Home Fotografia 6 características intrínsecas de uma ótima Fotografia

6 características intrínsecas de uma ótima Fotografia

por Carlos Xandelly

4. Ter o seu contexto em fotografia

Boas fotografias são contexto cultural: a definição de um “agora” e “aqui”. Eles são usados ​​para contar histórias, ou para exibir eventos, personagens, objetos. Este contexto também é também condicionado pelos referenciais que podem ter tanto o artista e a imagem pública. E tudo o que está envolvido para dar sentido a uma boa fotografia.

Por isso é necessário que, quando você pesquisar fazer boas fotos, estar ciente de tudo em torno de você (tanto no palco como um nível cultural a respeito), porque ele vai ser embasado neste contexto e suas imagens serão julgadas e apreciadas levando-se tudo em consideração.

5. Conter uma idéia

Isso não significa que você precisa de boas fotografias para transmitir uma mensagem profunda, ou convidar qualquer pessoa que vê-las e refletirem sobre uma questão importante da vida. Fotografia não é slogan, embora muitas vezes seja vista ou usada para tal fim.

Uma idéia pode assumir várias formas: pode ser um conceito, sim, mas também pode ser uma maneira concreta de ver a realidade. Ou ensinar uma forma particular de composição fotográfica ou selecionando os valores de exposição determinados a fazê-lo da forma como o artista que lhe interessa. Importante que a Foto transmita algo. Agregue algum valor ao observador, seja ele sentimental, parodiano, questões cotidianas, etc. Mas é sempre importante levar algum contexto através das suas fotografias, e isto ainda segundo o Freeman é algo bem exigente.

6. Não imite

E não imitar não quer transmitir o conceito de originalidade. Freeman não se refere ao fato de “não copiar” outros artistas. Fotografia como arte tem limitações, é verdade, mas também tem características muito específicas que o tornam único (como outras artes também têm a sua própria particularidade toda pessoal).

Uma boa fotografia “explora e explora seu próprio meio, e isso significa ter uma idéia clara do que eles destacaram na fotografia.”

Por exemplo: a exibição de uma forma clara, de modo que o fotógrafo tem ao ver o mundo, sendo capaz de documentar com precisão e (talvez) um assunto objetivamente ou mesmo tirar suas características expressivas do meio: profundidade de campo, borrão de movimento, sensibilidade à luz … etc

Estas são todas as características da fotografia como características no meio artístico. Um bom fotógrafo é ciente disso e que a boa fotografia é evidente para qualquer um que o vê.

Então: a boa fotografia é, em primeiro lugar, uma fotografia que não deve tentar imitar outros meios artísticos

Pode parecer bobagem Estamos falando de fotografia no nível mais filosófico, algo que talvez se torna abstrato demais para ser plenamente compreendido. O caso é ter consciência do que estamos fazendo com a nossa câmera e tenha certeza, isto irá nos ajudar a passar por boas fotos e obter assim todas estas seis características que o Freeman recomenda afim de se obter uma ÓTIMA FOTOGRAFIA.

Mas não sejam obsecados por isso ou com isso, lembre-se que a melhor fotografia de todas é aquela que nos da o prazer e em alguns momentos chega a tirar lágrimas de um passado não muito distante, em que áquele momento foi um momento mágico, algo maravilhoso e inesquecível que se imortalizou através do nosso ‘clique’ e sob o nosso olhar. A memória pode ser eterna, mas as lacunas dos espaços entre as partículas em um cenário devem ser imortalizadas…

Você já pensou como é uma a ‘boa fotografia’ para você? Você concorda com Michael Freeman? Você considera que uma boa imagem deve ter um pouco mais de recurso aqui descritos?

Tentei ! Não sei se cheguei ao meu objetivo, espero que este artigo seja útil para você ou quem sabe…para algum outro amante e apaixonado pela arte em fotografar !! Se tiver sugestões, críticas ou comentários, todos são bem vindos.

Nos encontramos em algum lugar bem pertinho do futuro, talvez hoje ainda ou amanhã, ali ou lá !

Pro Alto e Enter !

DSC_4504

Por do Sol na Costa Uruguaia | Foto Carlos Xandelly / março 2014

 

Fonte Literária/Estudos

A arte da Fotografia Digital – livro 1 – integrante da Biblioteca do Fotógrafo Freeman

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações