Home Gadget Cuidado: ameaça em massa para Android em jogos populares

Cuidado: ameaça em massa para Android em jogos populares

por Agência Canal Veiculação

A ESET, fornecedora de soluções para segurança da informação, descobriu um novo tipo de ataque voltado a roubar informações de usuários do sistema Android. Na ação, os ciberciminosos usam jogos populares, como Candy Crush e Plantas vs Zumbis para injetar o Trojan (Cavalo de Troia) diretamente nos equipamentos usados pelas vítimas. Os downloads com os códigos maliciosos estavam disponíveis na loja oficial, Google Play Store, em todo o mundo, incluindo no Brasil.

Esse malware disseminado para dispositivos Android é capaz de tomar o controle dos equipamentos das vítimas e torná-los parte de uma botnet – sistemas conectados à internet que se comunicam para executar tarefas – sob controle dos cibercriminosos. A análise da ESET identificou os jogos infectados com o Trojan como Android/TrojanDropper.Mapin e o Trojan como Android/Mapin.

Além disso, o Android/ Mapin tem um diferencial que torna sua detecção ainda mais complicada. Trata-se de um temporizador que atrasa a execução da trasmissão de dados maliciosos para que as vítimas não suspeitem que tem um jogo infectado em seu dispositivo móvel.

Algumas variantes do Android/Mapin levam o mínimo de três dias para ativar todas as suas funcionalidades do Trojan. Esta pode ser uma das razões pelas quais o Trojan Downloader foi capaz de enganar o sistema de prevenção de malware do Google Bouncer – mecanismo de segurança da empresa.

A descoberta identificou ainda que a porta de entrada do programa malicioso conseguiu infiltrar-se no Google Play e vários outras plataformas Android, incluindo os jogos mais populares como Plantas x Zumbis, Plantas vs Zumbis 2, Subway Surfers, Traffic Racer, Temple Run 2 Zombies, Super Hero Adventure, Candy Crush, Jewel Crush, Racing Rivals, entre outros. O Trojan finge ser uma atuliazação do Google Play ou uma aplicação para Gerenciar Configurações.

“Com a popularização dos aplicativos para Android tem crescido o número de ameaças, como essa, voltadas a usuários da plataforma. A melhor forma de evitar problemas desse tipo é instalar um software de segurança em todos os dispositivos móveis e mantê-lo atualizado”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil.

Sobre a ESET

Fundada em 1992, a ESET é uma fornecedora global de soluções de segurança que provê proteção de última geração contra ameaças virtuais. A empresa está sediada na cidade de Bratislava (Eslováquia), com centros de distribuição regionais em San Diego (Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina) e Singapura, e com escritórios em São Paulo (Brasil), Cidade do México (México), Praga (República Chega) e Jena (Alemanha). A ESET conta ainda com Centros de Pesquisa em nove países e uma ampla rede de parceiros em mais de 180 localidades.

Desde 2004, a ESET opera na América Latina, a partir de Buenos Aires, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.

Além de seu produto mais conhecido, o ESET NOD32 Antivírus, desde 2007, a ESET oferece o ESET Smart Security, uma solução unificada que utiliza a multipremiada proteção proativa. As soluções ESET oferecem aos clientes corporativos o maior retorno sobre investimento (ROI) da indústria, ao garantir uma alta taxa de produtividade, velocidade de exploração e um uso mínimo de recursos.

 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações