Parece que salto (upgrade) do sistema Android 4.2 para Android 4.4 será feito de maneira direta (sem versões beta ou .x), isso conforme relatado pela própria Rockchip que inclusive já adquiriu as licenças do Google para implementar esta nova versão do Android nos seus SoCs RK3188 e RK3026 .
No caso do novo SoC de baixo custo o dual-core RK3026 4.4 certamente terá muitas melhorias visto que esta versão do Android faz melhor uso dos recursos do sistema e é otimizado para trabalhar com pouca memória, mesmo com 512MB.
Sabemos que algumas marcas já estão trabalhando em firmwares com Android 4.3, e a Rockchip tem nos seus servidores versões preliminares baseados nesta versão. Mas o esforço do Google para eliminar a fragmentação lançou a versão 4.4 em todos os níveis pode fazer-nos saltar diretamente para esta última versão.
Além da melhora no consumo de recursos o Android 4.4 traz melhorias e uniformidade do sistema. Também é observado uma otimização na gestão dos menus e aplicativos, como podem comprovar os utilizadores do Nexus 5.