517
Durante o lançamento dos seus novos smartphones, iPhone 6 e iPhone 6 Plus, a Apple investiu um tempo considerável falando sobre a tecnologia Focus Pixels. Por trás desse nome, no entanto, existe uma tecnologia de foco bastante conhecida e usada tipicamente em câmeras DSLR, e inexistente até há algum tempo no mercado de smartphones.
A nova tecnologia é também conhecida como detecção de fases. Aqueles que se atentam aos mínimos detalhes das câmeras presentes nos melhores smartphones do mercado talvez estejam lembrando do Galaxy S5, lançado no início deste ano. A Samsung foi a primeira a investir nesse recurso de câmeras profissionais em seu atual high-end e agora (vejam só) é seguida pela Apple com os novos iPhone 6 e 6 Plus.
A grande maioria dos smartphones até agora incorporavam um sistema de autofoco baseado na detecção de contraste. O aparelho analisa a quantidade de contraste entre os pixels próximos e determina em qual área ele deve focar. A desvantagem dessa técnica é que ela tende a ser pouco confiável em ambientes com pouca luz. Por outro lado, o autofoco com detecção de fases trabalha de modo diferente. Ele analisa os raios de luz que entram pela lente a fim de determinar em qual objeto deve focar (como visto no vídeo exemplo acima). O processo é um pouco complicado, mas funciona!
Agora só nos resta aguardar pelos primeiros comparativos que certamente colocarão cara a cara os dois primeiros smartphones com a tecnologia oriunda das câmeras DSLR.
Fonte: PhoneArena