena expansão durante os próximos anos.
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