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Novo aplicativo concentra perfis de redes sociais em timeline única

por Agência Canal Veiculação

Aplicativo de startup brasileira concentra perfis de redes sociais em timeline única

Wikipass, lançado oficialmente ao público em maio deste ano, permite gerenciar diferentes perfis em uma mesma interface; produto está disponível nas versões Web, IOS e Android

Concentrar várias redes sociais em uma mesma interface, facilitando o acompanhamento e o gerenciamento das publicações. Essa é a proposta do Wikipass, aplicativo desenvolvido em Caxias do Sul (RS), que integra, em uma única timeline, atualizações de Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram e Youtube. Juntas, essas redes sociais somam 2,2 bilhões de usuários no mundo – sendo que só no Youtube são assistidos 4 bilhões de vídeos por dia.

De acordo com André Telles, especialista em inovação e consultor do Wikipass, “o diferencial do aplicativo em relação aos principais concorrentes (Hootsuite e Flipboard) é a possibilidade de criar uma timeline inteligente – ocultando ou dando mais visibilidade a determinados conteúdos”.

Criado em 2012, mesmo ano do lançamento da versão Beta, o Wikipass foi oficialmente apresentado ao público em maio deste ano e está disponível em três línguas: inglês, espanhol e português. Os criadores do aplicativo projetam chegar a 200 mil usuários até o fim de 2014.

Dados do Pew Research Center apontam que 19% dos usuários de redes sociais usam três ou mais plataformas simultaneamente, o que significa um volume de usuários de quase 9 milhões de pessoas no Brasil e 201 milhões em todo o mundo. Esses números justificam o foco do Wikipass nos usuários finais e não no mercado corporativo. Embora recente, a plataforma gratuita – disponível para Web, IOS e Android – já soma participantes de 20 países.

“Em 2010, percebemos uma quantidade crescente de redes sociais e a dificuldade em administrá-las. Pensamos que seria interessante juntar todas em uma única timeline e permitir que se fizesse filtros do que realmente queremos ver”, explica Diego Boufleur, diretor-executivo do Wikipass. “Conseguimos incluir funções que permitem colocar pessoas e conteúdos como favoritos ou ocultá-los. Também é possível priorizar redes. Ou seja, a pessoa pode gerir o conteúdo que visualiza”, ressalta a diretora de operações, Cintia Schoeninger.

No processo de amadurecimento do aplicativo e suas funcionalidades, os sócios perceberam a aceitação do público à versão mobile. As principais razões para isso são: a redução no uso da capacidade de processamento e memória dos smartphones e a facilidade de interação entre diferentes redes e perfis. “Aplicativos de redes sociais podem somar 240 megabytes no smartphone, enquanto o Wikipass tem somente 6 megabytes”, esclarece Boufleur. “De maneira geral, o aplicativo convence por ser gratuito, contribuir na redução no consumo de banda e otimização do uso das redes sociais em tempo e em qualidade do que se pretende ver”, avalia.

Desde 2012 em operação, a companhia se capitalizou por meio do fechamento de capital, em 2013, quando alavancou cerca de R$ 1,4 milhão para o seu desenvolvimento. “Essa estratégia foi muito bem definida para viabilizarmos o nosso crescimento. Agora contamos com um grupo de investidores de perfil bastante diverso”, conta Boufleur. O próximo passo, além da consolidação do aplicativo no sistema Android, lançado no final de julho, será a integração com Tumblr.

Sobre o Wikipass
Lançado em 2012 em versão Beta, o Wikipass é um aplicativo gratuito que concentra a visualização de redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram e Youtube) numa mesma timeline. O produto foi lançado oficialmente em maio de 2014 e já conta com usuários de 20 países. Ao todo, o programa espera atingir 200 mil perfis cadastrados até o fim do ano.

Wikipass

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