Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, a empresa por trás do Ubuntu Linux, irá anunciar durante o “Ubuntu Developer Summit” em Orlando, flórida, que o Ubuntu em breve estará em smartphones, tablets e TVs. Em entrevista antes do evento, Shuttleworth afirma que seu foco agora é continuar trabalhando no Ubuntu 12.04, que será a próxima versão do Ubuntu com suporte, e depois investir em levar o Ubuntu a outros dispositivos.
Apesar da Canonical não ter afirmado nada sobre portar o Unity, seu UI baseado no GNOME, para algo a mais que desktops, o visual do Unity parece bem natural para tablets, além do que Jono Bacon afirmou na ocasião do lançamento do Unity (outono de 2010) que “todas as peças estão no lugar para o lançamento de um tabletUbuntu”.
Acontece que não são apenas peças técnicas. Segundo Shuttleworthm, eles tem procurado por parceiros por 18 meses para trazer o Ubuntu para smartphones e tablets. Ainda assim, não espera-se uma versão portátil do Ubuntu até meados de 2014 (Ubuntu 14.04). Quando questionado sobre a disputa de mercado com marcas já consolidadas como Apple e Android, Shuttleworthm respondeu que as empresas querem diversificar, e lembrou que a compra da Motorola pela Google levou desconfiança a vários fabricantes e a busca por sistemas operacionais alternativos.