Conheça 5 curiosidades sobre a história da IA
A Inteligência Artificial (IA) já está por toda parte.
Mas de onde veio a IA? Que momentos da sua história que devemos lembrar?
A Inteligência Artificial está na moda.
Todo dia vemos histórias novas e interessantes sobre sua utilização.
Só que, como toda tecnologia, a jornada da IA não foi simples e poucos imaginam quanto empenho foi necessário para chegar ao resultado que temos hoje.
Mas de onde veio a IA? Que momentos da sua história que devemos lembrar?
Portanto, decidi olhar para trás e enumerar cinco dos principais momentos da história que influenciaram o seu desenvolvimento:
1 – Conhecido como o pai dos computadores modernos, Alan Turing publicou um artigo em 1950 descrevendo o Teste de Turing – também conhecido como “Jogo da Imitação” – que testou se uma máquina poderia convencer uma pessoa a pensar que ela era humana.
Esse teste deu origem ao que conhecemos hoje como filosofia da inteligência artificial.
O nome
2 – O cientista da computação John McCarthy cunhou o termo “inteligência artificial” em 1956, numa conferência na Universidade de Dartmouth.
Depois disso, o governo dos EUA concedeu financiamento a McCarthy e ao colega cientista Marvin Minsky para desenvolver a IA e ajudar a fortalecer a posição do país na Guerra Fria, contra a Rússia. Muitos esforços foram feitos no uso da inteligência artificial para entender os padrões da língua russa.
O que eles esperavam era traduzir documentos russos em maior escala e mais rapidamente.
Tempos difíceis
3 – A década de 1970 representou o inverno da vida da IA.
Os financiamentos governamentais foram cortados, já que não houve progresso suficiente.
Em 1973, o professor Sir James Lighthill argumentou que as máquinas nunca seriam capazes de alcançar mais do que um nível “amador experiente” no xadrez.
4 – Em 1997, após um aumento no financiamento para a IA e seu sucesso comercial nos anos 80, o supercomputador Deep Blue da IBM venceu o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov.
O Deep Blue foi capaz de analisar até 200 milhões de posições potenciais por segundo.
Redes neurais
5 – Em 2016, uma equipe do Google ensinou um computador a guardar segredos criando redes neurais que podem criptografar informações e ocultá-las umas das outras.
Eles ensinaram as redes “Alice” e “Bob” a criptografar informações e compartilhá-las umas com as outras, evitando que a terceira rede chamada “Eve” a decifrasse.
Hoje, com a IA se tornando mais acessível em diversas vertentes, seja nas indústrias ou nas casas das pessoas, só podemos esperar por um futuro cada vez mais inteligente
. Desafios de segurança e confiabilidade ainda estão postos, mas fica também a curiosidade sobre em que nível estará a Inteligência Artificial daqui 5 anos.
Dada a velocidade dos avanços, é possível que tenhamos uma nova lista com mais do que 5 novos fatos históricos para contar!
*por Paulo Henneberg, Field Marketing Manager da Hitachi Vantara
Sobre a Hitachi Vantara
A Hitachi Vantara, subsidiária integral da Hitachi, Ltd., ajuda líderes a encontrar e utilizar o valor de seus dados para inovar de forma inteligente e atingir os resultados importantes para as empresas e a sociedade.
A empresa combina tecnologia, propriedade intelectual e conhecimento do setor para fornecer soluções de gerenciamento de dados que ajudem as empresas a melhorar as experiências de seus clientes, desenvolver novos fluxos de receita e reduzir os custos dos negócios.
A Hitachi Vantara aumenta a capacidade de inovação corporativa, combinando tecnologias de informação e operacional ( TI e TO) e conhecimento de domínio.
A companhia trabalha com organizações em todos os lugares para gerar dados que tragam resultados significativos.
Acesse: www.HitachiVantara.com
Sobre a Hitachi, Ltd.
A Hitachi, Ltd. (TSE: 6501), sediada em Tóquio, no Japão, oferece inovações que atendem aos desafios da sociedade.
As receitas consolidadas da empresa para o ano de 2016 (encerrado em 31 de março de 2017) totalizaram 81,8 bilhões de dólares.
O Grupo Hitachi é líder global em Inovação Social e tem aproximadamente 304 mil funcionários em todo o mundo.
Por meio da criação colaborativa, a Hitachi fornece soluções para clientes em diversos setores, incluindo indústria, energia e distribuição, água, desenvolvimento urbano, finanças, governo, público e saúde. Para mais informações, visite http://www.hitachi.com
Conecte-se com a Hitachi Vantara
• Twitter
• LinkedIn
• Facebook