Home Atualidades LTE Network-in-a-Box um excelente projeto do Inatel

LTE Network-in-a-Box um excelente projeto do Inatel

por Paulo Fernandes Maciel
LTE Network-in-a-Box

LTE Network-in-a-Box é o primeiro projeto comercial derivado das pesquisas do CRR

O LTE Network-in-a-Box é uma solução que integra uma estação rádio base com um núcleo de rede integrado, destinada à criação de Redes 4G LTE.

É ideal para clientes que necessitam de uma rede móvel privativa, com demandas especiais de segurança, desempenho e custo ou frequência de operação especial para aplicações em localidades onde o sinal das operadoras convencionais não chega.

LTE Network-in-a-Box, alunos em pesquisa

Concentração de estudos em Comunicações Móveis do Inatel

De acordo com o coordenador de Tecnologia e Inovação do CRR, Henry Rodrigues, a solução visa atender a diversos setores que possuem essas demandas específicas.

“Um exemplo é o Agronegócio.

Na maioria dos casos, o sinal das operadoras convencionais não chega às fazendas, pois o modelo de negócio delas não é voltado para esse mercado.

No entanto, essas fazendas possuem tecnologia de ponta e precisam de conectividade.

É aí que entra a nossa solução”, explica.

O Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), que concentra as pesquisas na área de Comunicações Móveis do Inatel, está em fase de transferência de seu primeiro produto para o mercado.


Ainda segundo ele, para montar uma rede LTE clássica são necessários vários equipamentos de grande porte e alto valor agregado, o que dificulta a criação de redes privativas.

Confira no vídeo:

“O que fizemos foi colocar todas essas funcionalidades de uma rede dentro de um único equipamento, de tal forma que com apenas uma caixa, você consiga montar uma rede LTE com a mesma facilidade com que se cria uma rede Wi-Fi”.
Dentre as vantagens, os destaques são o baixo custo e a facilidade de instalação.

Já com relação aos diferenciais, o equipamento é compatível com o Release 14 do 3GPP, permitindo a comunicação não somente com smartphones, mas também com terminais IoT com as tecnologias LTE-M (LTE for machines) e NB-IoT (NarrowBand IoT).

Outro diferencial é uma arquitetura de hardware e software que permitirá a evolução do produto para o padrão 5G nos Releases 15 ou 16.

14 milhões de redes móveis privadas pelo mundo


O LTE Network-in-a-Box pode atender também aos segmentos de:

Segurança pública, mineradoras, concessionárias de energia elétrica, distribuidores de óleo e gás, que demandam por uma rede privativa, ou ainda pequenos provedores de internet, que possuem a licença para uso do espectro, mas não têm acesso aos equipamentos de alto custo, utilizados pelas grandes operadoras.

“A previsão é que teremos mais de 14 milhões de redes móveis privadas pelo mundo e a grande extensão territorial e o relevo do Brasil propiciam muitas oportunidades para esse tipo de solução.

Esse foi o entendimento do Inatel para apostar na Pesquisa e Desenvolvimento do LTE Network-in-a-Box e o interesse de várias empresas demonstram a importância dessa solução para os segmentos comentados acima.”

Acrescenta Sandro Azevedo, gerente de Desenvolvimento de Negócios do Inatel Competence Center.
O projeto é um dos resultados dos quatro anos de pesquisa do CRR e o primeiro com esse viés comercial.

Mais detalhes consulte : www.inatel.br

Você também pode gostar

Deixe um Comentário