O Departamento de Patrimônio Cultural, da Fundação Municipal de Cultura, lançou esta semana o edital para o Concurso Municipal de Fotografias do Patrimônio Cultural, que segue com inscrições abertas até 31 de julho. O objetivo é estimular a produção de registros fotográficos dos imóveis tombados em Ponta Grossa a nível municipal e estadual.
Cada autor deve enviar de três até cinco fotos de imóveis tombados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) ou pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural do Estado do Paraná, disponibilizados no edital do concurso.
Segundo a diretora do Departamento de Patrimônio Cultural, Caroline Abilhôa, as fotos selecionadas farão parte de um álbum que será impresso pela Fundação no segundo semestre deste ano. “Esperamos que esse concurso ajude a divulgar quais são os imóveis tombados pelo patrimônio cultural municipal e estadual em Ponta Grossa e auxilie a preservá-los”, explica Caroline.
As inscrições devem ser feitas apenas por maiores de 16 anos e serão aceitas somente pela internet. Para se inscrever é necessário preencher um formulário online e enviar, junto com as fotografias, uma cópia do RG, CPF e comprovante de residência digitalizados em formato PDF, uma breve biografia de até 500 caracteres.
Ao todos serão escolhidas até 30 fotos, sendo dez por voto popular no site www.culturapg.com.br, e as restantes por uma curadoria técnica escolhida pelo Departamento de Patrimônio. O edital completo do concurso está disponível no link www.culturapg.com.br/editais.