Confiram e conheçam a trajetória da maior estrela do poker feminino brasileiro
Em vários países, as mulheres vêm ganhando cada vez mais protagonismo no poker profissional. E, no Brasil, uma das maiores potências globais da modalidade, não é diferente.
O poker feminino nacional está muito bem representado por competidoras de altíssimo nível técnico, com destaque especial para a catarinense Lauriê “Lali” Tournier.
Natural de Joinville, Lali não é só o maior nome do esporte feminino no país, como também é uma das principais streamers dessa modalidade de cartas na cena brasileira. Sendo que, graças a seu currículo extenso de conquistas e representatividade nas mesas há mais de uma década, ela passou a ser reconhecida como a “Rainha do Poker Brasileiro”.
A seguir, vamos contar um pouco da trajetória dessa grande competidora catarinense no poker, que antes de alcançar o estrelato no mundo das cartas, praticou outro popular esporte da mente, o xadrez.
O pontapé inicial de Lali no esporte da mente
Assim como muitos outros jogadores de destaque no poker, Lali iniciou a trajetória no esporte da mente pelo xadrez, que também é jogo de muita paciência, requer alto poder de concentração por parte dos jogadores e é repleto de nuances estratégicas. O famoso software Deep Blue, por exemplo, é capaz de analisar até 200 milhões de posições potenciais por segundo.
A história no jogo de tabuleiro começou muito cedo na vida de Lali. Ao lado de amigas, ela entrou para o clube de xadrez e rapidamente se apaixonou por esse popular jogo de tabuleiro.
Em várias entrevistas para a mídia brasileira, inclusive, a catarinense já disse que sonhava em ser a melhor jogadora do mundo de xadrez. Além disso, Lali também relatou ter aprendido a gostar do ambiente competitivo de torneios nessa modalidade.
Por fim, ela disputou torneios de xadrez até 2010, chegando a representar Joinville nos Jogos Abertos — série de competições estaduais que incentiva a prática do esporte no Brasil.
A transição para o poker
Quando já estava começando a ficar craque no xadrez, Lali finalmente iniciou a sua prática no poker. Sendo que o ponto da virada em sua vida como jogadora aconteceu quando ela conheceu o competidor de poker Rafael Mores, em 2010.
Um dos maiores jogadores da modalidade da atualidade e hoje marido de Lali, o paulista “Rafa” Moraes foi o grande incentivador para que a catarinense começasse a desenvolver a sua habilidade estratégica no jogo.
Nessa época, Lali tinha 20 anos e cursava faculdade de economia. Mas, como ela queria se dedicar ao poker, trancou o curso na universidade e passou a focar dia e noite nas cartas.
Em pouco tempo, Lali começou a se destacar em torneios de pequeno porte. E isso foi o suficiente para ela perceber que o seu futuro no poker era promissor — de fato, os resultados viriam a provar que ela estava certa.
Grandes resultados conquistados no poker levaram Lali para o estrelato da modalidade
Competidora versátil, Lali já provou ser uma grande jogadora tanto em competições de poker online, quanto em eventos presenciais ao vivo.
O maior feito na carreira da catarinense, até aqui, foi ter conquistado o bicampeonato na prestigiada série WCOOP, o Campeonato Mundial de Poker Online. E após ter faturado o título que concretizou o seu bicampeonato mundial, em 2021, ela passou a ser chamada pela comunidade da modalidade como a “Rainha do Poker Brasileiro” — status que ela mantém com propriedade.
Além disso, em 2023, Lauriê Tournier se tornou a primeira competidora da história a conquistar todos os passes (Gold, Silver, Bronze e Platinum) na emocionante disputa do PokerStars Power Path, torneio de poker que dá aos vencedores a oportunidade de poder jogar os maiores eventos online e ao vivo do planeta.
Carreira de streamer na Twitch: o “lado B” de Lali
Assim como Lali é uma das maiores jogadoras de poker do país, ela também se destaca como uma importante streamer da modalidade. Em seu canal “Lali”, na plataforma da Twitch, a profissional catarinense conta com mais de 25 mil seguidores ativos.
Por lá, ela realiza transmissões ao vivo de suas partidas online, compartilhando com os seguidores as suas jogadas e conceitos estratégicos no ponto de vista de uma competidora profissional de elevado nível técnico.