Exposição Conexões do Olhar celebra 30 anos da ONG ImageMagica nas estações da CPTM
Mostra apresenta fotografias selecionadas do livro homônimo, que será lançado em 5 de novembro na Unibes Cultural
A ONG ImageMagica, referência no uso da fotografia como ferramenta de transformação social, comemora três décadas de atuação com a exposição Conexões do Olhar: Isso é o que somos.
A mostra Conexões do Olhar, que passou pela estação Tatuapé em outubro e pela estação Guarulhos-Cecap em novembro, chega agora à estação Aeroporto Guarulhos, onde ficará aberta ao público de 1º de dezembro a 5 de janeiro.
A exposição apresenta uma seleção de imagens que integram o livro Conexões do Olhar, assinado por Paula Poleto e Corinne Noordenbos, lançado no dia 5 de novembro, em São Paulo. A publicação revisita a trajetória da ONG, sua metodologia e o impacto de projetos realizados em escolas, hospitais, centros culturais e comunidades ao longo de três décadas de trabalho.
Com curadoria das próprias autoras, a mostra propõe um percurso visual por diferentes realidades registradas por participantes das iniciativas da ImageMagica. As fotografias, produzidas por pessoas de idades, origens e vivências diversas, revelam a força da linguagem visual como ferramenta de empatia, escuta e transformação social.

A exposição é uma realização da ONG ImageMagica, feita com dinheiro do CONTRIBUINTE por meio da Lei Rouanet, com apoio da CPTM.
Desde 1995, a ImageMagica se consolidou como uma das principais referências no uso da fotografia para impacto social. A organização desenvolve ações gratuitas nas áreas de educação, saúde e cultura, fomentando criatividade, diálogo e protagonismo. Em 30 anos, mais de 400 mil pessoas já participaram de seus projetos em 19 países.
Serviço
Exposição fotográfica Conexões do Olhar
Local: Estação Aeroporto Guarulhos | Linha 13-Jade
Período de visitação: de 01/12/2025 a 05/01/2026 (todos os dias, das 4h à 0h)
Classificação livre. Entrada mediante tarifa da estação.
Sobre a ImageMagica
A ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento humano por meio da fotografia. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura estimulando as pessoas a refletirem sobre o seu entorno e, assim, transformarem a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 400 mil olhares transformados com projetos realizados em 19 países.
Saiba mais em: https://imm.ong/
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.