Home / Atualidades / Fundação Iberê Camargo amplia programa educativo

Fundação Iberê Camargo amplia programa educativo

Fundação Iberê Camargo lança novo site, inaugura duas exposições e amplia programa educativo

A Fundação Iberê Camargo, instituição cultural com sede em Porto Alegre/RS, inaugura uma série de ações e atividades que dão continuidade ao seu processo de reposicionamento e ampliação de sua programação.

Banner da fundação Iberê Camargo formas em movimento

A abertura de duas novas exposições.

Iberê Camargo: formas em movimento e a coletiva Caixa Preta;

O lançamento do novo website da Instituição e a ampliação do programa educativo acontecem no dia 18 de agosto, sábado.

 

Atividades que marcam o reposicionamento da Instituição serão lançadas no dia 18 de agosto | A entrada é franca

De 18 de agosto a 7 de outubro, a exposição Iberê Camargo: formas em movimento reúne obras do artista e apresenta um recorte panorâmico de sua produção por meio de eixos temáticos que acompanham sua trajetória, desde seus desenhos de criança até as obras mais expressionistas dos anos 1980 e 1990.

Organizada pelo Acervo em conjunto com o Programa Educativo da Fundação, a mostra traz cerca de 80 obras.

Muitas delas expostas na Fundação pela primeira vez – que demonstram a versatilidade e de Iberê e a potência de sua obra.

Apoiada em um amplo projeto educativo – que estabelece uma concepção expandida de curadoria, alicerçada em uma dinâmica colaborativa e interativa – a exposição permite que o público dialogue com o espaço expositivo, que será transformado em ateliê.

Está prevista uma intensa programação de atividades paralelas, como oficinas, seminários e cursos com diferentes linguagens e diferentes idades e propostas, Serão duas ou mais atividades por dia aos finais de semana, que contemplam crianças, adolescentes, adultos e famílias (veja no serviço abaixo as atividades do fim de semana de 18 e 19 de agosto).

Vista do prédio da fundação Iberê Camargo

Espaço cultural para fotógrafos, poetas, arquitetos, cineastas

Com curadoria de Bernardo José de Souza, Eduardo Sterzi, Fernanda Brenner e Veronica Stigger, a coletiva Caixa Preta apresenta, de 18 de agosto a 14 de outubro, obras de cerca de 40 artistas.

Entre fotógrafos, poetas, arquitetos, cineastas e artistas visuais – como Augusto de Campos, Júlio Plaza, Carlos Fajardo, Eliseu Visconti, Chelpa Ferro, Iberê Camargo, Manabu Mabe, Mauro Restiffe, Nuno Ramos, Oscar Niemeyer e Waltercio Caldas.

Usando como metáfora a caixa-preta dos aviões – que registram importantes informações que antecedem um momento crítico, ao mesmo tempo em que guardam outras informações banais –, a exposição reflete sobre a relação entre arte e mundo, entre algumas obras de arte e o atual momento político do país e do mundo, mas também entre essas obras e o sistema das artes.

Dessa forma, a exposição reúne “caixas-pretas” muito singulares, a serem localizadas, abertas, interpretadas e reinterpretadas.

Os curadores pesquisaram e investigaram diversas coleções e acervos, públicos, privados e pessoais, na busca por elementos sem visibilidade, de interesse relativo ou simplesmente esquecidos, no intuito de aprofundar questões presentes nas muitas “caixas-pretas” com as quais convivemos, sejam elas de teor histórico, acadêmico ou artístico.

A exposição vai contar com uma série de atividades paralelas, como o Seminário Sobre acidentes e caixas-pretas do passado, do presente e do futuro, em que historiadores, engenheiros, filósofos e outros especialistas analisam as relações entre arte, política, ciência e história (veja no serviço abaixo as informações da primeira edição do seminário).

Interior odo prédio da fundação

O novo site da Fundação

www.iberecamargo.org.br – vai ao ar também no dia 18, mais dinâmico e rico em conteúdo.

A partir do site, o visitante pode acessar facilmente diversos conteúdos, como as notícias mais recentes e o calendário de eventos como exposições, shows, cinema, cursos, seminários e oficinais.

Um dos destaques do site é a coleção completa de gravuras produzidas no Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, reunindo mais de 300 obras de mais de 100 artistas de renome nacionais e internacionais e que hoje integram o acervo da instituição.

Uma seção destinada ao Programa Educativo possibilita uma comunicação mais ágil para o agendamento de grupos e a realização de atividades e oficinas.

Na seção Acervo estarão disponíveis mais de 400 obras de destaque da coleção da Fundação Iberê Camargo e outras 200 inéditas ou raramente acessíveis, muitas delas fotografadas pelo próprio artista ou por sua esposa e companheira D. Maria, que hoje se encontram em coleções públicas e privadas do Brasil e do exterior.

Colaboradores

Desenvolvido pela empresa carioca Tuut com contribuições do designer Pablo Ugá, o site traz também informações sobre vida e obra de Iberê Camargo, a Fundação e as exposições já realizadas – desde a primeira, em 1999, quando a Instituição ainda funcionava na antiga residência de Iberê –, além de materiais relacionados, como catálogos e materiais didáticos.

O planejamento, a gestão e a edição de conteúdo foram realizados por Gustavo Possamai, Bernardo de Souza, Gabriela Magagnin e Lucas Pierozan, membros da equipe da Fundação.

Com design responsivo (que se ajusta automaticamente a monitores, tablets e smartphones), o novo site é bilíngue (português e inglês) e otimizado para facilitar o acesso de mecanismos de busca e possui integração com as mídias sociais, permitindo o compartilhamento fácil de informações.

 

Apoiadores

A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de Itaú, Grupo GPS, IBM, Oleoplan, Agibank, BTG Pactual, Banrisul e apoio SLC Agrícola, Sulgás e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal.

Hotel oficial: Ibis Styles Porto Alegre. Transportadora oficial: Alves Tegam. Serviços de tradução: Traduzca.

Serviço

Fundação Iberê Camargo – programação do fim de semana
Sábado, 18 de agosto
Das 14h às 19h – Abertura das exposições Caixa Preta e Iberê Camargo: formas em movimento e lançamento do novo site da Fundação – www.iberecamargo.org.br

Às 15h – atividade para adolescentes e adultos:

Desenho de Modelo Vivo – oficina quinzenal de desenho de modelo vivo com diferentes acessórios.

A oficina propõe exercícios de observação e desenho de figura humana, tal qual Iberê realiza em seu ateliê.

Local: Ateliê de Criação. Vagas: 12. Duração: 40min.

Os participantes poderão se inscrever para uma ou mais datas, contribuindo com o valor de R$10,00 por aula. Os participantes devem levar material de uso pessoal (recomenda-se:5 folhas A1, lápis 6B, apontador/estilete).

As inscrições podem ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/DwvLOJnIVDniRGKk1

Às 16h – atividade para jovens e adultos: Leitura dramatizada de contos do livro Gaveta dos Guardados, de Iberê Camargo. Local: sala de leitura, 3º andar.

Vagas: 30

Às 16h – Conversa com os curadores da exposição Caixa Preta – Bernardo José de Souza, Eduardo Sterzi, Fernanda Brenner e Veronica Stigger.

Local: auditório

Às 17h – 1º encontro do Seminário Caixa Preta – Encaixotando o Brasil: caixas pretas, caixas de Pandora e caixinha de surpresas da nossa história – palestra com o historiador Eduardo “Peninha” Bueno. Local: auditório

Domingo, 19 de agosto

Das 14h às 19h – Visitação às exposições Caixa Preta e Iberê Camargo: formas em movimento
Às 15h – atividade para famílias: Retrato de duplas (livre) – exploração das possibilidades da realização de um retrato utilizando a técnica do desenho, aliada aos sentidos táteis e visuais, investigando o vínculo afetivo e a memória estabelecida entre as duplas participantes.

Vagas: 15 duplas, 30 participantes por inscrição prévia pelo link  https://goo.gl/forms/DwvLOJnIVDniRGKk1

Às 16h – atividade para todas as idades: Conversando com Iberê – Laura Castilhos, representando a Confraria da Ilustração, irá dialogar com o público sobre as ilustrações realizadas por Iberê no seu livro No Andar do Tempo.

Vagas: 30 participantes, com inscrição prévia

Às 16h – Cine Iberê – Enigma de Um Dia (20min, 1996, Brasil) e O Pintor (48min, 1995, Brasil), de Joel Pizzini – sessão única e comentada pelo diretor Joel Pizzini.

Classificação livre.

Entrada franca por ordem de chegada. Local: auditório

Às 17h – atividade para todas as idades: De três em três: desvendando o Iberê – mediação na mostra Iberê Camargo: formas em movimento.

A cada domingo, três obras de Iberê serão apresentadas contando aquilo que há por trás do quadro, as histórias, curiosidades, especificidades técnicas ou percursos e influências.

A atividade se repete aos domingos, até o dia 16 de setembro, sempre com novas obras abordadas. Vagas: 15, com inscrição

inscrição prévia pelo link https://goo.gl/forms/ceNW5fOfqsUNh97t1 (é possível se inscrever para todas as edições ou apenas para uma delas no mesmo formulário)

(é possível se inscrever para todas as edições ou apenas para uma delas no mesmo formulário)

Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000
Visitação: sábados e domingos, das 14h às 19h (último acesso às 18h45min). De quarta a domingo, a Fundação Iberê Camargo também atende a grupos agendados. Para fazer um agendamento, basta ligar para o Programa Educativo – 51 3247 8000

ENTRADA FRANCA

Como chegar:
A Fundação Iberê dispõe de estacionamento pago, operado pela Safe Park.
As linhas regulares de lotação que vão até a Zona Sul de Porto Alegre param em frente ao prédio, assim como as linhas de ônibus Serraria 179 e Serraria 179.5.

É possível tomá-las a partir do centro da cidade ou em frente ao shopping Praia de Belas.

O retorno pode ser feito a partir do Barra Shopping Sul, por onde passam diversas linhas de ônibus com destino a outros pontos da cidade.

Pedestres e Ciclistas:

Existe uma passagem para que pedestres e ciclistas possam atravessar a via em segurança. A passarela é acessada pelo portão de entrada do estacionamento.

A Fundação também dispõe de um bicicletário, localizado nos fundos do prédio.
Site: www.iberecamargo.org.br
Fanpage: www.facebook.com/fundacaoiberecamargo
Instagram: @ f_iberecamargo
Visita virtual Google Artes & Culture – https://goo.gl/wYr75v

Exposição Iberê Camargo: formas em movimento
Artista: Iberê Camargo
Curadoria: equipes do Acervo e Programa Educativo
Local: 3º e 4º andares
Período de exibição: de 18 de agosto a 7 de outubro de 2018
Classificação indicativa: Livre

Exposição Caixa Preta

Artistas: Alfi Vivern | Augusto de Campos e Julio Plaza | Carlos Augusto Lima | Carlos Fajardo | Carlos Zilio | Chelpa Ferro | Daniel Jacoby | Dirnei Prates | Eliseu Visconti | Fabiana Faleiros | Fernando Corona | Frederico Filippi | Gilberto Perin | Guilherme Peters e Roberto Winter | Iberê Camargo | Jac Leirner | Jeronimus Van Diest | Jordi Burch | José Marchand Assumpção | Kevin Simón Mancera | Letícia Lopes | Manabu Mabe | Mauro Restiffe | Nuno Ramos | Oscar Niemeyer | Pedro Motta | Pedro Victor Brandão | Rafael Borges Amaral | Regina Parra | Rodrigo Matheus | Runo Lagomarsino | Telmo Lanes e Rogério Nazari | Waltercio Caldas | Wilfredo Prieto

Curadoria: Bernardo José de Souza, Eduardo Sterzi, Fernanda Brenner e Veronica Stigger
Local: 2º andar
Período de exibição: de 18 de agosto a 14 de outubro de 2018
Classificação indicativa: Livre

Sobre a Fundação Iberê Camargo

A Fundação Iberê Camargo é uma instituição privada sem fins lucrativos, criada em 1995, a partir de um desejo do próprio artista e sua esposa, Maria Coussirat Camargo, e com o apoio de amigos e empresários de Porto Alegre.
Há 22 anos, a Fundação desenvolve ações culturais e educativas com a missão de preservar o acervo, promover o estudo, a divulgação da obra de Iberê Camargo e estimular a interação de seu público com arte, cultura e educação, por meio de programas interdisciplinares.

Seu acervo é formado por um núcleo documental, composto de documentos e imagens relacionadas à vida e à obra do artista, e um núcleo com a coleção Maria Coussirat Camargo, que inclui pinturas, gravuras, guaches, desenhos e estudos de Iberê Camargo, obras que o casal acumulou durante a vida.
Iberê Camargo

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*