Home / Games / Brasil Game Cup estreia no Rio de Janeiro com tudo o que um gamer pode querer

Brasil Game Cup estreia no Rio de Janeiro com tudo o que um gamer pode querer

De 7 a 9 de abril, no Centro de Convenções SulAmérica,
público poderá assistir a campeonatos com times profissionais de e-Sports, jogar à vontade games clássicos e atuais, acompanhar uma maratona de desenvolvimento de jogos entre estudantes, encontrar seus ídolos do YouTube e dos esportes eletrônicos, acompanhar corridas de drones, participar de concursos de cosplay e muito mais.

Games

Rio de Janeiro, 7 de abril de 2017 – O público carioca tem inúmeros motivos para correr até o Centro de Convenções SulAmérica de hoje, 07, a domingo, 09 de abril. Em sua estreia no Rio de Janeiro, a Brasil Game Cup tem tudo o que jogadores e entusiastas de games podem esperar de um evento de jogos eletrônicos:

campeonatos, área para jogar, exposição com consoles das oito gerações, desafios, prêmios, drones, realidade virtual, cosplayers, ídolos da internet e diversas empresas do setor com muitas novidades.
A BGC chega à Cidade Maravilhosa com a chancela da Brasil Game Show, a maior feira de games da América Latina, que está à frente da organização do inédito evento carioca.

A primeira edição independente e regional da BGC é uma homenagem à cidade do Rio de Janeiro, berço da BGS e dos milhares de visitantes que desde 2012, quando a feira mudou para São Paulo, continuam prestigiando o evento.

“Foram os cariocas que em 2002 participaram do embrião da BGS, o Game Churrasco, em São Gonçalo, e que hoje são o segundo maior público da feira, em São Paulo”, disse Marcelo Tavares, fundador e CEO da Brasil Game Cup e da Brasil Game Show.
Campeonatos:
Os e-Sports são uma das grandes atrações da BGC e não vai deixar faltar emoção ao evento.

Em uma área com palco, telão, plateia, narradores e toda estrutura necessária para oferecer uma experiência imersiva e intensa, o público poderá acompanhar de perto disputa entre times profissionais de três dos principais jogos do atual cenário competitivo de games:

Overwatch, Dota 2 e Counter Strike:

Global Offensive. A cada dia de BGC será realizada a final de um dos três campeonatos, que distribuirão um total de R$46 mil aos participantes.
Sexta-feira (07 de abril): 15h, finais de Overwatch entre os times BGH e Keep.
Sábado (08 de abril): 15h, finais de Dota 2 entre os times SG e-Sports e Midas Club Elite.
Domingo (09 de abril): 16h, finais de Counter Strike: Global Offensive entre os times Ilha da Macacada e Keyd Stars.
Às 19h de sexta-feira, os visitantes também poderão acompanhar um showmatch entre profissionais de Hearthstone;

Que mostrarão as novidades de Jornada Um’Goro, a mais nova expansão do card game da Blizzard.
Tanto os campeonatos quanto o showmatch de Hearthstone serão apresentados por Nyvi Estephan.

Drone Racing:
Quem quiser levantar voo com um drone e sair driblando obstáculos em alta velocidade terá uma grande oportunidade na Brasil Game Cup. Na área Drone Racing, os interessados poderão disputar competições diárias e concorrer a prêmios.

Para participar é preciso se inscrever gratuitamente pelo site http://brasilgamecup.com.br/area-drone-racing/, levar seu próprio drone e seguir as especificações de equipamentos para a corrida, como ter uma câmera frontal.
As competições acontecem nos três dias de BGC e são em formato “time trial”, ou seja, corrida contra o relógio, para que não haja risco de colisão.

Quem fizer o percurso no menor tempo leva a premiação do dia.
Além das corridas, a Drone Brazukas, empresa parceira da BGC, promoverá corridas de exibição e uma exposição com os aparelhos Phantom 4 Pro e DJI MAVIC, dois lançamentos do mercado.
Cosplay Zone Kinoplex:
Cosplayers de todas as idades podem participar de concursos diários na BGC e ganhar um ano de cinema grátis nas salas Kinoplex.

As competições de cosplay acontecerão no palco principal após as partidas dos torneios de Overwatch e Dota 2, nos dias 07 e 08 de abril, respectivamente.

Já no último dia de evento, 09/04, os concursos acontecerão antes da final de Counter Strike:

Global Offensive (CS:GO). As inscrições serão realizadas no local e estarão disponíveis para todos os visitantes.

A avaliação dos participantes será realizada por um júri formado por representantes da Cosplay Zone e do Kinoplex.
Dez participantes serão premiados com um ano de cinema na rede Kinoplex, sendo as três melhores caracterizações de sexta;

As quatro melhores de sábado e as três melhores de domingo.
Evolução do Videogame:
Os visitantes da BGC também terão a chance de fazer uma grande viagem pelos 45 anos de história dos games. A exposição “A Evolução do Videogame” exibirá quase 150 consoles do acervo pessoal de Marcelo Tavares, o maior colecionador de games do Brasil.
Entre os consoles que poderão ser vistos no evento estão modelos icônicos, como Telejogo, Atari, Jaguar, Odissey, ChannelF, Game & Watch, Microvision, Famicom, Neo Geo, Nintendinho (NES), Mega Drive, Master System, Nintendo 64 e GameBoy. Mais informações sobre a área “A Evolução do Videogame” estão disponíveis em https://youtu.be/hkGUGxsq9-A.
Arena Free Play:
Quem quiser se divertir com os controles na mão e ainda desafiar os amigos poderá participar de campeonatos retrô;

E jogar na arena Free Play, onde haverá 50 máquinas arcade com títulos clássicos à disposição dos visitantes.
Meet & Greet:
Grandes nomes do YouTube, dos e-Sports e do futebol encontrarão seus fãs na BGC.

Todos os dias, das 14h às 20h, ídolos dos games e dos esportes estarão na área Meet & Greet da BGC para encontrar com fãs, tirar fotos e dar autógrafos.

Entre os destaques estão Totoro (canais Totorial e Porta dos Fundos), Nyvi Estephan (apresentadora);

Octávio Neto (narrador e apresentador do Esporte Interativo), Rafifa (jogador profissional de FIFA do Paris Saint Germain/França);

Dudu Cearense e Luis Ricardo (jogadores de futebol do Botafogo).
 07 de abril (sexta-feira)
14h – Dudu Cearense e Luis Ricardo (jogadores do Botafogo)
15h – Juninho (youtuber do canal JuninhoBH), Afinco (youtuber do canal Afinco) e Digo (jogador profissional de FIFA)
16h – Nyvi Estephan (apresentadora)
17h – Maestro (jogador profissional de FIFA)
18h – Croco (youtuber do canal CrocodilloGames), Rafifa (jogador profissional de FIFA do Paris Saint Germain/França) e Drico (youtuber do canal DricoGamer)
19h – Drako (youtuber do canal Drako), Muuh (youtuber do canal MuuhPro) e Maestro (jogador profissional de FIFA)20h – Kenya Sommerfeld (apresentadora do canal da BGS no Youtube)
 08 de abril (sábado)
14h – Renan (youtuber do canal RenanKillRJ) e Bruno (youtuber do canal BrunoFPS)
15h – Totoro (youtuber do canal Totorial e integrante do Porta dos Fundos)
16h – Nyvi Estephan (apresentadora)
17h – Romanov (youtuber do canal RomanovGamer)
18h – Kleber (youtuber do canal Apocalipse Games)
19h – Kenya Sommerfeld (apresentadora do canal da BGS no Youtube)20h – Croco (youtuber do canal CrocodilloGames), Afinco (youtuber do canal Afinco), Drako (youtuber do canal Drako) e Muuh (youtuber do canal MuuhPro)
 09 de abril (domingo)
14h – Octavio Neto (narrador e apresentador do Esporte Interativo)
15h – Drico (youtuber do canal DricoGamer), Juninho (youtuber do canal JuninhoBH), Drako (youtuber do canal Drako) e Vini (jogador profissional de FIFA).
16h – Kenya Sommerfeld (apresentadora do canal da BGS no Youtube)
17h – Nyvi Estephan (apresentadora)
18h – Rafifa (jogador profissional de FIFA do Paris Saint Germain/França), Digo (jogador profissional de FIFA), Maestro (jogador profissional de FIFA) e Vini (jogador profissional de FIFA).
19h – Bárbara Nerd (youtuber do canal Barbaridade Nerd)20h – Jogadores SG e-Sports (time profissional de Dota 2)
Brasil Game Jam:
Estudantes de cursos relacionados à produção de jogos digitais terão apenas 48 horas para criar um game do zero e com tema surpresa. As equipes formadas por alunos da UFF/UFRJ/INFNET, FIAP, UVA/SENAI, Zion, UFF e GAMEscola ficarão acampadas dentro do evento a partir das 14h de sexta-feira, 07/04, e só sairão às 14h de domingo, 09/04.
Ao final, os seis jogos criados ficarão à disposição do público, que poderá experimentar e eleger seu preferido. Além do voto popular, os jogos serão submetidos a uma banca avaliadora selecionada pelos organizadores do evento, que indicará o vencedor da competição.
Área Indie e Indie Meeting:
A BGC abriu as portas para os desenvolvedores independentes e terá duas áreas para que esses profissionais apresentem seus trabalhos e contem suas experiências.

Diariamente, das 14h às 20h, no Indie Meeting serão realizadas seis palestras com temáticas que interessam tanto a quem deseja entrar nesse mercado, como àqueles que já fazem parte do universo dos games ou querem entender os desafios dessa indústria.
Quanto aos palestrantes, são todos brasileiros, gamers e reconhecidos por seus trabalhos nesse mercado. Alguns de seus projetos, inclusive, poderão ser vistos de perto na Área Indie:
– Aiyra: O estúdio de Niterói leva para a BGC seu game online de cartas “Ederon” e um título surpresa, que será revelado no evento. Visitantes poderão se divertir em duas estações de jogo no estande da Aiyra e em outras duas na Arena Free Play.
– Aplicativo Nacional: A startup mineira que apoia os desenvolvedores brasileiros de aplicativos móveis participa da BGC;

Com os jogos “Dark Elf” e “The Wild”, que estarão disponíveis para testes em duas estações.
– Byrobot: Com sede na Coreia do Sul, a empresa que produz e comercializa os drones Petrone fará demonstrações em uma miniarena durante a BGC.

Além de curtir as exibições, os visitantes poderão testar simuladores e participar de sorteios de brindes.
– Genos Studios: Leva para a Brasil Game Cup seu jogo do gênero MMO de estratégia em tempo real “Rise of Foederati”.

O público poderá testar uma versão demo do modo PvP e conhecer detalhes do game;

Que tem cerca de 15 línguas mortas usadas nas falas dos personagens.
– Square 12: Mostra na BGC o seu jogo mobile “Bad Merlin”, que poderá ser testado pelos visitantes em três estações com iPads.

O game é uma aventura em que o Rei Arthur e Guinevere estão presos em um tabuleiro místico e precisam impedir que o astuto Merlim controle o mundo.
– Stream Soft: O estúdio paulista mostra na Brasil Game Cup os games “Skykings”, para plataformas móveis, e “Ducks vs Aliens”, para PC.

O primeiro é um jogo do estilo shoot’n’up que remete aos clássicos jogos de nave do Atari, enquanto o segundo é uma aventura de ficção científica em que um ataque extraterrestre coloca a população mundial em alerta e gera consequências inesperadas

Programação completa das palestras

 07 de abril (sexta-feira)
14h – Tema: “Primeiros passos para desenvolver meu game”. Palestrante: Tarcisio Michels de Oliveira, fundador da StreamSoft e desenvolvedor da Skykings.
15h – Tema: “Rise of the Foederati Desbravando o séc. V europeu”. Palestrante: Alan Beling, desenvolvedor dos jogos Rise of the Foederati, 7 Days to Die, Darkest Dungeon e Rimworld
16h – Tema: “Disseminando a cultura indígena brasileira através do Novo Mundo: The Wild”. Palestrante: Alan Marcos Santos das Neves, desenvolvedor indie e parceiro da Aplicativo Nacional
17h – Tema: “Continuar a arte de outra pessoa? Claro! Eu consigo sim! :)”. Palestrante: Carolina Caravana, diretora de arte da Aiyra, trabalhou com Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco
18h – Tema: “Apresentação do Petrone: O Primeiro drone de batalha inteligente do Mundo”. Palestrante: Vitor Dantas, empresário e engenheiro da Byrobot19h – Tema: “#girlpower no mercado de games”. Palestrante: Nicole Barbosa, dona da Square12
 08 de abril (sábado)
14h – Tema: “Primeiros passos para desenvolver meu game”. Palestrante: Tarcisio Michels de Oliveira, fundador da StreamSoft e desenvolvedor da Skykings.
15h – Tema: “Make Brasil Great Again: como as desenvolvedoras de games brasileiras podem se inserir no mercado internacional”. Palestrante: Nicole Barbosa, dona da Square12
16h – Tema: “Como iniciar e seguir a carreira indie de games”. Palestrante: Alan Beling, desenvolvedor dos jogos Rise of the Foederati, 7 Days to Die, Darkest Dungeon e Rimworld
17h – Tema: “Games Autorais e o Equilíbrio da Empresa Indie”. Palestrante: Adrian Laubisch, diretor e game designer da Aiyra
18h – Tema: “Apresentação do Petrone: O Primeiro drone de batalha inteligente do Mundo”. Palestrante: Vitor Dantas, empresário e engenheiro da Byrobot19h – Tema: “Disseminando a cultura indígena brasileira através do Novo Mundo: The Wild”. Palestrante: Alan Marcos Santos das Neves, desenvolvedor indie e parceiro da Aplicativo Nacional
 09 de abril (domingo)
14h – Tema: “Primeiros passos para desenvolver meu game”.

Palestrante: Tarcisio Michels de Oliveira, fundador da StreamSoft e desenvolvedor da Skykings.
15h – Tema: “Disseminando a cultura indígena brasileira através do Novo Mundo: The Wild”. Palestrante: Alan Marcos Santos das Neves, desenvolvedor indie e parceiro da Aplicativo Nacional
16h – Tema: “O Desafio de Games Free2Play em Empresas Indies”. Palestrante: Adrian Laubisch, diretor e game designer da Aiyra
17h – Tema: “Perspectivas, tendências e previsões do mercado de games mundial”. Palestrante: Alan Beling, desenvolvedor dos jogos Rise of the Foederati, 7 Days to Die, Darkest Dungeon e Rimworld
18h – Tema: “Não sei nada de games mas quero empreender, HOW THE HELL I DO THIS?”. Palestrante: Nicole Barbosa, dona da Square1219h – Tema: “Apresentação do Petrone: O Primeiro drone de batalha inteligente do Mundo”. Palestrante: Vitor Dantas, empresário e engenheiro da Byrobot.
Empresas participantes
Os vistantes da BGC também poderão se divertir com as novidades de dezenas de empresas que participarão do evento, como Aiyra, Aplicativo Nacional, Botafogo, Blizzard, Byrobot, Cogumelo Corp, Drone Brazukas, Editora Europa, Famath, Flamengo, Fluminense, GAMEscola, Geek 42, Geek Tag, Genos Studios, HyperX, Kinoplex, Legião Nerd, Loja Oficial da BGS, Piticas, Saraiva, Square12, StreamSoft Games, Tecdrive Xfire, TNT, Transamérica, Vasco da Game, World of Collectibles e Zion.
A Zion, por exemplo, levará ao evento um simulador de voo em que o usuário tem a sensação de estar em um passeio de asa delta.

Os participantes serão erguidos por um gancho que dá a liberdade para que faça diversos movimentos.
No estande da Saraiva, os visitantes poderão degustar jogos e fones de ouvido, além de participar de minitorneios, adquirir livros e HQs com até 60% de desconto, games com até 40%, artigos de informática, acessórios, camisetas e colecionáveis, entre outros itens.
Já a HyperX venderá todos os produtos de alta performance para gamers de sua linha;

Como teclados, headsets, mouse pads, SSDs e memórias.
Ingressos :
Individual (meia-entrada) – R$ 59 (ingresso para 1 dia de evento – 07, 08 ou 09 de abril).
Passaporte (meia-entrada) – R$ 118 (acesso a todos os dias de evento – 07, 08 e 09 de abril)

Premium – R$349 (acesso a todos os dias de evento, com entrada diferenciada;

Sem filas e local VIP na plateia do campeonato).
Todos os ingressos disponíveis podem ser adquiridos em opções combo que incluem a publicação “Brasil Game Show;

O livro”, que conta a história da BGS, por um acréscimo de apenas R$20.
Doação de alimentos:
Além de estudantes com carteirinhas, idosos, professores e pessoas com deficiência, doadores de 1kg de alimento não-perecível;

Também têm direito ao benefício da meia-entrada na Brasil Game Cup.

Para ter o desconto, basta informar sobre a doação no momento da compra do ingresso;

E levar os alimentos no dia do evento.
Todas as doações serão encaminhadas à instituição Casa de Recuperação Jardim de Deus (http://jardimdedeus.com/sobrenos.html), especializada em tratamento de pessoas com dependência química.
Serviço – BGC Rio de Janeiro 2017
Quando: 07 a 09 de abril de 2017
Onde: Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de JaneiroEndereço: Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ
Sobre a Brasil Game Cup:

Criada em 2014 pela BGS, a BGC é um evento de games com competições nacionais de esportes eletrônicos, com classificatórias online e finais presenciais.

Em 2017, já estão confirmadas a BGC Rio de Janeiro, de 7 a 9 de abril;

E a BGC São Paulo, que será realizada dentro da Brasil Game Show.
Sobre a Brasil Game Show :

Realizada pela primeira vez em 2009 na capital carioca como Rio Game Show;

A BGS está a caminho de sua décima edição.

Em 2017, a maior feira de games da América Latina e o segundo maior evento do setor no mundo;

Em área utilizada será realizada de 11 a 15 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*