Um macaco “atualizando status no Facebook”; uma leoa espreguiçando; uma mãe leopardo amamentando no meio da chuva. Estas são umas das cinquenta imagens candidatas ao prêmio de fotografia da vida selvagem do ano (WPY, na sigla em inglês), organizado pelo Museu de História Natural de Londres. O tradicional concurso completa o cinquentenário na edição de 2014.
A simpática foto do macaco da espécie fuscata, também chamado de macaco-japonês, foi tirada pelo holandês Marsel Van Oosten durante o inverno japonês. Em entrevista ao site especializado em fotografia 500px ISO, Marsel explicou que a viagem ao Japão durante a época fria é uma tradição que ele mantem junto com a companheira. “Um dos lugares que eu e minha esposa visitamos todos os anos é o Japão. Vamos lá fotografar águias, cisnes e os famosos macacos-japoneses”.
Ainda na entrevista, Oosten explicou que a foto candidata ao WPY, batizada de Facebook update (atualização do Facebook em tradução livre), foi clicada depois de um incidente envolvendo um turista no parque Jigokudani, no Japão, e o animal: “estava com um grupo fotografando os macacos quando turistas de um resort da região chegaram. Estávamos perto da borda de um dos termais quando um turista começou a tirar fotos com seu iPhone, se movendo para perto do macaco” explicou. “De repente o macaco agarrou o telefone e correu rapidamente para o meio do termal. O dono do celular gritava agoniado, mas o macaco estava muito fascinado pelo novo brinquedinho. Quando o animal decidiu fazer um teste com o aparelho debaixo d’água o dono quase infartou”, brincou Marsel.