A Claro, por meio do Claro Recicla, programa de coleta e reciclagem de celulares, e do Claro Clube, programa de relacionamento da operadora, lança nova promoção para incentivar as pessoas a descartarem de forma correta os celulares e baterias fora de uso. Até o dia 31 de maio, os clientes Claro Clube Pós que depositarem o material nas urnas do Claro Recicla podem ganhar até 1.000 pontos no programa.
Se o cliente pós-pago descartar um celular completo (aparelho e bateria), ganha 200 pontos. Se for um celular sem bateria ou apenas uma bateria de celular, ganha 100 pontos. A pontuação é limitada a 1.000 durante a vigência da campanha, independentemente da quantidade entregue.
A promoção é válida somente para clientes Claro Clube Pós; porém, os consumidores de outras operadoras também podem depositar o material obsoleto de qualquer fabricante nas urnas coletoras da companhia.
São cerca de 2 mil pontos de coleta do Claro Recicla, instalados em lojas próprias e agentes autorizados em todo o Brasil. Para participar, basta ir até uma loja e se identificar como cliente Claro Clube Pós. A pontuação, válida por 24 meses, será creditada imediatamente e poderá ser trocada por bônus para a compra de vários produtos como celulares, tablets, modems e pacotes de minutos ou créditos.
Claro Recicla
Para minimizar o impacto do lixo eletrônico no meio ambiente, a Claro criou, em março de 2008, o Claro Recicla, programa que contribui para a conscientização da população sobre a destinação ambientalmente correta para os celulares, baterias recarregáveis, chips e acessórios obsoletos ou fora de uso. A ação é coordenada pelo Instituto Embratel Claro, que também promove ações socioeducativas sobre o descarte consciente do lixo eletrônico, como a cartilha e o vídeo sobre o tema disponíveis em www.institutoclaro.org.br/clarorecicla
Instituto Embratel Claro
O Instituto Embratel Claro, mantido pela Claro e pela Embratel Star One, tem como missão aliar as tecnologias da informação e da comunicação à educação e ao desenvolvimento social. A organização é o resultado da união realizada em setembro de 2013 entre o Instituto Embratel (criado em abril de 2001) e o Instituto Claro (aberto em junho de 2008).
Alinhada à premissa do Grupo América Móvil em ser uma organização que impacte positiva e permanentemente as comunidades que atende e das quais faz parte, o Instituto Embratel Claro atua em atividades que favorecem o desenvolvimento social, cultural e educacional. Além disso, apoia o desenvolvimento integral das comunidades, estabelece parcerias com institutos e fundações que se dedicam ao desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras e proporciona acesso à internet a cada vez mais pessoas.
O Instituto Embratel Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça. Também é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.