Depois do sucesso com o seu primeiro chip Exynos, o Exynos 4210 (1.2 Ghz), que foi utilizado em quase todos os modelos Galaxy S II, a Samsung introduziu um novo processador Exynos. Apelidado de Exynos 4212, este processador de aplicações é apontado aos dispositivos móveis, ostentando dois núcleos Cortex A9 a 1.5 GHz, o que lhe confere um desempenho muito mais elevado quando comparado com o Exynos original.
Além de um desempenho superior ao nível da computação, o Exynos 4212 oferece um desempenho em aplicações 3D até 50% superior, quando comparado com o seu antecessor. O consumo também foi otimizado graças à utilização do processo de fabrico High-K Metal Gate (HKMG) a 32nm, que veio reduzir o consumo em cerca de 30%.
As características do Exynos 4212 não acabam por aqui, o processador da Samsung possui também um codec acelerador que suporta imagens fixas, gravação de vídeo, reprodução a 1080p, um processador e um processador de imagem com suporte para o interface HDMI 1.4-. As primeiras amostras do Samsung Exynos 4212 estarão disponíveis no último trimestre deste ano.