Na virada de ano costuma-se comemorar com muita alegria a chegada do ano vindouro, inclusive com trocas de presentes ou o planejamento de aquisições que serão feitas nos próximos meses. Tudo é muito alegre e festivo não é mesmo? Mas para muitos, este final de ano foi tenso e muito complicado.
Segundo os dados levantados pelo OverBR junto aos orgãos de reclamações em geral via WEB, < neste link > assustadoramente o número de reclamações sobre compras mal feitas, produtos estragados, não entregues, quebrados, e golpes aumentam mais de 350% nestes últimos 2 meses do final de 2011. Isto é algo que sem dúvida precisa ser revisto urgentemente por nossas autoridades e pela Lei Brasileira que regula e organiza o comércio virtual.
A principal reclamação ou a mais feita pelos compradores caem diretamente sobre os sites de compras coletivas, que em sua maioria (quase 70% das reclamações) se referem à aquisição do produto em meados de outubro/novembro e que até o presente momento não recebem seus produtos. O Prazo em média estipulado pelos sites é de até 45 dias.
Em outros casos também referem-se ao recebimento do produto, porém não conforme o anunciado, em muitas vezes, produtos errados ou até mesmo modelos semelhantes mas bem inferiores anunciados nestes sites.
O Jeito é ficar de olho, sempre investigar antes de fechar qualquer tipo de negócio virtual, principalmente nos sites de compras coletivas. Ler o ‘contrato’ e as normas de entrega dos produtos, bem como o prazo informado, não estando de acordo pule fora. Mas se você foi mais um destes lesados, você deve procurar seus direitos e o primeiro passo é juntar toda a documentação, recibos e faturas e se dirigir ao Procom mais perto de sua residência, após pode-se também abrir um Boletim de OCorrência, e por fim procurar um Advogado, ao qual lhe passará as devidas orientações permissíveis neste caso.
Fique atento, e na desconfiança, pule fora ! Quanto a esmola é muita, até os Santos desconfiam !