Claro divulga mix de serviços para turistas no Brasil
Destaque para roaming internacional em 4G e chip pré-pago para estrangeiros
Com foco em seus mais de 69 milhões de clientes e nos visitantes estrangeiros que utilizarão a rede Claro nos próximos meses, a operadora disponibiliza uma série de produtos que visam facilitar o dia a dia dos consumidores e oferecer a melhor experiência em serviços. “Considerando a movimentação do mercado brasileiro, com os eventos esportivos deste ano e a expectativa do país em receber mais de 600 mil estrangeiros, segundo dados do Ministério do Turismo, a Claro aposta em serviços diferenciados que vão incentivar a comunicação e o compartilhamento de informações no período”, afirma Alexandre Olivari, diretor de SVA e Roaming da Claro.
Entre as novidades está a disponibilidade de roaming internacional na rede 4G para 18 operadoras, localizadas na Europa, América Latina, América do Norte e Ásia, para visitantes estrangeiros. Outro destaque é um chip customizado para o turista, em visita ao Brasil, o Claro Visitors, e opções de atendimento em inglês e espanhol.
Desde março, todos os clientes Claro já podem navegar com o 4G mais rápido do mundo, comprovado pelo relatório State of LTE e publicado pela OpenSignal, e sem nenhum custo adicional com relação ao 3GMax. E, nesta rede de alta velocidade, o usuário ainda pode aproveitar o novo serviço Claro Viagens, que auxiliará o turista quanto às informações de hotéis próximos aos estádios, pontos turísticos e transporte.
Abaixo, a relação de produtos e serviços:
Produtos e serviços:
– Claro Visitors
É um chip pré-pago, desenvolvido exclusivamente para o estrangeiro em visita ao Brasil, que estará disponível, a partir da próxima semana, em vários pontos de venda Claro. É ativado no DDD da região onde foi adquirido e habilitado diretamente do celular, com três opções de idiomas: português, inglês e espanhol, com menu e voice mail bilíngue (português e inglês). Toda a comunicação do folheto que acompanha o produto é em inglês. O cadastro pode ser feito pelo número do passaporte.
O usuário navegará com o 4GMax, caso tenha aparelho compatível com a frequência de 2,5GHz, ou na rede 3GMax, com valor de R$60, que contempla: 300 MB de dados, 40 torpedos internacionais, 40 torpedos nacionais, 21 minutos em ligações locais, 21 minutos para ligações de longa distância nacional e internacional, SMS grátis entre chips Claro Visitors, além do acesso gratuito ao Facebook e Twitter.
– Roaming Internacional em 4G
A partir de junho, a Claro passará a oferecer o roaming internacional na rede 4G, por meio de acordos com 18 operadoras internacionais, em 14 países aos visitantes estrangeiros de continentes como, Ásia, Europa, América do Norte e América Latina. Os que tiverem aparelho compatível navegarão no 4GMax da Claro. Clientes Claro também poderão navegar na rede de quarta geração fora do País.
A Claro é a operadora com maior portfólio de pacotes de roaming internacional e mantêm acordos internacionais em todo o mundo. Atualmente são 170 países para serviços de voz e mais de 150 para tráfego de dados, nos cinco continentes.
– Claro Viagens
O serviço fornece informações sobre as principais cidades brasileiras e do mundo, com destaque para as cidades-sede dos jogos de futebol no Brasil, com relação às dicas de hospedagem, meios de locomoção e mapas com navegação, restaurantes, conveniência, além de dicas sobre os principais pontos turísticos da região. Também é possível integrar as informações com as redes sociais e salvar o conteúdo offline.
O Claro Viagens conta com uma versão MMS, para usuários de feature phones, em que o cliente pode escolher o tema de viagens que gostaria de receber, entre eles, viagens românticas, viagem com família, com amigos, etc. Essa opção já está disponível e a assinatura é semanal, por apenas R$2,99, sendo que a primeira semana de utilização é gratuita.
O aplicativo do serviço estará disponível a partir de junho, na versão Android, e contará com os idiomas português, inglês e espanhol, podendo atender aos turistas estrangeiros.
– Claro Wi-Fi Max
A rede sem fio da Claro está disponível gratuitamente para todos os clientes pós-pagos, em mais de 6 mil pontos de acessos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador.
– Claro Idiomas
Além dos cursos já disponíveis na plataforma de idiomas da operadora, como o de Inglês e Espanhol, o cliente Claro que quiser se preparar para receber os turistas estrangeiros poderá adquirir os módulos em inglês focados em uma categoria específica, como taxista, comércio ou restaurante.
Para assinar o serviço, o usuário deverá enviar um SMS com a palavra-chave de interesse: “Táxi”, “Comércio” ou “Restaurante”, para 411. A tarifa é de R$2,99 por semana.
– Clarovideo
Clientes Claro já têm mais uma novidade na programação do Clarovideo, a locadora online da operadora. Trata-se de um conteúdo especial de futebol, com filmes relacionados ao esporte e documentários. O serviço pode ser acessado em smartphones, tablets e PCs, com valor mensal de R$13,90 e opções de contratação de filmes recém-lançados, por apenas R$6,90 cada.
– FutCel
O Portal de Futebol da Claro oferece conteúdos relacionados ao mundo do futebol, com tabela de jogos dos principais campeonatos, informações sobre os bastidores e curiosidades, além de imagens e vídeos. O serviço está disponível por meio do envio de SMS que o cliente recebe com notícias, além de um site mobile HTML5. O aplicativo para Android estará disponível a partir de junho. O FutCel tem um valor de R$2,99 por semana.
Serviços de atendimento ao turista estrangeiro:
– Na aquisição do chip Claro Visitors
Na primeira ligação, o cliente será interceptado e poderá escolher entre os idiomas inglês e espanhol. Ele escutará uma locução no idioma escolhido solicitando o cadastro via *552# (USSD). A habilitação do chip será feita por meio da ferramenta, com as informações concedidas pelo cliente, inclusive número do passaporte.
– Atendimento 1052
A URA terá a opção de atendimento em português, inglês ou espanhol.
– Na aquisição do chip pré-pago (comum)
Na primeira ligação, o cliente será interceptado e poderá escolher entre os idiomas inglês e espanhol. Ele ouvirá uma mensagem no idioma selecionado, pedindo que se dirija a uma loja Claro para realização do cadastro. Em loja, este cliente realizará o cadastro, mediante apresentação do seu passaporte.
Informações sobre infraestrutura de rede
Além da cobertura dedicada aos estádios, nos últimos 12 meses, para melhorar a infraestrutura em todas as cidades-sede da Copa do Mundo, a Claro implantou mais de 80 novas antenas, e expandiu a capacidade de mais de 700 antenas existentes. A operadora também promoveu a expansão e melhoria do sinal em mais de 40 soluções indoor, incluindo aeroportos, shopping centers e hotéis, entre outros.
Para a tecnologia 4G, a operadora investiu em mais de 20 novas antenas outdoor exclusivas para FAN fests (festas promovidas pela FIFA) em conjunto ao lançamento da rede Claro 4GMax em todos os municípios sedes e sub-sedes. Hoje a Claro disponibiliza a cobertura de quarta geração em 79 municípios de 23 estados brasileiros.
Para reforçar a infraestrutura próxima aos estádios, estão sendo implantadas mais de 20 novas estações móveis, além das já existentes. O total a ser investido pela empresa em infraestrutura, até 2014, para garantir a melhor qualidade de serviços do mercado, é de R$ 6,3 bilhões.
Sobre a Claro
A Claro é uma das líderes em telefonia celular, atua nacionalmentee atende a mais de 69 milhões de clientes. Está presente em mais de 3.600 municípios com as tecnologias GSM, 3GMax e 4GMax. Destaca-se na oferta de conteúdos e serviços inovadorese possui acordos de roaming em mais de 170 países para serviços de voz e mais de 150 para tráfego de dados, nos cinco continentes. É controlada pela América Móvil, líder em serviços de telecomunicações na América Latina e um dos três maiores grupos de telefonia móvel do mundo. Na área de responsabilidade corporativa, a operadora mantém o Instituto Claro, que tem como objetivo estruturar seu investimento social privado e estimular o uso de novas tecnologias na educação.