Home Gadget Tablets as novas ‘armas’ para combater o crime

Tablets as novas ‘armas’ para combater o crime

por Agência Canal Veiculação

[box_dark]Em Taubaté, 107 aparelhos começam a ser instalados, mas até o final do ano a frota da PM da região estará toda equipada[/box_dark]

Rogério Marques

A partir desta semana a Polícia Militar do Vale do Paraíba vai contar com uma ferramenta extra no combate à criminalidade da região: os tablets. Somente em Taubaté serão 107 equipamentos que começam a ser instalados a partir do próximo 3.
Até final do ano toda a frota da PM região estará equipada com os terminais.
Equipamento que virou febre entre os aficionados por novidades tecnológicas, os terminais móveis agora serão utilizados pelos policiais para agilizar consultas de todo o sistema de informação e inteligência da polícia.
Segundo o major Francisco das Chagas, comandante do 5º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior) em Taubaté, de dentro da viatura os policiais poderão ter acesso a todos os bancos de dados e descobrir rapidamente se um suspeito abordado tem passagens, se está com algum mandado de prisão expedido, se o veículo que ele está utilizando é de origem criminosa, além de poderem registrar ocorrências.
Ainda de acordo com o major, com o auxílio dos tablets deve haver um descongestionamento das linhas do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), a central de consultas via rádio que hoje os policiais utilizam para solicitar que os atendentes levantem informações de pessoas e placas. “Atualmente com a consulta via rádio pode ter 20 policiais querendo fazer uma consulta ao Copom ao mesmo tempo e pode acarretar congestionamentos, agora eles mesmos poderão fazer todas as pesquisas necessárias, dar sequência na ocorrência e agilizar o retorno também ao patrulhamento nas ruas”, disse o major.

Monitoramento. Os equipamentos também vão contar com GPS, que será utilizado tanto para direcionar o policial que estiver na direção do veículo para chegar ainda mais rápido em uma ocorrência, quanto para o comando acompanhar o deslocamento das viaturas e direcionar as equipes de forma mais eficiente para o atendimento das ocorrências, conforme a localização dos policiais.
O tablet tem também câmeras embutidas e todas as imagens poderão ser captadas com áudio e as gravações enviadas para o Copom, proporcionando que o comando acompanhe as ocorrências quando necessário.

Treinamento. Para aprender a manusear os aparelhos, os comandantes das companhias e batalhões vão passar nesta segunda-feira por treinamentos no CPI1 em São José dos Campos e serão multiplicadores do conhecimento entre os demais policiais na região.

SAIBA MAIS

Tablets no vale
Começam a ser instalados nas viaturas do Vale no dia 3. A área do 5º BPMPI de Taubaté deve receber 107 aparelhos

Modelos
Os Terminais Móveis de Dados vão ficar nos carros e os Terminais Portáteis de Dados, para policiamento a pé e de bikes

Consultas
OS equipamentos vão contar também com GPS, além de agilizar todo o tipo de consultas hidrantes as abordagens nas ruas desde fichas criminais pessoais e de e placas

Investimento
O Governo do Estado investiu cerca de R$ 23 milhões na compra de mais de 11 mil tablets e R$ 4,4 milhões em 6.500 terminais portáteis de dados

Capitão aposta em mais rapidez
Taubaté
A sessão de operações do 5º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Inteiro), responsável por mapear a criminalidade e definir pontos de atuação das companhias deve utilizar a nova tecnologia dos tablets para disseminar ainda mais rápido informações que possam ser utilizadas no combate ao crime na cidade.
Segundo o capitão Waldomiro Medeiros, com o auxílio dos equipamentos os comandantes de operações, por exemplo, poderão ter acesso mais rapidamente às informações do setor de inteligência e direcionar o policiamento conforme a necessidade.
“Dentro do batalhão poderão ter homens por exemplo cruzando dados e repassando para quem tiver na rua instantaneamente, tanto as informações como as instruções do setor de inteligência”, disse o capitão Medeiros.

 

Por agência

Luara Leimig
Taubaté

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações