Para criar bom anúncio, com fotos pra e-commerce é necessário mais que um celular com câmera
Tirar boas fotos para e-commerce é um costume que funciona como um excelente cartão de visita. Afinal, fotografias bem-feitas, com boa qualidade e que mostram todos os detalhes do produto, além de trazerem uma boa reputação para a marca, também agregam confiança ao usuário que compra.
Hoje, já se sabe que a fotografia de produtos vai além de estender a câmera do celular e tirar uma foto momentânea. Para garantir a qualidade da captura, é preciso investir não apenas em uma câmera fotográfica com boa resolução, mas também em cenário, iluminação e composição – princípios fundamentais da fotografia profissional. Afinal, como já diz o ditado, “uma imagem vale mais que mil palavras”.
Entender o peso da fotografia para o e-commerce é também entender que o poder de compra começa por ela. No anúncio, antes mesmo do nome do produto e de seu custo, a foto salta aos olhos. E por isso é tão importante investir em uma imagem bem produzida.
A importância de tirar boas fotos para o varejo eletrônico
Para a sobrevivência do comércio eletrônico dentro do e-commerce, é necessário pensar em ir além apenas de ter uma plataforma de compra. Não que ela não seja importante – ela é, e muito! –, mas a atenção à fotografia também deve ser analisada com carinho.
Isso porque, especificamente para o varejo eletrônico, a foto é o primeiro canal com o qual o usuário se conecta ao produto. E essa conexão envolve, além da segurança e confiança, o famoso brilho no olhar, o que o cativa a fazer a compra em uma loja e não em outra, o que o motiva a comprar aquele produto.
Dessa forma, as fotografias mais bem produzidas e com maior qualidade costumam atrair mais os olhares. A possibilidade de dar zoom e enxergar detalhes e de ter uma variedade de opções para ver o produto de todos os ângulos valoriza a experiência que o usuário tem dentro da plataforma e, portanto, garante uma taxa de satisfação elevada.
Vale destacar que a fotografia é a primeira etapa da experiência e jornada do cliente dentro do e-commerce. Assim, trabalhá-la vai além da reputação: é algo fundamental para a sobrevivência do varejo.
Leia também:
A relevância do marketing digital para fotógrafos
Comer com os olhos: os segredos da fotografia de alimentos
Fine art uma técnica que preserva fotos e pinturas
Dicas para tirar ótimas fotos para e-commerce
Na hora de tirar a fotografia, algumas dicas são bastante válidas para garantir um resultado que, de fato, encante o consumidor. Mas, antes de começar, é necessário entender que uma boa foto publicitária tem uma função importante: atrair o usuário para o produto. Isso significa também torná-lo uma peça de muito interesse. Assim, existem ótimas dicas para valorizar não apenas as fotos, mas também – e principalmente – os produtos. Confira!
1 – Fundo infinito
Embora essa seja uma dica já “batida”, é sempre importante destacar que os fundos infinitos – ainda que brancos – dão um aspecto valioso de profissionalidade. Sem demais detalhes adicionados ao cenário, o foco da fotografia fica inteiramente para o produto. Ou seja, é mais fácil para que o consumidor capte pequenos detalhes.
A dica na hora de usar o fundo infinito é deixá-lo sempre em contraste com o produto. Ainda que o fundo branco seja o padrão, por vezes, ele pode fazer com que o produto não fique tanto em evidência. Isso ocorre principalmente com louças: imagine a fotografia de um prato branco sob fundo infinito também branco. O contraste fica perdido e, portanto, o produto fica em menor destaque.
2 – Anuncie mais de uma foto
Em especial para o e-commerce, ter em mãos uma quantidade razoável de fotos é importante. Isso porque apenas em uma foto não é possível ver todos os ângulos do produto e, portanto, fica difícil entender bem as dimensões. É importante destacar também que produtos com apenas uma foto no anúncio também não passam segurança, visto que há apenas uma referência.
Assim, na hora de fotografar, é importante lembrar que não apenas uma foto vai para o anúncio, mas, sim, um conjunto delas. Por isso, é fundamental fotografar o produto em diferentes posições, ângulos e locais.
3 – A luz natural é, de longe, muito melhor que o flash
Ainda que a fotografia publicitária chame bastante atenção para as fotos em estúdio, a luz natural é a melhor aliada da fotografia. Encontrar um ponto bem iluminado com ela pode transformar a fotografia – e a dica aqui é usar as primeiras horas do dia, assim como os fins de tarde. É claro que as luzes de apoio ajudam a deixar a foto mais nítida e melhor disposta, mas a luz natural garante um elemento diferente: a unificação.
Muitas vezes, as fotografias tiradas com flash deixam a imagem com muita exposição e cores distorcidas. Além disso, ele retira alguns detalhes importantes.
4 – Invista em um tripé ou estabilizador
Para garantir uma foto em boa qualidade, o uso do tripé é fundamental. É ele que vai garantir que a foto não saia tremida ou que apresente qualquer movimento desnecessário. Uma dica valiosa aqui é fazer um uso em conjunto: um tripé ou estabilizador, somado à ferramenta de timer da câmera.
Vale dizer que, quanto menor o movimento da câmera, maior é a nitidez da foto.
5- Valorize as escalas
Uma coisa bastante importante na hora de anunciar o produto é garantir a autenticidade de suas dimensões. E isso, sem exceção, é passado pela fotografia. Dessa forma, garantir imagens com ângulos fidedignos faz com que o consumidor entenda qual é o tamanho do produto em mãos.
Usemos como exemplo uma ecobag. Uma das características que interessam o consumidor são as dimensões, o que ela comporta. Assim, tirar fotos com outros itens dentro ou ao lado de pontos de referência, como um notebook, são ótimos indicativos para que o usuário entenda o tamanho do produto.
6 – Edite a foto, mas seja autêntico com as cores
Não há nada mais frustrante que comprar um produto na internet que parecia ser de uma cor e receber outro que não tinha nada a ver com a foto do anúncio. Portanto, na hora de editar as fotos, é importante ser autêntico com as cores. Isso significa mexer nas linhas de contraste, temperatura e saturação, de forma a deixar o produto com suas características naturais.
É importante lembrar que a edição da foto é muito importante. É ela que tira pequenas imperfeições causadas pela própria fotografia, melhora alguns aspectos do produto e evidencia determinados detalhes. No entanto, é preciso ser fiel ao produto: ao receber um produto muito diferente do anunciado, o consumidor tem sua confiança traída.
Dica bônus
Sempre que puder, contrate um profissional. Embora as dicas destacadas acima garantam ótimas fotos para e-commerce, nada substitui um fotógrafo com anos de treinamento, que conhece bem o equipamento e pode trazer uma visão única para o produto. É importante valorizar a fotografia e seus profissionais no trabalho para garantir um anúncio profissional.