Aplicativo “PRTG para Android” propicia o controle remoto de rede através de smartphones com sistema operacional do Google, ou que sejam usuários do Kindle Fire HD.
Com o novo aplicativo “PRTG para Android”, os usuários de smartphones que possuem pelo menos a versão 4.0 do sistema operacional do Google e/ou do Kindle Fire HD podem monitorar remotamente sua infraestrutura de TI com o PRTG Network Monitor. Como na interface da web, todos os sensores de dados para a rede são exibidos ordenadamente em sondas, grupos e dispositivos. Os administradores podem usar o aplicativo, por exemplo, para visualizar dados, confirmar alarmes e pausar o monitoramento, conforme seus objetivos individuais ou coletivos.
Com várias opções de notificação, o usuário é imediatamente alertado caso ocorra qualquer falha. Além disso, ele pode manter-se atualizado por meio de widgets, que exibem na tela inicial o status global do sensor de um servidor PRTG ou mostra outros importantes sensores de dados. O “PRTG para Android” está disponível para download na Play Store do Google e na Amazon Appstore.
Para usar o aplicativo PRTG Core Server é necessária pelo menos a versão 13.1 do software, que é acessível através do dispositivo móvel. O aplicativo se conecta ao servidor, a fim de mostrar a configuração de monitoramento sobre os dispositivos móveis. Se um administrador gerar um número do servidor independente do PRTG, ele consegue configurá-los no aplicativo, alternar em conjunto os servidores e receber alertas por um serviço background. No caso de imprevistos, os valores são medidos para que não ocorram falhas.
Usando o aplicativo, o administrador pode visualizar os gráficos de monitoramento em tempo real, além de mudar a prioridade e o status de seu sensor favorito. É possível ainda pausar ou continuar o monitoramento, reconhecer alarmes que desencadeiam sensores de varreduras e que iniciam diretamente um auto discovery, assim como recuperar o histórico de dados.
Widgets úteis fornecem informações em um piscar de olhos
A facilidade de uso é sustentada pelos novos widgets, que refletem tanto o status do sensor global quanto canais de sensores individuais como “velocímetro” na tela inicial. Dessa forma, o usuário estará sempre atualizado, mesmo sem abrir o aplicativo. O serviço de notificação, que pode ser configurado individualmente, garante que os alarmes alcancem o usuário de qualquer maneira, por meio de um serviço background que é atualizado em intervalos regulares, relatórios de falhas ou panes diretamente na barra de status do Android e pode ser notificado também por som ou vibração.
Independentemente do tamanho da tela do dispositivo utilizado, o aplicativo “PRTG para Android” ajusta automaticamente a tela para que o usuário possa ver o máximo de informação possível em um piscar de olhos. Os desenvolvedores do aplicativo também têm considerado o uso de dados móveis. Para evitar grandes quantidades de dados, gráficos dos sensores são carregados apenas quando o usuário solicita. E caso o usuário tenha conexão de internet móvel ou esteja conectado via Wi-Fi, o sinal é instantâneo.
Código QR viabiliza o acompanhamento por dispositivos móveis
Se o usuário estiver navegando na webinterface padrão do PRTG e quiser obter a mesma informação em seu dispositivo móvel, ele pode escanear diretamente o código QR na tela e ver imediatamente a página correspondente no seu aplicativo PRTG. Também é possível que os administradores preencham seus servidores racks com códigos QR impressos, a fim de acessar o monitoramento de dados de um dispositivo específico na sala do servidor em seu smartphone.
Útil, mesmo sem um servidor PRTG Core
Os administradores que não possuem nenhuma instalação PRTG, também se beneficiam com o novo aplicativo. Mesmo sem estar conectado a um servidor central, o aplicativo fornece uma “caixa de ferramentas” úteis. Diretamente do smartphone ou do tablet, a rede pode ser verificada através do Ping, Traceroute ou DNS query. Respostas do servidor da Web (Raw HTTP) podem ser iniciadas e controladas no dispositivo móvel também. Um “banco de dados MAC” fornece informações simples como, por exemplo, a qual circuito e fabricante o endereço Mac pertence.
O aplicativo “PRTG para Android” é gratuito e está disponível no site do Google Play Store e na Amazon AppStore. Mais informações e os links para o download gratuito podem ser encontrados aqui: www.paessler.com/blog/2013/06/24/prtg/prtg-for-android-out-now .
Aplicativo PRTG para Android
Sobre a Paessler AG
Paessler AG é líder no desenvolvimento de softwares para monitoramento de rede por oferecer soluções de acompanhamento e teste de redes mais poderosos, acessíveis e fáceis de usar. O conjunto de software da empresa com os produtos certos oferece tranquilidade, confiança e conveniência para negócios de todos os tamanhos – de pequenos escritórios e home-offices a grandes corporações, incluindo mais de 70% das empresas que figuram na Fortune 100. Baseada em Nuremberg, Alemanha, o alcance global da Paessler inclui mais de 150 mil instalações ativas de produtos. Fundada em 1997, a Paessler AG continua sendo uma empresa de capital fechado e é reconhecida tanto como parceira de desenvolvimento da Cisco Developer Network quanto da VMware Technology Alliance Partner. Para mais informações, acesse www.br.paessler.com .