Tratando-se claramente de ser um produto voltado a divulgação do seu carro-chefe de vendas e marketing para 2012 (estamos nos referindo ao sistema operacional Windows Phone) a estratétia adotada é um tanto quanto ousada para a Microsoft, afinal até então a empresa não tinha este segmento como objetivo de lançamentos e tão pouco de produtos próprios.
Hoje, em diversos sites, foi anunciado que a Microsoft lançaráno mercado e fabricará em escala comercial um tablet próprio, o Surface, logicamente com seu sistema operacional Windows 8. O equipamento vem com um teclado de 3 milímetros acoplável, possuindo uma caneta digital. O teclado é embutido na capa que recobre o Surface, a Touch Cover e segundo as informações que terá várias opções de cores.
O Surface tem tela de 10,6 polegadas. Há duas versões, uma com Windows RT (uma versão do Windows 8) e outra com Windows 8 Pro. A com Windows RT tem peso de 676 g e 9,3 mm de espessura, com opções de espaço interno de 32 Gbytes e 64 Gbytes. A com Windows 8 Pro tem 903 g, 13,5 mm de espessura e opções de espaço interno de 64 e 128 Gbytes.
Todas as opções têm entrada USB. Não foram informados sobre os valores.